Jaime Lerner, idealizador do Centro Brasil Design morre aos 83 anos.

Governador Jaime Lerner assina Convênio com a Prefeitura Municipal de Curitiba para implantação do Centro de Design Paraná

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná faleceu neste dia 27 de maio, deixando um incrível legado para a sociedade.

Um dos principais nomes da arquitetura e urbanismo mundiais Jaime Lerner se destacou ao revolucionar a paisagem urbana da Capital do Paraná, Curitiba, que até hoje é um ícone mundial e tema de estudo nos mais variados ambientes ligados ao urbanismo e as cidades.

Com conceitos simples, mas muito inovadores e criativos, Jaime Lerner sempre dizia que para ser criativo bastava ter pouco recurso e fez desta vertente uma de suas grandes diretrizes de trabalho propondo inúmeras soluções para Curitiba que à época ficou conhecida como capital ecológica.

Para ele o design é essencial e pode contribuir imensamente com a vida nas cidades. “Há três questões que precisam ser priorizadas na busca de uma melhor qualidade de vida: mobilidade, sustentabilidade e identidade, para as quais o design tem muito a contribuir”.

Grandes foram as contribuições para a cidade de Curitiba entre elas a criação da Rede Integrada de Transporte – RIT que valorizou o transporte de superfície e foi replicado em várias cidades em todo mundo. Com o conceito denominado por ele de metronizar o ônibus com embarque pré-pago em nível e canaletas exclusivas,  que gerou posteriormente a criação das estações tubo, premiadas no IF Design Award 1991.

Como governador e com seu olhar estratégico e inovador, idealizou em 1997 o primeiro Centro de Design brasileiro a atuar em prol das empresas, o então Centro de Design Paraná. Criado como projeto estratégico do governo do Estado para fortalecer a economia diante da competição global. O então governador já entendia e acreditava em todo o potencial de um centro de design “concebido como estrutura enxuta, mas ágil o Centro de Design não se propõe a produzir design, que é elemento indissociável de nosso cotidiano, e projeta a nossa iniciativa produtiva – do pequeno agricultor ao produtor de fundo de quintal, passando pelo empresário tradicional e pelos novos empreendedores – a um tempo de maior ganho e à potencialização de nosso esforço”.

A equipe do Centro de Design honrou o seu olhar visionário levando a instituição a se tornar o Centro Brasil Design, que hoje promove a importância da inovação pelo design no Brasil e no exterior e é imensamente grata àquele que sempre acreditou em nosso potencial.

Fonte: Relatório de Atividades Centro de Design Paraná, abril de 2000 e Bienal Brasileira de Design, 2010, Curitiba.

 

Mais de Leticia Castro
Nota pública
O Centro Brasil Design vem a público informar que desconhece a recente...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *