Jovens talentos brasileiros vencem iF Design Student Award 2023

Aplicativo que busca impulsionar a acessibilidade de pessoas com deficiência nas cidades rendeu o prêmio do concurso alemão que reconhece novos talentos do design e da arquitetura

Os designers brasileiros Kelven Carvalho e Noelle Atkienson Ornelas assinam um dos projetos vencedores do iF Design Student Award 2023, o concurso do iF Design que premia estudantes e graduados nas áreas de design e arquitetura. A dupla brasileira foi premiada pelo aplicativo Moobe: Cidades Acessíveis, desenvolvido por eles durante a graduação de Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com orientação da professora Jucelia Giacomini. O projeto premiado é um protótipo, ou seja, a primeira versão do produto, que ainda não está disponível ao público. Agora os jovens buscam parcerias para que o app possa ser viabilizado. 

O aplicativo foi desenvolvido para promover uma experiência completa de acessibilidade nas cidades, impulsionando o acesso ao turismo, esporte, lazer e a serviços para pessoas com deficiência. Por meio da ferramenta, os usuários podem encontrar informações sobre locais que oferecem infraestrutura acessível. Além disso, podem conferir rotas acessíveis até esses locais por meio de mapas interativos ou de um sistema guiado por voz artificial. 

Como forma de interação, os usuários do app podem compartilhar suas experiências sobre os mais diversos locais, desde pontos turísticos até locais de cultura e lazer que oferecem serviços inclusivos. O projeto vai de encontro a um dos principais critérios da premiação, que seleciona as melhores soluções mundiais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. 

“Foi uma honra representar nosso país e a América Latina no iF Design Student Award, uma das maiores premiações de design do mundo. Estamos muito felizes com o resultado e com o sentimento de que fizemos um bom trabalho. Isso significa muito para a gente e para o ensino de design no Brasil”, afirmam Kelven, de 25 anos, e Noelle, de 29. 

A dupla diz que a conquista também é um apelo a estabelecimentos, serviços e à gestão pública por mais inclusão. “Pensem em todas as pessoas e diminuam a exclusão nos espaços. Não é sobre estética, é sobre o direito de frequentar qualquer lugar em qualquer cidade do mundo”.

Mais de 7 mil inscritos

A cerimônia de premiação do iF Design Student Award 2023 foi realizada no dia 22 de junho no conceituado museu de arte e design Arter, em Istambul, na Turquia. Foram 76 soluções premiadas, selecionadas entre mais de 7 mil projetos inscritos, de 56 países. Nove soluções inovadoras também receberam prêmios em dinheiro, que somaram um total de 50 mil euros. 

“Todos os anos, ficamos fascinados pela força inspiradora de jovens talentos do design de todo o mundo, que se dedicam de forma corajosa e apaixonada para fazer com que o mundo se torne um pouco melhor com suas ideias. Agradecemos pela enorme dedicação de nosso júri de especialistas”, diz Uwe Cremering, CEO do iF Design. Confira todos os 76 projetos premiados no site do iF Design.

Mais de Centro Brasil Design
Beluga Café
A identidade visual do Beluga Café, localizado em São Paulo, é um...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *