Seu Ninico

“Levar ao mundo o verdadeiro pão de queijo” já era a missão da empresa Seu Ninico quando ela foi criada, em 2009. Em 2014 teve o início do processo de internacionalização da empresa, e em 2017, com o programa Design Export, concluído.

Para marcar presença no exterior, as embalagens dos pães de queijo precisavam ser adaptadas com um novo desenho e traduzidas para os mercados-alvos. Foi com a Obah Design, escritório que criou um projeto de redesign, que a empresa organizou seu portfólio e se preparou para conquistar o exterior.

De acordo com o designer Antônio Eduardo Gomes Pereira, se comparada à embalagem usada anteriormente, a que foi criada é completamente inovadora. “Trouxemos elementos que remetem ao artesanal, como fundo de madeira, e reforçamos o ‘appettite appeal’ ao sugerir modos de consumo”, diz. Por se tratar de um produto ainda pouco conhecido no mercado externo, a Obah Design optou por dar clareza e expor o diferencial do Seu Ninico. “Usamos frases simples para explicar o que é um pão de queijo, do que é feito, com o apelo de ser um produto feito de ingredientes reais”, comenta Antônio. O escritório de design também teve que buscar informações acerca das legislações vigentes nos países de destino para validar as embalagens desenvolvidas.

Para o empresário Felipe Dolabela Corrêa, há muita dificuldade para pequenas empresas terem acesso a recursos humanos e financeiros para obter informações necessárias em relação à legislação, sobre padrão de consumo e para traduzir termos técnicos para enviar produtos para fora do Brasil. “O Programa Design Export veio para concluir todo o processo de desenvolvimento do produto da empresa para viabilização da internacionalização. O design agregou valor ao produto e o adequou às culturas dos países de destino, o tornando viável comercialmente”, diz.

O projeto contemplou o design de quatro embalagens e uma caixa de transporte, sendo que as embalagens foram traduzidas em três línguas: inglês, espanhol e francês. A marca já conquistou novos mercados em Minas Gerais e um pallet de 600 kg de pão de queijo já foi exportado para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Negociações com os Estados Unidos estão em andamento e demonstram que a internacionalização da empresa Seu Ninico seguirá intensa no próximo ano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *