Consultoria de design e inovação desponta como solução para alavancar empresas

Quando o assunto é sustentabilidade e longevidade, as gestões de pequenas, médias e grandes empresas têm um ponto em comum: a importância da inovação para gerar vantagens competitivas a curto e longo prazo. Na corrida para encontrar soluções colaborativas, eficientes e criativas para a questão, a consultoria voltada ao design tem surgido como uma das principais alternativas para superar os desafios e agregar valores de produto exclusivos em relação a outros negócios do mesmo nicho.

O serviço oferece um norte para que empreendedores se conectem com os melhores designers do mercado e desenvolvam estratégias arrojadas para potencializar a lucratividade e o crescimento saudável de empresas.

Os resultados da tática são concretos e podem ser expressos pelos bons números. Em 2015, um estudo do programa Paraná Inovador pelo Design, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em conjunto com o Centro Brasil Design (CBD) — referência nesse tipo de consultoria no estado — apurou que cada 1% do orçamento dedicado à área gera cerca de 3% de crescimento nas vendas de produtos e serviços.

A diretora do CBD, Ana Brum, explica que o caminho para a resposta positiva é pavimentado pelo caráter colaborativo desse tipo de proposta, já que o design de inovação aposta na análise conjunta para construir soluções modernas e, muitas vezes, revolucionárias. “A conexão entre empresa e designer é um dos fatores de sucesso dos projetos. A correta aproximação dos atores, a identificação de competências necessárias e ferramentas de gestão são essenciais para o sucesso de um projeto”, afirma.”

Café da Condessa, embalagem desenvolvida pela Casa Rex, com gestão do CBD.

Como a inovação pelo design transforma negócios

O diferencial desse tipo de consultoria pautada na análise colaborativa e interseccional é a promoção da chamada Inovação Orientada pelo Design (IOP). Essa abordagem permite um reposicionamento dos produtos e serviços de uma marca perante o público sem que sejam necessários grandes investimentos. Negócios com esse tipo de planejamento experimentam o alcance de metas de curto e longo prazo.

Foi o que aconteceu com a Café da Condessa, empresa mineira que passou a se destacar no mercado internacional a partir de 2016, quando iniciou uma parceria frutífera com o Centro Brasil Design que reformulou vários aspectos da apresentação de mercadorias. “A consultoria do CBD foi importante para a minha Condessa, que entrou como uma moça tímida, usando pretinho básico, e saiu como uma mulher colorida, ousada e poderosa. Com as novas embalagens para os cafés que criamos, estamos prontos para dominar o planeta”, conta a dona e fundadora da companhia, Maria Carolina F. R. de Lima.

Centro Brasil Design é expoente em consultorias do gênero no país

O sucesso das consultorias oferecidas pelo CBD também é atribuído a um ingrediente que vai além da mera efetividade da inovação pelo design: a experiência.

A instituição surgiu de forma independente em 1999 e, de lá para cá, já trabalhou com mais de 5.700 empresas em todo o país. O trabalho tem aumentado as vendas e melhorado a percepção de consumo dos negócios atendidos no Brasil e no exterior. Entre 2015 e 2018, foi registrado um aumento de 61% no número de exportações de produtos e serviços consultoria.

Fonte: Gazeta do Povo.

Mais de Leticia Castro
Centro Brasil Design participa do júri que vai selecionar a marca de Fortaleza, Cidade Criativa do Design.
Diretora de projetos do Centro Brasil Design, Ana Brum, integra o júri...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *