Das Catarinas

Das Catarinas é um grupo de artesãs catarinenses que desenvolve e produz produtos artesanais com resíduos têxteis. Atua desde 2011 e comercializa produtos em uma loja própria na cidade de Joinville.

No intuito de exportar seus produtos após um estudo do mercado internacional, a empresária Edna Mesadri participou do Design Export para criar uma linha gourmet de acessórios para cozinha com conceitos de sustentabilidade. “Queríamos um apelo estético sem abrir mão da funcionalidade. A premissa era usar a técnica do acordelado, além de ter o resíduo têxtil como matéria-prima”, ressalta Edna.

A conexão foi feita com a Furf Design Studio e do projeto nasceram sete produtos: dois jogos-americanos, um porta-copos, um porta-panelas, um tapete, uma mochila e um avental. Com sobras monocromáticas da indústria têxtil, as peças de algodão se transformam em objetos alegres e úteis. “Por meio das mãos das habilidosas artesãs, materializamos poesia com resíduos da indústria fast fashion que seriam descartados e os transformamos em belos objetos para colorir os momentos das pessoas”, diz o designer Rodrigo Brenner.

O acordelado – técnica de criar “rolinhos” característica da Das Catarinas – foi utilizado em todas as peças representando a figura simbólica e lúdica da nuvem. “Uma linha de produtos híbridos, desenhados para dar um toque de surrealismo na mesa. A modularidade das peças permite a criação de composições únicas, assim como são as refeições em boa companhia”, completa Brenner. A nova linha recebeu menção honrosa do prêmio D. Catarina, o mais importante do estado de Santa Catarina.

Brasileiros e residentes no Brasil já podem adquirir as peças da coleção Das Nuvens no site da empresa. A previsão para exportação é no início de 2018, com foco em países da Europa. “Estar inserida nesse projeto é muito importante para a nossa empresa porque acreditamos que o Programa Design Export é um dos caminhos mais significativos para promover empresas brasileiras no mercado internacional com produtos com design e inovação”, finaliza Edna.

Mais de Jaqueline Tiepolo
Semana D 2018 acontece de 5 a 10 de novembro em Curitiba
A edição de 2018 da Semana D – Festival de Design acontecerá...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *