Design Export: 4ª edição do programa apoiou 60 empresas brasileiras

Relatório com apresentação de resultados do programa desenvolvido pela ApexBrasil e CBD está disponível para download gratuito

A quarta edição do Programa Design Export (DEX), programa de apoio para o desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação, foi oficialmente encerrada no dia 6 de novembro de 2023, na sede da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –, em Brasília. O programa é coordenado pela ApexBrasil em parceria com o Centro Brasil Design (CBD). 

O Centro Brasil Design desenvolveu um relatório que apresenta esses resultados para todo o público interessado. O download é gratuito e pode ser feito por este link. O projeto gráfico do relatório foi desenvolvido pela premiada agência Nektar Design. 

Desde 2012, o programa seleciona empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação, passando por todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos.

Design Export já apoiou mais de 400 empresas

Os resultados da quarta edição do programa, que teve início em 2021, foram apresentados em Brasília em palestra mediada por Ana Brum, diretora técnica do CBD, para o público interno da Apex, seguido por uma mesa redonda com participação de empresários. “Acreditamos no design como ferramenta para impulsionar os negócios. Quando focadas nas exportações, as empresas precisam adaptar produtos, embalagens e serviços para serem mais assertivas para os destinos internacionais”, explica Ana.

As diretoras Ana Repezza, da ApexBrasil, e Ana Brum, do Centro Brasil Design.

Desde a primeira edição, o Design Export já apoiou o desenvolvimento de 429 projetos inovadores. A quarta edição (2021/2023) atendeu 60 empresas de 22 setores produtivos. Elas estão localizadas em 38 cidades diferentes, de nove estados, em quatro regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). Treze empresas apoiadas nesta edição já haviam participado do DEX anteriormente.

Todas as empresas participantes desta edição declaram que haverá investimento para o desenvolvimento do projeto desenvolvido no Design Export nos próximos dois anos. 73% das empresas relataram o interesse em investir até R$ 200 mil no projeto; e 27% indicaram investimentos de R$ 200 mil a R$ 500 mil. A maior parte das empresas (91%) acredita que haverá previsão de aumento de vendas em função do novo projeto: 37% das empresas apontam uma previsão de aumento de vendas de aproximadamente 10%, enquanto 17% afirmam uma previsão de aumento acima de 100% dos projetos para exportação.

O Mercosul foi o mercado mais visado pelas empresas participantes do DEX, pelas facilidades permitidas pela aproximação: 38% indicam a intenção de exportar para a América do Sul; também há grande interesse para a América do Norte, com 29%, em especial para os Estados Unidos. Na sequência, há interesse de exportação para a Europa (21%), Ásia (8%), África (4%) e Oceania (4%). 

Metodologia Design Export

O CBD coordenou a execução das três últimas edições do Programa Design Export. Na atual quarta edição do programa l, desenvolveu uma metodologia exclusiva para as empresas participantes, a Metodologia Design Export. A partir da gestão do design, o objetivo da parceria é que os empresários brasileiros consigam inserir a inovação em suas organizações, de forma didática e sistêmica, tornando o design uma ferramenta estratégica no desenvolvimento de novos produtos e serviços com vistas à exportação. 

Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, o programa já ajudou na inserção de diversas empresas no mercado internacional. “A ApexBrasil, em seus 25 anos de atuação, sempre teve o design em seu DNA. No Brasil, nós temos designers renomados, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, então temos tudo para fazer deste o nosso diferencial”.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CDB

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 24 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade socioambiental.

Mais de Centro Brasil Design
Ego
Marcelo Ligieri desenhou para a Doimo Brasil a poltrona Ego e garantiu...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *