Abrigos para refugiados têm o melhor design do ano

O abrigo para refugiados desenvolvido pela Fundação IKEA e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ganhou o prêmio de melhor design de 2016 e melhor design de arquitetura, atribuídos pelo museu do design Beazley, em Londres.

Num ano uma vez mais tragicamente marcado pela crise dos refugiados – com as Nações Unidos a estimar em 67 milhões as pessoas que se encontram refugiadas ou que requerem asilo -, estes abrigos já chegaram a milhares de pessoas. Desenvolvido em 2015 na Suíça, o Better Shelter (Melhor Abrigo, em tradução literal) tinha por objetivo provar que o design sustentável poderia fazer a diferença na ajuda humanitária e ser a casa de quem está fora de casa na sequência de conflitos ou desastres naturais.

O abrigo é muito parecido com uma casa, mas é amovível (que se pode movimentar ou deslocar), feita de material resistente, tem energia solar, ventilação, chão, portas e janelas, é resistente ao fogo e tem capacidade para cinco pessoas.

De acordo com o site oficial do produto bastam quatro pessoas e entre quatro e oito horas para montar o abrigo, com 17 metros quadrados. Pesa 169 quilos, mas vem em duas caixas, com todas as peças e ferramentas necessárias à instalação.

Entre os 70 projetos nomeados para os prémios de design do museu Beazley – os quais estão patentes no Museu do Design de Londres até 19 de fevereiro – o Better Shelter foi aquele que melhor correspondeu aos critérios para encontrar o vencedor: promover a mudança, captar o espírito do ano, melhorar as acessibilidades e ter um design inovador. O abrigo venceu na categoria de arquitetura e no prémio geral.

Entre os nomeados para estes prêmios encontravam-se um livro bebível, capaz de purificar a água e assim reduzir doenças, tênis feitos com plástico retirado dos oceanos, um capacete para bicicleta com iluminação própria ou um sistema para avaliar os edifícios ao nível da segurança.

Fonte: Diário de Notícias

 

Mais de Jaqueline Tiepolo
CBD participa da Anuga 2017
O Centro Brasil Design, representado pelas Diretoras Técnica e Executiva, Ana Brum...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *