Design for a Better World Award

Soluções que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor

O Design for a Better World Award (DFBW Award) é uma premiação realizada pelo Centro Brasil Design que reconhece soluções inovadoras que proporcionam impacto positivo na sociedade. A iniciativa, que chega a sua terceira edição em 2023, foi criada para premiar projetos que utilizam o design para criar um mundo melhor. A proposta do DFBW Award é enaltecer soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, além de valorizar a cadeia do design e a economia circular. 

O Centro Brasil Design considera que design para um mundo melhor está representado por produtos, projetos, serviços e experiências que tenham o objetivo de melhorar nossa qualidade de vida e o ambiente em que vivemos. Por isso, desde 2021, o DFBW Award identifica, reúne e premia ideias transformadoras, amplificando a voz e a visibilidade dos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo. Tudo para promover e multiplicar as boas soluções, a fim de que alcancem mais lugares e impactem um maior número de pessoas. 

Pessoas, negócios, startups e organizações que contribuem com iniciativas para transformar o mundo podem inscrever seus projetos no DFBW Award. Para concorrer à premiação na edição de 2023, acesse o regulamento, que traz todas as informações sobre as condições de participação, cronograma, áreas de atuação, critérios de seleção e demais assuntos relevantes aos participantes. 

 

O Prêmio

Visibilidade, destaque e reconhecimento internacional.

Os projetos selecionados podem usar o selo DFBW Award e têm a chance de serem reconhecidos por um dos mais importantes prêmios do design mundial, o iF Design Award, sem o pagamento da taxa de inscrição. Além disso, como o Centro Brasil Design representa o iF Design no Brasil, as iniciativas vencedoras do DFBW são avaliadas diretamente pelo júri final do iF Design Award, sem passar pela fase de pré-seleção. Esse é um trampolim para o reconhecimento internacional do projeto.

Outros benefícios dos autores dos projetos laureados pelo DFBW é a participação no ebook bilíngue com informações sobre todas as iniciativas vencedoras; visibilidade com divulgação dos projetos pelo Centro Brasil Design; indicação para participar de palestras e eventos; conexão com uma rede de parceiros nacionais e internacionais e desconto em consultorias realizadas pelo CBD. Além disso, todos os participantes inscritos, vencedores ou não, recebem feedback do júri especializado.



Troféu Curupira

Os projetos vencedores são agraciados com o Troféu Curupira, a estatueta exclusiva do Design for a Better World Award. Criada em 2021 pela Furf Design,o troféu teve como maior inspiração uma entidade protetora das florestas, vinda do folclore indígena tupiniquim: o curupira.  Pés que apontam para o lado contrário servem como convite para olhar para o passado, sem deixar de caminhar para o futuro. Reconhecer sabedorias ancestrais para desenhar um mundo melhor.

A cada edição o troféu é customizado por um novo criativo, sendo mantida sua proposta original. Em 2022, a peça foi customizada por Gustavo Greco, da Greco Design, em parceria com o Ateliê de Cerâmica. A renomada designer Ana Couto é a responsável pelo conceito do troféu do DFBW Award 2023, produzido com materiais de baixo impacto ambiental: a estatueta da edição é esculpida a partir de blocos de madeira de descarte, adornada por um cocar de papel.



Saiba mais sobre o DFBW Award!

Consultoria CBD
LGPD
reCAPTCHA