WEG Composé

A WEG, fabricante de equipamentos elétricos, venceu o iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina produto com a linha Composé, assinada pela Megabox Design.

A ideia do projeto foi definida pela oportunidade da WEG em “sair da parede”, já que possuem uma extensa linha de produtos de infraestrutura elétrica, mas não produtos de interface direta com consumidor, no caso os interruptores e tomadas.

O design simples, atemporal e democrático da linha Composé confere a um objeto funcional o poder de decorar ambientes contemporâneos. A combinação de 24 diferentes módulos com várias opções de cores, permite que ambientes sejam personalizados com liberdade, unindo vitalidade, vibração, contraste e funcionalidade a um produto de baixíssimo custo, devido a otimização de engenharia do produto. “As inspirações foram muitas, desde uma analise detalhada do próprio ambiente onde esses produtos seriam utilizados, até referências em outros nichos, como automotivo, eletro-eletrônicos, vestuário, objetos para casa, dentre outros”, diz Vinícius Alberto Iubel, designer da Megabox.

Além da conexão com tomadas padrão, a linha Composé oferece a possibilidade de conexões com antena de TV a cabo, rede lógica e USB. Esse é um produto democrático em design, custo e aplicações.

O desenvolvimento do projeto de design levou cerca de 3 meses. Após essa etapa, por determinações internas, o projeto de engenharia dos produtos levou cerca de 6 meses, somados a isso foram mais 8 meses de produção de ferramental de injeção no exterior e mais 2 meses para lançamento do produto no mercado nacional. “Foi um projeto bastante fluído, pois houve uma sinergia muito grande entre a metodologia estabelecida e a equipe dedicada ao projeto tanto na Megabox, como na WEG”, comenta Iubel.

O investimento em design foi em torno de R$ 30 mil, porém o investimento do projeto como um todo superou os milhões de reais. “Sem dúvida é o reconhecimento do projeto bem desenvolvido e de sucesso, o prêmio corrobora com os dados de sucesso de mercado do produto. E para o escritório também trata-se de um reconhecimento da eficácia da sua metodologia”, finaliza Vinícius.

 

Mais de Centro Brasil Design
Biowash
A Biowash, empresa fabricante de produtos de limpeza de alta performance desenvolvidos...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *