Premiados iF DESIGN TALENT AWARD 2021

  • Em torno de 5.300 projetos de 49 países foram inscritos no prêmio para estudantes do iF, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
  • 86 ideias incríveis de 16 diferentes países receberam o iF DESIGN TALENT AWARD 2021 – destes, seis conceitos receberam prêmio em dinheiro, no total de 25 mil euros.
  • O iF Design App apresenta todos os premiados em uma plataforma digital de acesso mundial.

Acabar com a extrema pobreza; combater desigualdades e injustiças; parar com as mudanças climáticas – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são metas importantes para mudar o mundo que vem sendo trabalhadas por governos, organizações internacionais e tomadores de decisão ao redor do mundo. O iF DESIGN TALENT AWARD baseou suas categorias nestes objetivos (1 ao 15). Estudantes de todo mundo receberam esta nova categorização de forma surpreendente e mais de 5.300 projetos de 49 países foram inscritos na premiação.

43 experts internacionais na área do design de 13 países, entre eles a diretora superintendente do CBD, Letícia Castro, avaliaram os projetos e escolheram os 86 melhores conceitos para receber o iF DESIGN TALENT AWARD 2021 – a premiação em dinheiro que totaliza 25 mil euros foi dividida entre os seis melhores projetos.

Os critérios de avaliação

Para um projeto ser premiado com o iF DESIGN TALENT AWARD 2021, é necessário responder as seguintes perguntas:

  • Seu conceito resolve um problema?
  • Reflete ou promove reflexões sobre padrões éticos e morais?
  • Incentiva relações em grupo?
  • Faz sentido do ponto de vista econômico?
  • Cria uma experiência de impacto positivo?

Conheça os jurados: https://ifworlddesignguide.com/awards/participate/if-design-talent-award-2021-01

Exposição dos premiados

iF WORLD DESIGN GUIDE
Os premiados serão expostos no – o iF WORLD DESIGN GUIDE – a maior plataforma digital do mundo com foco em design.

iF Design App
Os conceitos premiados no iF DESIGN TALENT AWARDS 2021_01 serão apresentados no iF Design App com uma vasta opção de filtros. A função shake revela percepções e conta histórias de conceitos de maneira única.

iF design exhibition
De Setembro a Dezembro de 2021 os premiados serão apresentados em forma de poster e em monitores digitais no iF design center Chengdu.

Brasileiro Premiado

Projeto: Não Fere | Furniture Concept
ODS: 13 Ação contra a mudança global do clima
Design: Felipe de Carvalho Ishiy e Gislaine Maria Lau
Universidade: Universidade Federal do Paraná

Contestar o estado atual das coisas, e causar reflexão sobre a exploração animal e seus impactos ambientais, é o objetivo da Não Fere, uma poltrona de metal, que utiliza um biofilme como alternativa ao revestimento de couro. Desenvolvido em colaboração com microrganismos, como bactérias e leveduras, e utilizando como substrato resíduos de café e cana de açúcar, o biofilme pode crescer em qualquer formato e tamanho, adquirir texturas, pigmentação e impermeabilização com produtos naturais. Seu conceito ativista, junto de sua silhueta e cores marcantes, tornam o produto um demonstrador para o uso de um material resistente e durável, mas ainda assim biodegradável, propondo uma nova experiência, com um móvel sem sofrimento de animais que sentem dor.

Comentário do Júri:  Inteligente e criativo. Uma grande contribuição.

6 projetos premiados com os 25 mil euros

Projeto: Jumpforlight | Education auxiliary
ODS: 01 Erradicação da pobreza
Design: Yantao Chen, Chen Zhang, Yubin Zhong
Universidade: Beijing Normal University ZhuHai, China

Na África, algumas regiões não têm acesso ao fornecimento estável de eletricidade, de modo que muitos alunos não podem estudar à noite. Jumpforlight é um produto que pode ser usado como brinquedo de pular corda e iluminar. Ele carrega e armazena energia elétrica da energia cinética da rotação da corda. A luz é ativada quando dois ímãs localizados na parte inferior do produto se atraem e se conectam. Este também é um produto educacional colaborativo que ensina os alunos a compartilhar com os outros e crescer juntos.

Comentário do Júri: “Uma aplicação inovadora no tema energia cinética. Um bom design que combina compromisso, viabilidade, usabilidade e comunidade.”

Projeto: Time To Eat | A vision for the school
ODS:  04 Educação de qualidade
Design: Johanna Bramersson, Kristin Brudeseth, Tina Mee Johnsen, Aase Lilly Salamonsen, Kamilla Bedin
Universidade: The Oslo School of Architecture and Design Technology Oslo, Norway

Time to Eat é uma visão holística de uma escola norueguesa de 2030. Ela difere das escolas de hoje porque a comida é uma parte importante da vida escolar cotidiana, refletida em um refeitório separado, disponibilidade de almoços quentes, uma estufa e uma conexão mais próxima com a comunidade local. A Time to Eat propõe uma reestruturação da escola e da educação que garanta uma experiência alimentar. Time to eat foi desenvolvido para os alunos do ensino fundamental, facilitando uma conscientização mais sustentável e inclusiva sobre a alimentação. Time to Eat consiste em três elementos principais: instalações físicas, uma plataforma digital e educação alimentar holística.

Comentário do Júri: “Este é um projeto muito bem conceituado e elaborado que reúne os aspectos sociais, econômicos e ambientais sustentáveis dos alimentos.”

Projeto: Umbrella Badge | Child sexual assault alarm positioning device
ODS: 03 Saúde e bem-estar
Design: Hu Die, Huang Baiqi, Chen Yuling, Wei Peng
University: Anhui University Hefei, China

Umbrella Badge

O Umbrella Badge é um dispositivo de alarme projetado para prevenir o abuso sexual infantil. Pesquisas mostram que muitos estupradores abusam verbalmente de crianças antes de cometerem crimes. Se uma criança está sendo assediada, o crachá pode detectar palavras delicadas e enviar um alerta para chamar a atenção dos transeuntes, bem como alertar a criança para um possível perigo. Quando o alarme é disparado, o crachá envia automaticamente a localização da criança para o contato designado no dispositivo.

Jury Statement: “Um projeto com ar de novidade – um dispositivo que detecta palavras com foco no abuso verbal. Especialmente hoje, com o avanço da IA, a tecnologia deste dispositivo será aprimorada ainda mais. Também é uma ótima ideia colocar o dispositivo em um crachá que seja fácil de usar por crianças. Achamos que é um dispositivo muito bom que pode ajudar a manter as crianças protegidas contra ataques e exploração.”

Projeto: Fireproof ecological vertical tower |Fire prevention facility
ODS: 13 Ação contra a mudança global do clima
Design: Han-Yu Lai
Universidade: National Taiwan University of Science and Technology Taipei City, Taiwan

Um incêndio florestal eleva tanto a temperatura que a extinção do mesmo se torna muito difícil. O projeto é uma instalação que foi projetada para ser construída na floresta. Usa tecnologia de tecelagem para fortalecer a estrutura e integra materiais de proteção contra incêndio para construir uma torre de alta proteção contra o fogo. A camada externa forma a estrutura principal de resistência ao fogo. A água da chuva coletada na estação chuvosa é usada para bloquear a radiação de calor e quando ocorrer um incêndio, os animais podem se esconder dentro da instalação. Também aumenta o tempo de resgate de seres humanos, caso necessário.

Depoimento do júri: “Parabéns! Bela apresentação mas tome cuidado para não ocultar o que realmente importa.”

Projeto: Mind without borders | App for children
ODS: 03 Saúde e Bem-estar
Design: Fang-Ping Hsu, Lai Chien-Chen
Universidade: Ming Chi University of Technology (MCUT) New Taipei City, Taiwan

Mind without borders é um aplicativo que cuida de crianças durante a propagação de doenças infecciosas, estabelecendo comunicação anônima entre crianças de vários países, por meio de rastreamento por estado de saúde, comunicação com familiares e amigos além de conexões com psicoterapeutas e voluntários para amenizar os problemas de saúde mental das crianças durante a pandemia. Mind without Borders permite que as crianças e seus cuidadores relatem informações sobre a questão emocional, o que permite que voluntários e psicoterapeutas entrem em contato, isso reduz a carga sobre os profissionais da saúde.

Depoimento do Júri: “A pesquisa do usuário foi executada de forma bastante complete. Isso levou a uma solução centrada no usuário com efeitos positivos. O conceito é facilmente escalável em termos de plataforma e tema.”

Projeto: Elves Camping Accessories | Camping lighting concept
ODS: 07 Energia acessível e limpa
Design: Qing Yan
Universidade: ArtCenter College of Design Pasadena, California, United States

É um desafio começar a praticar um estilo de vida sustentável com nossos hábitos atuais. Os acessórios de acampamento Elves elevam à experiência. Os acessórios Elves prestam atenção às pessoas que apreciam o simples prazer do ar livre enquanto os ajudam a desenvolver hábitos de sustentabilidade. As pessoas podem usar os elfos para assar marshmallows, preparar café, servir comida e iluminar o acampamento. O S’more Pit substitui a fogueira tradicional, eliminando a necessidade de queima de lenha e reduzindo a probabilidade de incêndios florestais, enquanto os outros três produtos são todos movidos a energia solar, fornecendo uma abordagem sofisticada para energia limpa.

Depoimento do Júri: “Expressaram muito bem elementos emocionais presentes em objetos de camping por meio do design.”

Mais de Leticia Castro
Conheça o Taiwan International Student Design Competition 2021 e prepare-se para participar!
Estudantes do Brasil poderão concorrer em 3 categorias no maior prêmio de...
Leia mais
Participe da conversa

2 Comentários

Deixe um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *