Design Export: Distillerie Stock do Brasil lança novas embalagens com foco nas exportações

Estúdio ENTRE Gestão & Design desenvolveu embalagens dos licores Galys para a Distillerie Stock do Brasil; empresas foram conectadas no programa de exportação Design Export, idealizado pela ApexBrasil em parceria com o Centro Brasil Design

Líderes no mercado de licores nacional, os licores da Distillerie Stock do Brasil são reconhecidos pela qualidade e por sabores únicos. Buscando ressaltar os diferenciais das bebidas por meio do design, os licores Galys ganharam novos rótulos com foco no mercado internacional. Atualmente, a Distillerie Stock do Brasil exporta licores para os Estados Unidos, Portugal, China e Canadá — o último deve receber o primeiro embarque das bebidas com as novas embalagens já em maio de 2024. A expectativa da empresa é aumentar pelo menos 10% do faturamento no mercado internacional a partir do rebranding.   

A nova identidade foi desenvolvida pelo estúdio ENTRE Gestão & Design, especialista em design de embalagens, que foi conectada à Distillerie Stock do Brasil por meio do Design Export, programa de inserção de competitividade internacional por meio do design idealizado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – em parceria com o Centro Brasil Design (CBD).

“Tivemos a oportunidade de conhecer excelentes empresas de design graças ao projeto”, afirma Rose Mary Estacio, consultora internacional que representou a Distillerie Stock do Brasil no programa. 

O primeiro desafio da ENTRE foi adequar os rótulos para o mercado internacional, tanto em aspectos legais como no design.

“Nosso objetivo foi expressar visualmente o diferencial dos licores Galys, através dos conceitos de sabor e doçura equilibrada. O projeto gráfico dos rótulos agregou valor ao produto, indo ao encontro da tendência de premiunização, através do design e acabamentos de impressão”, explica Lucas Baldissera, diretor da ENTRE Gestão & Design.

Nos novos rótulos, o brasão com a letra G de Galys é emoldurado por uma composição leve e fluida, que faz referência ao ingrediente de cada sabor do licor.

As novas embalagens foram desenvolvidas de maneira alinhada ao perfil e às expectativas do consumidor do ambiente ‘horeca’ (Hotelaria, Restaurantes, Cafetaria e Catering). “Buscamos entender a dinâmica do mercado de bebidas e licores e comparar estratégias de design dos concorrentes diretos. A pesquisa de tendências focada na categoria também foi crucial para o desenvolvimento de uma embalagem com design adequado e duradouro”, revela Baldissera. O desenvolvimento do projeto junto ao programa Design Export teve duração de seis meses.

Design Export

A conexão da Distillerie Stock do Brasil e ENTRE por meio do Design Export ocorreu a partir da apresentação de portfólio, fase em que a empresa tem uma primeira impressão sobre o trabalho do escritório de design. Na sequência, o escritório apresenta detalhes e diferenciais do método de trabalho para a empresa. A conexão pode ser duradoura, indo além do período de duração do programa da ApexBrasil.

“A experiência de design de embalagens para Galys foi positiva e estamos atuando com a empresa em novos projetos, após o término desta edição do Design Export”, conta o diretor da ENTRE. 

O Design Export cria a possibilidade de conexão entre a indústria brasileira exportadora com os melhores designers do país. “É um ponto central importante para valorizar, tanto o design nacional como o produto brasileiro. Este segundo, com o novo design de embalagem, ganha em competitividade e valor agregado nos países alvo. Por fim, é um ciclo que continua e só traz resultados positivos para todos os envolvidos”, conclui Baldissera.

A Distillerie Stock do Brasil integra ainda o programa Elas Exportam, da ApexBrasil, que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. Valéria Cristina Natal é diretora executiva da Distillerie Stock do Brasil e foi a responsável pela construção da área internacional da companhia. Com ajuda da ApexBrasil e do e-commerce, atualmente leva os produtos da marca para 10 países diferentes. As bebidas da Distillerie Stock do Brasil estão no Brasil desde 1935 e estão disponíveis em mais de um milhão de estabelecimentos em todo o país, incluindo bares, restaurantes e supermercados.

O Centro Brasil Design desenvolveu um relatório que apresenta os resultados da quarta edição do Design Export para todo o público interessado. O download é gratuito e pode ser feito por este link

Sobre o Design Export

O Design Export (DEX) é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.

O programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CBD

O Centro Brasil Design – CBD é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 25 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade socioambiental.

Mais de Centro Brasil Design
Design Export: 4ª edição do programa apoiou 60 empresas brasileiras
Relatório com apresentação de resultados do programa desenvolvido pela ApexBrasil e CBD...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *