Sevan Lamp

A Sevan Lamp é uma das luminárias vencedoras do iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina produto. Trata-se de uma peça cuja funcionalidade é baseada em um instintivo sistema de encaixes que explora a criatividade do usuário e suas variadas necessidades .

A dupla Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian eliminou o sistema de ferragens e ao mesmo tempo aumentou a interface do usuário com a peça e sua forma de uso, criando diferentes formas de utilização e projeção de luz: suavizando-se ou atenuando-se a luz, focando-a para cima ou para baixo, esquerda ou direita , tornando-a direta ou indireta e até mesmo acendendo a sua base através da retroiluminação do mármore. A lâmpada atende a diferentes usos e cenários de iluminação: ela pode ser usada como uma luminária de mesa de trabalho, como uma luminária para a sala de estar ou uma luminária de leitura.

De acordo com Sarkis Semerdjian, o processo de criação da dupla acontece de forma informal. “Nesse caso especificamente, a ideia surgiu em um domingo à noite na casa do Sarkis, enquanto ele desenhava despretensiosamente em um caderno de desenhos que ele carrega com ele para todo lugar. Com esse hábito, o processo de criação por muitas vezes acontece em salas de espera, trânsito, etc”, comenta.

Dessa mesma forma surgiu a Luminária Ani, vencedora do iF Gold em 2015. “Uma vez que identificamos uma boa ideia a partir de uma intenção, o desenvolvimento da peça se inicia. Dessa forma não existe uma inspiração clara. O que podemos dizer é que buscamos criar peças completamente diferentes do que vemos no mercado e para isso fazemos buscas incansáveis a fim de evitarmos alguma coincidência desagradável”, ressalta o arquiteto.

O processo do produto, desde a concepção da ideia até o produto final, durou cerca de um ano. Os desafios começaram quando a peça começou a deixar de ser uma idéia e se tornar algo físico. “A intenção inicial era termos uma base de madeira. Em seguida, notamos que se trocassemos o material, teríamos mais uma posição de iluminação e a peça se tornaria ainda mais rica. Escolhemos o mármore como material que apresentou diversos problemas tanto no tipo do mármore disponível em blocos aqui no Brasil, como no atrito do metal com a pedra. Depois de alguns testes, optamos por uma base em acrilico que, além de leve, se mostrou muito mais fácil de se trabalhar e de se dar acabamento” , conta Semerdjian.

O produto está sendo aperfeiçoado para se adaptar ao processo industrial de produção, porém o primeiro lote de Luminárias Sevan já está ficando pronto e está 85% vendido em apenas 10 dias. Os representantes do escritório Pascali Semerdjian Arquitetos estão em busca de parceiros internacionais para produzir a peça. “Achamos que o iF atesta o que muitas vezes o boca a boca espalha. É importante termos um sucesso de público, mas é muito importante também o sucesso da crítica”, finaliza o arquiteto.

 

Tags do artigo
Mais de Centro Brasil Design
Tempo de Cuidar
Em 2021, fazia 1 ano desde o início da pandemia de covid-19,...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *