Café da Condessa

Os grãos do Café da Condessa carregam uma história familiar que vem das montanhas do Sul de Minas Gerais. A empresária Maria Carolina Freire da Fonseca Roberto de Lima é a nona geração na tradição cafeeira e a primeira mulher na gestão das propriedades da família, sendo responsável pelo início das exportações da marca, em 2016.

O Café da Condessa teve a oportunidade, via programa Design Export, de ter suas embalagens redesenhadas com o objetivo de aumentar sua presença no mercado chileno. Foi com o escritório de design Casa Rex que as embalagens ganharam nova vestimenta contemporânea por meio de elegantes estampas.

Formada em arquitetura e com passagens na área de produção de moda, Maria Carolina tinha um desejo: vestir o produto assim como uma peça de roupa veste uma mulher. “Gostaria muito que as novas embalagens refletissem o empoderamento feminino, já que a Condessa representa todas as mulheres ativas, poderosas, independentes que gostam de sentir bonitas, perfumadas e amadas”, diz a empresária.

À Casa Rex coube um estudo de posicionamento para que as embalagens pudessem ser desconstruídas e encaixadas em uma nova proposta de identificação e valor. “Cada vez mais vemos marcas indo além dos códigos usuais de suas categorias para construir personalidades autênticas que dialogam com as pessoas de forma única”, diz o designer estratégico Cristiano Machado. O projeto compôs um redesenho da marca, a criação de novas embalagens do café e do licor.

O resultado é uma marca forte, coesa, elegante que se apresenta de forma alegre e moderna. As estampas desenvolvidas foram inspiradas nos frutos e folhas do café que aguçam o desejo sobre seu sabor e aroma.

O projeto do Design Export também abriu novas oportunidades de negócios para a empresa que estuda entrar no mercado de homeware com base nas estampas desenvolvidas para as embalagens. O novo figurino do Café da Condessa entrará no mercado em setembro de 2017 com boas perspectivas de crescimento. “Minha Condessa entrou como uma moça tímida, vestida com um pretinho básico discreto e saiu uma mulher colorida, ousada e poderosa. Pronta para dominar o planeta”, finaliza Maria Carolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *