Com quase 7 mil participantes, Smart City Expo Curitiba 2019 supera expectativa de público prevista pela organização

Quase 7 mil participantes, representantes de 319 cidades brasileiras e de 40 países. Estes são apenas alguns dos números de peso que marcaram o Smart City Expo Curitiba 2019, a segunda edição brasileira do maior evento mundial sobre cidades inteligentes, realizada nos dias 21 e 22 de março. Neste ano, 119 instituições apoiaram a realização do evento organizado pelo iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão. Foram 26 patrocinadores, 59 voluntários e 105 palestrantes.

Houve um aumento de 30% de expositores e parceiros em relação à primeira edição, realizada em 2018. O número de participantes também cresceu: foram 25% a mais do que no ano passado. Outro fato relevante desta edição foi a participação expressiva de prefeituras, representadas por prefeitos e comitivas enviadas de 85 cidades.

“Estamos muito satisfeitos com o número de espectadores, congressistas, pessoas que visitaram a feira. Isso mostra como o tema de cidades inteligentes tem chamado a atenção de especialistas e da população em geral. A preocupação maior de um evento como esse é a qualidade de vida das pessoas, por isso ele deve ser observado com atenção por empresários, academias, governos”, conta Beto Marcelino, diretor e cofundador do iCities. “Já estamos preparando a próxima edição, maior e com mais envolvimento social”, revela.

A repercussão foi grande na imprensa — foram mais de 1.000 publicações em centenas de veículos impressos e digitais —, incluindo a internacional. O evento foi destaque na imprensa da Espanha, em especial em Barcelona, sede anual do evento mundial organizado pela FIRA Barcelona, o Smart City Expo World Congress. La Vanguardia, Finanzas, El Periodico, Europa Press, El Diario Vasco, El Confidencial, ABC e The World News foram alguns dos veículos espanhóis que publicaram matérias sobre o tema.

Ação socioambiental

Durante o evento, foi coletada mais de meia-tonelada de alimentos doados pelos visitantes e foram arrecadados 40 agasalhos para doação. Pensando na sustentabilidade, 118 kg de restos de alimentos descartados foram destinados à compostagem e 620 litros de água foram consumidos em recipientes reutilizáveis, o que representa 1.240 garrafas de água a menos no meio-ambiente. Com o intuito de reduzir os efeitos dos gases estufa gerados no evento, o projeto Carbono Zero, parceiro do iCities, irá realizar o plantio de árvores em uma área de 20.000 m² no Bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

Confira o balanço do primeiro e do segundo dia de feira.

O Centro Brasil Design foi um dos apoiadores do evento.

Mais de Jaqueline Tiepolo

Adriana Degreas abre loja na Flórida

Adriana Degreas, estilista brasileira de beachwear de luxo na marca que leva...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *