QUANDO A EMBALAGEM VENDE

 

O melhor indicador de uma embalagem eficiente é quando ela vende o produto sem que tenha alguém ali apresentando suas características. As empresas que possuem bons produtos, precisam demonstrar que o produto é bom, e muitas vezes não terá alguém ao lado explicando as características do produto no ponto de venda, ou então não há budgets para demonstrações ou degustações. O papel da embalagem neste momento é fundamental para concretizar uma venda.

Precisamos entender e utilizar todos os meios possíveis para a conversão da venda, pois 80% das escolhas entre as marcas são feitas nos pontos de venda e para isso precisamos entender quais os fatores determinantes que a empresa precisa conhecer para verificar se a embalagem que está utilizando vai fazer com que o produto transmita os valores que tem a oferecer.

Gostaria de compartilhar neste texto, de forma simplificada, alguns itens para reflexão quando consumidores decidem comprar algo, e as empresas na iminência de ofertar o produto, não destacam ou até depreciam algumas informações em suas embalagens.

  • Segurança

Independentemente do segmento de atuação, a embalagem deve transmitir confiança ao consumidor e fazer com que ele não tenha dúvidas sobre a segurança do que está comprando. Percebemos isso com o uso de lacres, de
informações pertinentes e visíveis sobre validade, ou ainda quando vemos embalagens intactas e preservadas, sem amassados ou deteriorações.

  • Estética

Neste item, podemos entender o apelo estético como design, como utilização de cores adequadas com perfil do público-alvo, podemos considerar imagens que elevem o produto e mostre suas características mais promissoras, além de alguns atributos técnicos como legibilidade e boa impressão.

  • Qualidade

A qualidade do produto está intrínseca à qualidade da embalagem. Esta vai refletir o que está acondicionando e protegendo. Aqui o consumidor crítico vai perceber se o material está adequado, se está protegendo, se as informações estão suficientemente indicadas, e principalmente, se pode confiar nesta aquisição.

  • Informação

A embalagem é muitas vezes a única forma de comunicação com o cliente pois algumas empresas não possuem verbas de comunicação e marketing para campanhas. Então a embalagem é uma oportunidade única da empresa convencer o cliente que seu produto é bom, e as informações corretas são fundamentais. Deve-se adotar o equilíbrio, coerência e, principalmente a hierarquia de informações.

  • Destaque

Queremos ter uma primeira impressão positiva no ponto de venda, pois o primeiro contato do cliente com o produto está ficando cada vez mais disputado frente a tanta concorrência. Buscar este destaque é tarefa de um profissional de mercado que buscará a diferenciação que o produto precisa.

Espero que estes itens tornem-se um check list para a reflexão das embalagens que você oferece a seus consumidores ou para aquelas que ainda estão em desenvolvimento. Certamente, algumas constatações conduzirão à contratação de alguns profissionais especializados que auxiliarão no desenvolvimento de embalagens mais efetivas e eficazes.

Ana Brum

 

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