Design de Embalagem para a Pequena Empresa

No Summit de Comunicação ao qual participei fazendo uma palestras, alguém na plateia me dirigiu um pergunta cuja resposta vale este artigo.

“Por que os empresários das pequenas empresas não conseguem perceber o valor do bom design de embalagem para seus negócios?”

Que pergunta excelente para tentarmos responder e, talvez, ajudar as pequenas empresas a perceberem o quanto uma boa embalagem pode impactar positivamente seus negócios.

Eu expunha em minha palestra que as grandes marcas norte americanas começaram a perceber que a embalagem é uma poderosa ferramentas de marketing e veículo de comunicação. Expunha também que a ela é um meio de grande eficácia para levar o consumidor até o site do produto.

Todos sabem que na internet, empresas grandes e pequenas se misturam e que a confecção de um bom site não é exclusividade das grandes empresas pois tanto no universo on line como nas embalagens, as pequenas empresas podem ser grandes aos olhos de quem as vê.

Por causa disso e pelas outras razões que descrevi, a pequena empresa tem a oportunidade de se apresentar para a competição de mercado como uma concorrente de fato e não apenas como um participante envergonhado por estar mal vestido.

Demonstrei o porquê das pequenas empresas se beneficiarem mais do fato de ter uma boa embalagem, e que a embalagem é um recurso que ela tem dentro de casa e pelo qual ela já pagou, uma vez que a embalagem é um componente do custo de produção de um produto. Deixei claro que se trata de uma excelente ferramenta de marketing a custo praticamente zero pois seu custo já está embutido no custo final do produto.

São tantas as vantagens de se ter uma boa embalagem que é quase inacreditável o fato da maioria das empresas brasileiras que atuam no segmento de produtos de consumo não perceberem que elas podem mudar completamente o desempenho do seu negócio.

A pergunta que veio da plateia me levou a fazer com o público uma reflexão importante. Além de ser expressão e atributo do conteúdo, a embalagem é também o representante da empresa na relação que seus produtos estabelecem com as pessoas que os compram.

Por este simples motivo as empresas deveriam vestir seus produtos assim como as mães vestem seus filhos para ir a missa ou a festa de aniversário de alguém que a família considera.

O motivo porque tudo isso não acontece, e a razão pela qual a maioria dos produtos das pequenas empresas se apresenta para a competição no mercado vestindo embalagens que os fazem parecer “coitadinhos” só pode ser creditado à falta de uma cultura empresarial mais alfabetizada nos termos em que esta competição acontece.

Muitas pessoas, entre as quais eu me incluo, tem dedicado esforços para fazer com que esta cultura empresarial deficiente evolua para uma melhor compreensão do valor e da importância da embalagem no processo de escolha dos produtos, mas nossos esforços ainda são insuficientes para promover uma mudança significativa de mentalidade.

Portanto, volto a insistir no tema. A embalagem é o componente tangível desta entidade chamada produto. O consumidor percebe como um todo, não separando a embalagem de seu conteúdo, razão pela qual ela acaba participando e interferindo na percepção de valor que o consumidor forma sobre o produto.

Sabemos que a embalagem é um custo que se incorpora ao produto e que este custo não é pequeno. Por isso, afirmamos com toda convicção que ela não pode mais ser usada para “carregar o produto”, a embalagem precisa ajudar o negócio da empresa.

A pequena empresa precisa utilizar suas embalagens como a poderosa ferramenta de marketing que ela é, precisa comunicar os demais produtos da empresa, seu slogans e seus atributos que merecem destaque. Precisam comunicar aquilo que a empresa tem a dizer sobre ela mesma e seus produtos e precisa convidar o consumidor a visitar o seu site e a interagir com sua marca.

Tudo isso pode e deve ser feito sem aumentar os custos da embalagem. Ela precisa servir de suporte para todas estas ações e ser utilizada para ajudar a empresa a vender mais, divulgar mais seus valores, seus produtos e tudo o que eles têm de bom.

Numa palestra que fiz recentemente numa pequena empresa, o empresário que a presidia veio até mim ao término da apresentação e me disse: “ Eu não fazia ideia de como a embalagem era importante para o meu negócio”. A mudança cultural que fará com que os empresários das empresas menores percebam a importância e o valor da embalagem para seus negócios depende da difusão do conhecimento e a divulgação que fazemos destas informações.

Ester artigo tem o objetivo de lembrar aos empresários que não importa o tamanho da empresa, uma boa embalagem tem impacto no desempenho do negócio e pode mudar a vida de uma empresa como tantas vezes já foi comprovado.

**Fábio Mestriner é professor da pós-graduação na ESPM e na Escola de Engenharia MAUÁ. Autor dos livros Design de Embalagem Curso Básico e Gestão Estratégica de embalagem.

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