Seu Ninico

“Levar ao mundo o verdadeiro pão de queijo” já era a missão da empresa Seu Ninico quando ela foi criada, em 2009. Em 2014 teve o início do processo de internacionalização da empresa, e em 2017, com o programa Design Export, concluído.

Para marcar presença no exterior, as embalagens dos pães de queijo precisavam ser adaptadas com um novo desenho e traduzidas para os mercados-alvos. Foi com a Obah Design, escritório que criou um projeto de redesign, que a empresa organizou seu portfólio e se preparou para conquistar o exterior.

De acordo com o designer Antônio Eduardo Gomes Pereira, se comparada à embalagem usada anteriormente, a que foi criada é completamente inovadora. “Trouxemos elementos que remetem ao artesanal, como fundo de madeira, e reforçamos o ‘appettite appeal’ ao sugerir modos de consumo”, diz. Por se tratar de um produto ainda pouco conhecido no mercado externo, a Obah Design optou por dar clareza e expor o diferencial do Seu Ninico. “Usamos frases simples para explicar o que é um pão de queijo, do que é feito, com o apelo de ser um produto feito de ingredientes reais”, comenta Antônio. O escritório de design também teve que buscar informações acerca das legislações vigentes nos países de destino para validar as embalagens desenvolvidas.

Para o empresário Felipe Dolabela Corrêa, há muita dificuldade para pequenas empresas terem acesso a recursos humanos e financeiros para obter informações necessárias em relação à legislação, sobre padrão de consumo e para traduzir termos técnicos para enviar produtos para fora do Brasil. “O Programa Design Export veio para concluir todo o processo de desenvolvimento do produto da empresa para viabilização da internacionalização. O design agregou valor ao produto e o adequou às culturas dos países de destino, o tornando viável comercialmente”, diz.

O projeto contemplou o design de quatro embalagens e uma caixa de transporte, sendo que as embalagens foram traduzidas em três línguas: inglês, espanhol e francês. A marca já conquistou novos mercados em Minas Gerais e um pallet de 600 kg de pão de queijo já foi exportado para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Negociações com os Estados Unidos estão em andamento e demonstram que a internacionalização da empresa Seu Ninico seguirá intensa no próximo ano.

 

 

Mais de Centro Brasil Design
Designers brasileiros participam do Tigullio Design District 2024
Terceira edição do evento acontece entre os dias 15 a 21 de...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *