365 dias para uma década

Para comemorar seus 10 anos, a Néktar Design desenvolveu uma contagem regressiva utilizando pétalas de flores. A cada dia, durante 1 ano, foi publicado um post no blog http://365diasparaumadecada.tumblr.com/ contendo o número dias faltantes para o aniversário junto com a flor da qual as pétalas foram retiradas e uma palavra.

Vencedor do iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina Comunicação, o projeto envolveu dedicação e paciência por parte da equipe, e criou um forte vínculo com fãs da Fanpage da Néktar e clientes que acompanharam as publicações. A comemoração do aniversário aconteceu em 26 de setembro de 2014, com a colorida exposição fotográfica das 365 postagens impressas juntas, onde as palavras formaram um texto sobre os 10 anos da empresa. “Diferente dos projetos para os clientes, que tem muitas regras e diretrizes mercadológicas importantes, ao longo dos anos essa atividade tem se mostrado um espaço para ver nosso processo criativo com outros olhos, estimulando a convivência, o aprendizado de novas técnicas e a vontade dos designers de se engajar em uma ideia sem fins estritamente mercadológicos”, diz a fundadora e diretora da Néktar Design, Paula Langie Araujo.

O projeto durou um ano. Desde setembro de 2013 até setembro de 2014, quando aconteceu o evento de comemoração dos 10 anos da empresa onde foi feita uma exposição fotográfica com as fotos obtidas ao longo do projeto. A questão principal do projeto era: como comemorar uma data tão significativa que são os 10 anos, de uma forma criativa e que transmita a essência da Néktar? “Esse problema central do projeto, foi muito bem resolvido com a ideia da contagem regressiva com as pétalas de flores que tem tudo a ver com o nome da empresa, Néktar Design. Mas depois de surgir essa ideia como solução, muitos problemas foram surgindo ao longo do processo. Como por exemplo, onde encontrar tantas flores diferentes para fotografar, como encaixar as postagens diárias no meio da pauta de projetos de clientes, como associar as imagens com palavras que contassem uma história”, conta Paula.

As flores foram encontradas nos parques, nas ruas de Porto Alegre, em floriculturas, em viagens pela região sul do Brasil. A montagem dos números, as fotos e o tratamento de imagem, procurávamos fazer semanalmente, portanto, ninguém ficava sem pauta, sempre que sobrava um tempo na pauta de algum designer da equipe, tinha essa demanda por fazer. “Quanto às palavras, acabamos escolhendo associar uma palavra com cada imagem, e com cada dia. Mas essas palavras quando lidas lado a lado, formam um texto, sem preposições ou artigos. Esse texto fala sobre a história da empresa, e foi criado ao longo do projeto”, afirma Paula.

O projeto teve como resultado um aprendizado individual e coletivo para a equipe. “Aprendemos sobre botânica, sobre desenho de tipos, fotografia, tratamento de imagens, redação, entre outras coisas. O trabalho desenvolveu atitudes de criatividade, persistência, olhar mais ao seu redor e a natureza que nos cerca. Além desses aprendizados, o projeto criou um elo com o público de seguidores nas redes sociais, que se tornaram fãs da marca ao acompanhar as postagens dos numerous”, diz. Como resultado da contagem, o evento de comemoração dos 10 anos da empresa foi notícia na imprensa local e se tornou muito mais interessante por se tornar uma exposição fotográfica, evento que envolve uma ação artística que se relaciona com os valores do DNA de marca da Néktar. Além disso, em 2014 o projeto foi premiado no 5 PRÊMIO BORNANCINI DE DESIGN, organizado pela Apdesing, e agora conquistou reconhecimento no IF Design Award 2016. O principal resultado do projeto foi divulgar a marca da Néktar para novos públicos, e aumentar a percepção de valor sobre o trabalho  de design que desenvolvemos ao longo dos 10 anos de atuação.

A Néktar já conquistou vários outros prêmios nacionais como o Prêmio Bornancini, Criarp, Abigraf, Colunistas, Bienal da ADG, e também participou da Bienal Iberoamericana de Design em 2014. “O reconhecimento em uma premiação internacional do porte do iF DESIGN AWARD, de um projeto da Néktar feito para a Néktar, certifica a nossa metodologia de trabalho focada na criatividade, a definição da arte como um dos valores do DNA da empresa, e a qualidade dos projetos aos quais temos nos dedicado ao longo dos nossos 11 anos de atuação. Contar com o selo do IF Design Award nos coloca no mapa do design mundial, tornando nosso trabalho acessível a empresas de todo mundo através do guia WORLD DESIGN GUIDE”, finaliza Paula.

Mais de Jaqueline Tiepolo
Móveis Albatroz na lista da Top Móbile
A empresa Móveis Albatroz, participante da segunda edição do Design Export, venceu...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *