Orquídeas, negócios e design

Design para a Orquidaria Rosita. Design: Lúmen Design. Gestão: Centro Brasil Design

Em todos os segmentos econômicos podemos observar as interações de design e suas ferramentas agindo para impulsionar os negócios. Nos serviços, o design ganha cada vez mais destaque, pois as estratégias podem ser revistas, melhoradas e implementadas com menor custo e maior agilidade.

O setor de serviços tem se destacado na economia brasileira, estudos recentes sobre a produtividade destacam o setor como gerador de alta produtividade, composto por segmentos bastante heterogêneos que contribuem para o processo de inovação e difusão de conhecimento na economia.

O Centro Brasil Design atua fortemente na gestão de serviços e compartilha a recente parceria com a Orquidaria Rosita. O negócio, idealizado pela empresária Rosita Beltrão Rischbieter, possui grandes e prestigiados nomes do cenário nacional trabalhando em sinergia, onde cada ator trouxe a sua melhor expertise:

  • Jayme Bernardo, com o projeto arquitetônico e de interiores;

  • Luiz Carlos Orsini, projeto paisagístico;

  • Daniel Géo, especialista em flores e plantas;

  • Marcelo Almeida, com a Prestinaria – casa de pães gourmet da cidade;

  • Zilda Fraletti, curadora de obras de arte do espaço e responsável pela comunicação;

  • Lúmen Design, com o projeto de design e sinalização;

  • Centro Brasil Design, gestão do design e estratégia.

Jayme Bernardo compartilha a sua percepção de como o design está presente em todo o empreendimento, “temos a oportunidade de mostrar que basicamente tudo gira em torno do Design, desde as primeiras linhas do projeto estrutural até os detalhes mais finos do acabamento. Nosso olhar está sempre voltado para a harmonia na escolha de materiais, cores, formas e de como poderemos obter o ambiente mais belo e funcional, sempre tendo em mente o usuário final, pois no caso de espaços comerciais este é um fator determinante.”

Para Zilda Fraletti, curadora do espaço e responsável pela comunicação, o trabalho do Centro Brasil Design, de inserção do design nas embalagens, fez toda a diferença. “Orquídeas especiais como as cultivadas pela Rosita são ainda mais valorizadas pelos produtos desenvolvidos com design pela Lúmen Design.”

O envolvimento de toda esta equipe multidisciplinar no projeto resultou em um novo espaço cheio de charme que passa a fazer parte da cidade de Curitiba. O CBD teve a oportunidade de atuar por meio da gestão do design, aplicando ferramentas que facilitassem o trabalho das diferentes equipes em busca de um objetivo comum.  A inserção do design em novos empreendimentos é estratégica para o sucesso dos negócios.

A Orquidaria é um presente para a Cidade de Curitiba, um novo ponto turístico que colocará a paixão da empresária por orquídeas à disposição de um público merecedor de uma experiência inédita, apreciar e aprender sobre orquídeas e se envolver numa atmosfera única, cuidadosamente planejada.

Espaço Orquidaria Rosita, Curitiba-PR. Projeto Arquitetônico e de Interiores: Jayme Bernardo Arquitetura. Paisagismo: Luiz Carlos Orsini

 

 

 

 

Mais de Leticia Castro
Consultoria de design e inovação desponta como solução para alavancar empresas
Quando o assunto é sustentabilidade e longevidade, as gestões de pequenas, médias...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *