Impressões de Rodolpho Guttierrez

A semana de design de Milão, Itália com o Isaloni teve inicio em 24 de Setembro de 1961 e desde então o mundo tem ido conferir as tendências de mobiliário. Porém falar de tendência é falar sobre algo temporário, algo que vem e que volta, geralmente. É extremamente importante saber o que está acontecendo no mundo, quais materiais estão sendo usados, acabamentos, cores, texturas e etc. Existem sempre os matérias que são usados desde o princípio do mobiliário, e isso que mais me chamou a atenção esse ano. Jeitos diferentes de usar os mesmo materiais, ser criativo usando madeira e couro por exemplo, ser criativo no design de uma cadeira, que possui assento e 4 pés, assim como todas as outras cadeiras que já foram criadas.

O design vem cada mais forte, e veio para ficar, antigamente quando as peças eram criadas no instinto, hoje isso não faz mais parte das empresas que almejam criar o seu espaço no mundo do design e do mobiliário. É preciso saber exatamente o que está sendo criado, o que está sendo fabricado para então saber exatamente como comercializa-lo. Design não é criar algo diferente, isso tem outro nome, design é criar algo pensando em ergonomia, pensando em matéria prima, pensando no nome do produto, na estratégia, em como comercializar, em como divulgar e etc.

Estamos em um era onde o Pós Luxo está em ascensão, produtos de extrema qualidade, que seguem na contra mão da obsolescência programada, com design atemporal, que são simples e especiais, com todos os detalhes pensados, onde tudo tem um por que. Criar algo simples e especial é algo extremamente complexo que exige muito conhecimento e talento, e assim criamos objetos de desejo.

Destaco o Design Brasileiro ganhando muita notabilidade e força, a Apex-Brasil e a Abimóvel através do projeto Brazilian Furniture vem trazendo empresas que estão se destacando no mercado nacional para as ganhar força no mercado internacional, tanto no Isaloni como no Fuorisaloni (fora do salão do móvel) eventos que acontecem na cidade inteira durante a semana. O evento do Be Brasil estava com muita brasilidade, muito conceito, peças fantásticas de design autoral e empresas fabricantes que não perdem nada em qualidade e acabamento para empresas europeias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *