O-NUT

Desenvolvida pela designer Patrícia Berwanger, mais conhecida como Tissa, a tarraxa cilíndrica “O-NUT”, vencedora do iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina Produto, é um acessório inovador, um novo conceito de como fixar brincos tipo espeto na orelha.

A sua forma tubular cilíndrica facilita a limpeza interna e externa, que pode ser feita pelo próprio usuário.  Se usada adequadamente “O-NUT” é bastante segura, pois seu sistema de pressão faz com que a tarraxa não caia com facilidade. O design simples e minimalista a diferencia das tarraxas tradicionais e rococós, além de ser confortável de usar. Enquanto este pequeno acessório passa despercebido, “O-NUT” oferece a melhor solução funcional e estética do mercado.

A ideia de criar o projeto saiu de uma aula de ourivesaria / design de joias em 2007, onde a designer desenvolveu uma coleção de joias com o conceito circular, geométrico e orgânico. “A partir daí não quis trabalhar com as tarraxas comuns e “rococós” existentes no mercado. Busquei uma forma condizente com o meu conceito de trabalho, um design que fosse simples e funcional”, conta Tissa.

Ela começou a desenvolver a tarraxa já com alguns protótipos em 2007. Durante os estudos e a experiência de trabalho na Alemanha, experimentou algumas melhorias no processo de produção da tarraxa, aprimorando a sua forma e acabamento.

A função principal de uma tarraxa é segurar o brinco na orelha e que ele não caia. O primeiro problema a ser resolvido foi como dar a pressão que a tarraxa precisava ter, para se segurar com firmeza no pino do brinco sem escorregar. O segundo problema foi como não perder a pressão ao longo do uso.

“O iF é o maior prêmio de design do mundo. Este selo de qualidade de design valoriza o produto e a marca”, finaliza Patrícia.

 

More from Centro Brasil Design
Centro Brasil Design participa do Smart City Expo Curitiba 2023
4ª edição da Smart City Expo Curitiba reuniu especialistas de cidades inteligentes...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *