Últimos dias para inscrever projetos no Prêmio Salão Design

Prazo para profissionais e estudantes participarem da principal premiação brasileira do design de mobiliário encerra no dia 4 de abril

Faltam cinco dias para profissionais e estudantes de áreas ligadas ao design de mobiliário as inscrições dos seus projetos no Prêmio Salão Design 2023 – a principal e mais tradicional premiação brasileira do segmento. Promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988, o concurso vai contemplar os vencedores com até R$ 80 mil em dinheiro (premiação total) – além de troféu e visibilidade no mercado. Mas os interessados precisam se apressar, pois as inscrições encerram às 23h59 do dia 04 de abril.

Os projetos, tanto modalidade estudante quanto profissional, podem concorrer em cinco categoriasDesafio dos Espaços em Transformação (mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares dos centros urbanos); Desafio da Identidade Brasileira 2023 (móvel com uma proposta que represente o DNA do Brasil contemporâneo); Desafio da Tecnologia Embutida (mobiliário que utilize inovações tecnológicas produtivas, construtivas, comerciais e funcionais); Desafio das Experiências Positivas (móvel que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, realização, alegria, etc.) e Desafio do Uso de Painel (mobiliário que utilize em sua estrutura, total ou parcial, painéis de MDP/MDF com revestimento melamínico em qualquer acabamento, exceto branco – inclui premiação adicional para o participante que utilizar as matérias-primas das patrocinadoras Berneck e Interprint do Brasil, listadas no regulamento).

Feita a inscrição, basta aguardar pelo olhar criterioso dos dois grupos de jurados. Na primeira etapa, os especialistas Adriana Fontana (Associação Brasileira de Design de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai) avaliarão quesitos técnico-funcionais. Essa avaliação vai ocorrer remotamente entre os dias 12/04 e 05/05, com divulgação dos projetos finalistas no dia 16/05 pelos canais oficiais do Prêmio Salão Design.

 Já nos dias 17 e 18 de julho, os jurados Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo) estarão em Bento Gonçalves (RS) para a avaliação estético-criativa. O anúncio dos premiados será no dia 24/07, com posterior mostra durante a feira Movelsul Brasil (28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves).

Premiações especiais

Novidade neste ano, o Prêmio Voto Popular contará com a participação do público. A ele concorrem todos os finalistas, ou seja, projetos aprovados pelo júri da primeira etapa (técnico-funcional). Além dos premiados nos cinco desafios e no Voto Popular, permanecem os tradicionais troféus Professor Orientador (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e Madeiras Alternativas (parceria com o Serviço Florestal Brasileiro para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável). Esse último, além do troféu especial, inclui como premiação uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e visitar o Laboratório de Produtos Florestais do SFB.

Mais sobre o prêmio

Nesses 35 anos de história, o Prêmio Salão Design soma mais de 15 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação tem a honra de contar com patrocinadores e apoiadores que acreditam no design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro: Berneck e Interprint (patrocínio máster) e Akeo e Blum (patrocínio).

Apoio: Senai-RS; ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores); CBD (Centro Brasil Design); AEARV (Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos); LPF (Laboratório de Produtos Florestais);  SFB (Serviço Florestal Brasileiro); Instituição Belas Artes SP; FSG (Faculdade da Serra Gaúcha); UCS (Universidade de Caxias do Sul); Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Uniftec (Centro Universitário); Feira Na Rosenbaum; DW!SP 2023; Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

 

Mais de Centro Brasil Design
Centro Brasil Design apoia movimento Juntos Somos Mais Fortes
Apoiar a indústria e o design brasileiro é um dos principais objetivos...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *