Aplicativo social desenvolvido na UTFPR Curitiba recebe Oscar do Design Mundial

Conheça o NÓS, um aplicativo social que foi desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, e ganhou o maior prêmio de design do mundo, o iF Social Impact Prize.

O projeto de extensão do aplicativo NÓS (Nosso Olhar Solidário), ganhou o iF Social Impact Prize 2021, Oscar do design mundial, contemplado com apoio financeiro, junto a outros projetos globais de relevância social. O aplicativo conecta quem está precisando de ajuda com quem está disposto a ajudar, por georreferenciamento, oportunizando boas ações.

O app cadastra entidades e ações de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) para o recebimento de doações de pessoas físicas e instituições. A partir da conexão com quem quer realizar as doações, o app auxilia famílias, crianças e jovens, idosos, pessoas em tratamento de saúde e pessoas com deficiência. O olhar solidário, proposto pelo NÓS, fortalece os laços na sociedade distanciada pela pandemia.

Além do NÓS, o laboratório UTLab Design coordenado por Eunice Liu, docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), possui outros projetos no iF World Design Guide (Fazenda Urbana e Campanha contra Crise Hídrica).

Projeto

Desenvolvido durante a pandemia, no campus Curitiba, a extensão foi elaborada com a coordenação das docentes Simone Crocetti, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), e Eunice Liu. O projeto conta com a participação de estudantes da UTFPR, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com mais de 46 voluntários que já se envolveram com a ação.

O aplicativo contém um banco de dados humanizado, que faz a verificação de necessidades reais das instituições e advogados voluntários aplicam o protocolo KYP (Know Your Partner), para assegurar a confiabilidade das instituições.

“Diante dos desafios que o mundo vive, há inumeráveis oportunidades para ação por meio design, esperamos que o Nós possa impactar o nosso entorno e realmente ajudar pessoas, nossos semelhantes”, afirma Eunice Liu.

O projeto com 15 meses de vida tem impacto previsto em 180 mil pessoas e pode ser baixado em versão Android ou iOS, com registro de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É possível obter mais informações sobre o projeto através do Instagram oficial do NÓS.

 

 

Opinião do Júri

“Solidarity is something necessary nowadays, so congratulations for a social initiative with global impact! The NÓS Donation app shows how to connect those who want to help with those who need help. Since helping others is a noble attitude, we look confidently to the future with many registrations coming in for this moral concept framed in an app. The initiative is digital but the harvest is real.”
“Solidariedade é algo essencial nos dias de hoje, então parabéns a esta iniciativa social de impacto Global! O aplicativo para doações NÓS mostra como conectar aqueles que precisam de ajuda aos que podem ajudar. Como ajudar pessoas é uma atitude nobre, nós acreditamos que haverão muitos novos cadastros neste aplicativo que resolve este grande problema social. A iniciativa é digital, mas o resultado é real.”
Mais de Leticia Castro
Abertas as inscrições para o Design For a Better World Award
Centro Brasil Design lança a 1ª edição do Design for a Better...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *