Tempo de Cuidar

Em 2021, fazia 1 ano desde o início da pandemia de covid-19, um cenário inesperado que transformou o mundo profundamente, mexeu com as estruturas da sociedade e mudou a forma como as pessoas se relacionam com os diversos setores desta. Foi nesse contexto que a Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável localizada no bairro Jardim Teresópolis em Betim, MG, procurou o time de Design da Stellantis South America para colaborar com um motivo bastante especial: o aniversário de 15 anos da cooperativa.

Sempre tivemos contato com a Cooperárvore, não só pela origem e pela proximidade geográfica, mas também pela curiosidade e interesse mútuos nas produções e criações dos dois times. Aqui do Design Stellantis víamos os materiais tomarem outras formas nas mãos das artesãs: cintos de segurança viram lindas bolsas, tecidos de carro viram malas e mochilas.

#paratodosverem -Quatro mulheres da Cooperárvore trabalhando em máquinas de costura no galpão da Cooperativa

Criada em 2006, a Cooperárvore cria acessórios a partir dos materiais descartados durante o ciclo produtivo de automóveis no polo Stellantis em Betim. Desde o início até hoje, já foram 39 toneladas de materiais reutilizados, e mais de 250 mil produtos vendidos. Por meio desse trabalho, a Cooperárvore gera empregos e renda para moradores, especialmente mulheres, da comunidade na qual está localizada; E, tão importante quanto, gera empoderamento e eleva a autoestima das pessoas envolvidas no projeto.

Nossos encontros em 2021 tiveram que ser virtuais, por causa das restrições que a pandemia nos impunha. Mas logo descobrimos que isso não seria uma barreira, e usamos a tecnologia a nosso favor. Começamos os trabalhos conversando sobre os desejos das cooperadas, e sobre como elas gostariam de celebrar esse momento marcante na vida da Cooperárvore. Elas nos disseram que estava na hora de criar uma nova coleção de estampas para os produtos, e já tinham bem definido qual seria o tema principal: Tempo de Cuidar.

Essa frase, aparentemente simples, resumiu muito bem o momento que vivíamos e foi a linha que conduziu nossas conversas, pensamentos e criações. É tempo de cuidar de si, de cuidar dos outros, de ouvir e de oferecer palavras de conforto, carinho e cuidado. Falamos sobre os aprendizados que a pandemia tinha nos trazido até então. Sobre o que gostaríamos de mudar, sobre os cuidados que queríamos manter. Descobrimos que nesse tempo de isolamento tivemos necessidades bem semelhantes. Nos reconectamos com a natureza, com o que faz bem ao nosso corpo e nossa mente. Constatamos, mais uma vez, que a principal fonte criativa para os designers está na escuta atenta do outro.

E como resultado de todo esse processo, criamos estampas coloridas, vivas e alegres, para contrapor os tempos difíceis e trazer cor aos dias cinzentos.

#paratodosverem – Produtos da Cooperárvore com as estampas variadas da nova coleção. A foto mostra bolsas, sacolas de compras, almofadas de pescoço e luvas de cozinha.

Assim como em todo processo de design, aprendemos muito, identificamos falhas, corrigimos algumas e seguimos nesse ciclo de crescimento e ajuda mútua. Compartilhamos conhecimento, ideias, experiências e a crença em um futuro melhor para todos e, ao final deste processo, mais do que uma coleção de estampas, criamos um laço entre Stellantis e Cooperárvore, entre designers e artesãos, e entre pessoas.

#paratodosverem – Times do Stellantis Design e Cooperárvore juntos em volta de mesa com produtos da coleção.
#pratodosverem – Duas mulheres da Cooperárvore, em pé ao lado de uma mesa, selecionando cintos de seguranças de cores diversas para confecção dos produtos.

Breve descritivo da empresa:

Um dos maiores estúdios de design na América Latina, o Stellantis Design surgiu da fusão das marcas automotivas FCA e PSA. Hoje com aproximadamente 150 profissionais, é o estúdio responsável por experimentar novas ideias, formas e materiais para marcas como Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën.

Todos os produtos da Stellantis são desenvolvidos de forma colaborativa por equipes globais. Com uma equipe multidisciplinar, o Stellantis Design South America mantém uma intensa rotina de intercâmbio com os pólos de desenvolvimento da Stellantis na América do Norte, Europa e Ásia.

Fonte: Stellantis Design

Mais de Centro Brasil Design
Pardal – Original
A linha “Original” é uma das quatro linhas de picolés e sorvetes...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *