Prêmio Latampack destaca o grande nível de design de embalagem na América Latina

O júri internacional avaliou os projetos de embalagem inscritos na premiação e concedeu oito prêmios LATAMPACK GOLD, com um destaque para os países Brasil, México, Chile, Colômbia, Espanha, Argentina e Equador.

Dentre os premiados um destaque para dois projetos de cafés brasileiros.  Na categoria PREMIO LATAMPACK de melhor embalagem de estudantes “Diseño Joven” o projeto Lampe: matinais inclusivos, desenvolvido pela Lampe e na categoria PREMIO LATAMPACK de melhor embalagem para alimentos o projeto  Café Fazenda Venturim, desenvolvido pela Balaio Design + Estratégia.

Café Fazenda Venturim

Com o intuito de dialogar com o público latino-americano, com destaque para os jovens argentinos, foram desenvolvidas ilustrações para as embalagens de exportação do Café Robusta do Brasil – da Fazenda Venturim – destacando de forma lúdica, colorida e contemporânea o terroir e as experiências imersivas que caracterizam a terceira onda do café.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do programa Design Export, uma iniciativa da Apex-Brasil com coordenação e execução do Centro Brasil Design que visava apoiar financeira e tecnicamente o desenvolvimento de produtos e embalagens para o mercado internacional.

“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia da seleção do projeto de embalagem do Café Fazenda Venturim para o prêmio LATAMPACK 2021. A parceria com o Centro Brasil Design, que possibilitou o desenvolvimento desse projeto por intermédio do programa Design Export, já havia se configurado de grande importância para a história do Balaio Design + Estratégia. Agora, ela foi potencializada com essa importante conquista que enche de orgulho o design brasileiro.” Chico Ribeiro, sócio diretor do Balaio Design + Estratégia

Lampe

Lampe é um projeto matinal de inclusão por meio da embalagem de produtos com códigos de reconhecimento sensorial. Sem se limitar ao Braille, o projeto explora acabamentos gráficos como chanfros, cores de alto contraste, relevos, vernizes em alto relevo, informações de áudio, entre outros, para entregar um café da manhã acessível a todos, independente do nível de visão.

“O projeto originalmente foi desenvolvido no quarto semestre da graduação em Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi. No ano passado, fizemos a inscrição no 3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin e fomos selecionados para participar da exposição e agora recebemos este reconhecimento internacional com o Latampack. A equipe Lampe está muito contente. Comentou Gabriel Amorim, da Lampe.

A seguir a listagem completa de projetos premiados: PREMIADOS LATAMPACK 2021

Dentre os projetos que foram destacados com LATAMPACK OURO temos:

  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase de Bebidas, diseño de botella y etiqueta para: IKI GIN, de Armaria, CHILE
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase de Alimentos para:MARY & GEORGE, de MullenLowe SSP3 S.A., COLOMBIA
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase de Farmacia y Parafarmacia para: ESTERIGEN PRO, de De Leon Pro, MÉXICO
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase de productos de Belleza y Perfumería para: KASHA, de Colectivo B, MÉXICO
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase de lujo “Premium Pack” para:EXTREM PURO EXTREMADURA, de Gallén+Ibáñez&Co, ESPAÑA
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase de un producto para el Hogar, herramientas, aparatos, electrodomésticos, etc. para: PACKAGING DE ALMOHADAS, de Grupo Oxigeno, CHILE
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase “ecofriendly” reducción de materiales, reciclable, producción sostenible, etc. para:GLOWCARE | Concepto de empaque ecológico, de Geko estudio, COLOMBIA
  • PREMIO LATAMPACK ORO al mejor envase obra de estudiante “Diseño Joven”para MIND, Marco Arroyo-Vázquez, ESPAÑA

O júri internacional conta com a participação do Centro Brasil Design por meio de sua Diretora Superintendente, Letícia Castro. Os demais jurados são:

  • Sr. Alejandro Rivera-Plata, Miembro ADG – Asociación de Diseñadores Gráficos de Colombia
  • Sra. Mariana Soto Urzúa, Gerente General, CENEM Centro de Envases y Embalajes de Chile
  • Sr. Manuel Hidalgo, Director AMEDIGRAF – Asociación Mexicana del Diseño Gráfico, A.C.
  • Sra. Susana Machicao, Directora, Diseñadores Gráficos Bolivia
  • Sra. Juliana Carolina, Editor in Chief, El Empaque+Conversión
  • Sra. Carmina Castellà, Directora AMEC, Asociación Empresas Industriales Internacionalizadas
  • Sr. Hernán Braberman, Miembro de Udgba  – Unión de Diseñadores Gráficos de Buenos Aires

 

Mais de Leticia Castro
Participe do DFBW Award 2022! o prêmio que consagra projetos para um mundo melhor.
Em sua segunda edição, o Design for a Better World Award –...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *