Centro Brasil Design integra o corpo de jurados do Prêmio Salão Design 2025

O designer Ken Fonseca representa o Centro Brasil Design (CBD) na primeira etapa avaliativa do Prêmio Salão Design 2025. | Foto: Divulgação
Divididos em dois grupos, 10 especialistas utilizarão sua expertise para avaliar os projetos inscritos

Principal premiação do design de mobiliário da América Latina, o Prêmio Salão Design chega à sua 26ª edição provando sua relevância para o setor moveleiro – afinal, são mais de 35 anos revelando talentos e fomentando oportunidades de parcerias entre indústrias e designers. Com inscrições abertas até o dia 30 de julho de 2024, profissionais e estudantes de arquitetura, design de produto, design de interiores, marcenaria e áreas correlatas podem submeter seus projetos ao olhar minucioso do júri.

Um dos fatores que ajudam a manter a credibilidade da premiação é o corpo de jurados formado por especialistas que são referência no mercado. Divididos em dois grupos, 10 especialistas utilizarão sua expertise para escolher os vencedores da edição. Entre eles está o designer Ken Fonseca, doutor em Design, professor e pesquisador no curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que está representando o Centro Brasil Design (CBD) no júri. 

Além de Ken Fonseca, a primeira etapa avaliativa do Prêmio Salão Design 2025 contará com o know-how de Bianka Mugnatto (designer), Daniel Camera (arquiteto), Natasha Schlobach (designer) e Salete Dal Mas (técnica do Senai-RS). De 09 a 31 de agosto, eles analisarão remotamente os critérios técnico-funcionais dos projetos inscritos. Todos os aprovados serão considerados finalistas, avançando para a próxima fase e garantindo participação na mostra do Prêmio Salão Design 2025 durante a feira Movelsul Brasil (17 a 20 de fevereiro de 2025, em Bento Gonçalves – RS).

Entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2024, outros cinco especialistas avaliarão critérios estético-criativos presencialmente em Bento Gonçalves. O corpo de jurados da segunda etapa é formado por Amanda Ferber (arquiteta), Fernando Mendes (arquiteto e designer), Freddy Van Camp (designer), Regina Galvão (jornalista) e Winnie Bastian (arquiteta e jornalista). A divulgação dos contemplados será no dia 6 de janeiro de 2025.

Sobre Ken Fonseca

Doutor em Design, professor e pesquisador no curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ken possui experiência profissional e acadêmica em temas envolvendo estratégias de promoção do design e desenvolvimento de produtos com foco em inovação. Participou da equipe executora de programas como o 1º NDesign, Design Excellence Brazil, Design Export e Bienal Brasileira de Design 2010. Além disso, é membro Associado do Centro Brasil Design (CBD), do Comitê Gestor do Selo Curitiba Creative City of Design e da RedLatinoamericana de Políticas Públicas y Diseño.

CRONOGRAMA

Inscrições: 28/05/2024 a 30/07/2024
Primeira etapa de avaliação: 09 a 31 de agosto de 2024
Divulgação dos resultados da primeira etapa10/09/2024
Voto Popular17/09/2024 a 13/12/2024
Segunda etapa de avaliação: 16 e 17 de dezembro de 2024
Divulgação dos vencedores06/01/2025
Mostra dos premiados e selecionados: 17 a 20 de fevereiro de 2025, na feira Movelsul Brasil, que ocorrerá no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário. Nasceu em 1988 como iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), para promover inovação e competitividade ao setor. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidade de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Em 2025, O Prêmio Salão Design conta com patrocínio master de Duratex e patrocínio de Akeo, Renna e Berneck.

Mais de Centro Brasil Design
Revista abcDesign
Vencedora do iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina Comunicação, a Revista abcDesign...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *