Estudio Guto Requena vence o prêmio de Ouro do DIA Design Shining

O projeto Aura Pendant – do Estudio Guto Requena + D3 – é o único brasileiro vencedor do Prêmio de Ouro do DIA Design Shining – prêmio especial do DIA com foco em aplicação e inovação em impressão 3D.

Vencedor também do iF DESIGN AWARD 2017, na  disciplina Conceitos Profissionais, o projeto se refere a uma experiência de design, ciência e tecnologia que transforma emoções captadas em narrativas de amor em objetos do cotidiano.

O Love Project é um conjunto de programas que usa dados individuais, transforma-os em desenhos e produz objetos. “É uma iniciativa de sustentabilidade afetiva. São produtos únicos que carregam histórias pessoais e por isso têm um ciclo de vida mais longo”, diz o arquiteto Guto Requena, criador do sistema.

O interesse de Requena é a coleta de sentimentos. “No primeiro experimento, geramos vasos, fruteiras e luminárias por meio de relatos de convidados. Nos seguintes, em nossas performances públicas, abrimos para os visitantes participarem e foram geradas pequenas mandalas de plástico, que eram dadas a quem dava o depoimento”, conta. “As pessoas começaram a usar as mandalas como pingentes, e daí veio a ideia de produzir uma joia”, conta.

Então nasce o aplicativo Aura Pendent, que faz parte do Love Projetc. A sugestão é que pessoa vá a algum ambiente calmo, coloque o indicador sobre a lente da câmera do seu celular, os fones de ouvido para ouvir as instruções e conte uma história de amor vivida por ela. As emoções capturadas pelos batimentos cardíacos e o tom de voz é quem fazem o desenho da mandala impresso em 3D e, após alguns dias, a pessoa recebe a mandala que construiu em casa.

O Aura Pendant concorreu com 345 entradas de 16 países para o DIA Design Shining Award, provando a força do design brasileiro no mundo. No total, foram 7721 projetos participantes.

O DIA – Design Intelligence Award-  é o primeiro e único prêmio acadêmico de Design Industrial na China, com premiações em dinheiro e que reconhece o bom design de todo o mundo.

 

Love Project, experiência 1: https://www.youtube.com/watch?v=CxgHuZrBegw

Love Project, experiência 2: https://www.youtube.com/watch?v=42aSJOGaNXY

Love Project, experiência 2: https://www.youtube.com/watch?v=OsF6uuqVeT0

 

Mais de Jaqueline Tiepolo
CBD apoia feira paralela empreendedor
Dos dias 19 a 21 de fevereiro, a 35° edição da Paralela...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *