Centro Brasil Design no lançamento do Cazoolo

No último dia 02 de agosto, pudemos acompanhar o lançamento do  1º Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil idealizado pela Braskem. A iniciativa beneficiará empresas, designers, startups e universidades no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, e o melhor: sem custo para utilizar toda a infraestrutura disponibilizada.

O Cazoolo, está localizado na zona Oeste de São Paulo e será um hub de inovação que promoverá melhorias em toda a jornada de embalagens, desde a sua concepção até o pós-consumo.

“O Cazoolo é o primeiro hub de inovação gratuito com foco no desenvolvimento de embalagens circulares do Brasil. A Braskem quer reunir todos os elos da cadeia produtiva a fim de reduzir impactos ambientais, potencializar inovações com tecnologia e criar soluções sustentáveis a partir do plástico”, afirma Yuri Tomina, líder do Cazoolo.

Ana Brum, Diretora Técnica do Centro Brasil Design, que acompanhou o lançamento relata que “esta iniciativa vem de encontro às demandas dos criativos brasileiros e das indústrias que precisam de troca de experiências e um espaço com informações técnicas, agilidade e tecnologia para respaldar suas inovações com menor impacto para o meio ambiente”.

O espaço de 450m² foi planejado para estimular a interatividade e criatividade com salas modulares, prateleiras que simulam gôndolas de supermercado e mini auditório para apresentações de projetos. O Cazoolo conta com seis impressoras 3D de última geração, além de equipamentos de impressão, corte laser, solda e termoformagem para a produção de protótipos em um curto espaço de tempo, acelerando o desenvolvimento dos projetos das marcas interessadas em estabelecer parcerias.

“Mais do que oferecer a infraestrutura do espaço para o desenvolvimento, aportamos uma equipe interdisciplinar altamente capacitada em sustentabilidade, design, metodologias ágeis, matérias e processos de produção. Em um dos programas que executamos, tendo o briefing definido, levamos de três a 5 dias para fazer o sprint de design e ter um ou dois conceitos de embalagens já prototipados”, explica Yuri.

Segundo o executivo, todos os projetos desenvolvidos no local terão como base conceitos de Design for Environment(DfE) e Análise de Ciclo de Vida (ACV), para criação de embalagens inovadoras e sustentáveis.

COMO FUNCIONA?

Profissionais e empresas de diversos portes e setores da economia poderão colaborar em projetos no Cazoolo, apresentando desafios que visam o cumprimento de compromissos com a circularidade de suas embalagens. A partir disso, o próprio ecossistema buscará as soluções, em um processo que valoriza a cocriação pelo desenvolvimento sustentável. O hub também dará apoio a clientes da Braskem que estão desenvolvendo novas aplicações de embalagens e que tenham uma visão direcionada à economia circular.

CUSTO ZERO

Neste primeiro ano de operação, não será cobrado nenhum valor para parcerias e projetos a serem desenvolvidos no Cazoolo. A ideia é justamente entender as demandas, prototipar soluções, testar as dinâmicas, definir caminhos e aprimorar a interação entre as partes envolvidas, evoluindo com os parceiros do setor.

Cazoolo – Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular da Braskem

Endereço: STATE Innovation Center | Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina

 

Mais de Centro Brasil Design
Café Leão
Vencedor do iF DESIGN AWARD 2017 na disciplina comunicação, o projeto do...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *