Ana Brum é homenageada pelo UniBrasil Centro Universitário

A diretora técnica do CBD, Ana Brum, será homenageada pelo UniBrasil Centro Universitário em um tradicional evento em comemoração ao mês da mulher que acontecerá dia 21 de março,  no Auditório Cordeiro Clève.

Nesta data, serão contempladas trabalhadoras de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e importantes para o Paraná e o Brasil, a meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas laborais, de cultura, lazer e solidariedade. Cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à instituição dentro de sua área de conhecimento, pessoas de relevância em nossa comunidade, como forma de posicionar o UniBrasil quanto à questão de gênero e demonstrar atenção ao trabalho feminino em nossa sociedade.

E a indicada da área de Comunicação é a designer Ana Brum, mestre em Desenvolvimento e Organizações, diretora técnica do Centro Brasil Design, professora universitária e de pós-graduação, que atua fortemente com gestão do design, design para exportação, política pública e economia circular.

Ela iniciou sua atuação no Centro Brasil Design como coordenadora de projetos, e muito a encantou o trabalho de gestão do design para melhorar os resultados nos negócios, transformando-o em um atributo de competitividade para as empresas. “Foi muito importante conhecer ao longo dos anos as tratativas comerciais, econômicas e sociais nos negócios e com os empresários”.

Conectar partes interessadas por meio de projetos e programas que impactam positivamente os negócios, gerando oportunidades e conexões ao utilizar o design e a inovação é parte inerente de seu trabalho, em diversos setores da economia brasileira.

“Conciliar a vida pessoal com a profissional é para todos uma ginástica. Não é diferente para mim, mas tenho uma estrutura que me ajuda muito no dia a dia, principalmente com as viagens a trabalho e as atividades com filha, marido, casa, cachorro, etc…”

Prestando consultoria em gestão de projetos de design, conectando indústria e criativos baseadas em metodologias que levam em consideração fatores do mercado de design e dos negócios, Ana Brum facilita o acesso às soluções para as necessidades e os problemas de empresários, e diz: “As várias atividades extraprofissionais são super  importantes até para retroalimentar as nossas vivências e experiências. Tenho uma verdadeira adoração por dar aulas, ministrar palestras, participar como jurada em premiações, fazer trabalho voluntário também é uma fonte inesgotável de empatia que acredito serem fundamentais”.

“O trabalho do designer está cada vez mais sendo percebido e valorizado pelas empresas inovadoras. Acreditamos realmente que esta ferramenta é a melhor forma de posicionamento (marca), diferenciais competitivos (produtos), visibilidade (digital), entre outras aplicações nos diversos setores. O design é transversal! Todos nós de alguma forma, momento ou circunstância entramos em contato com o design no vestuário, nos produtos, no serviço, etc…”

Quanto aos jovens que ainda estão cursando uma faculdade ou em vias de iniciar suas atividades, Ana recomenda: “Minha humilde contribuição é que os jovens que estão iniciando suas carreiras tenham perseverança, pois são muitos os obstáculos para o reconhecimento da atuação aqui no Brasil. Ficamos encantados com as grandes marcas globais, os produtos premiados mundialmente e esquecemos que estas conquistas são fruto do trabalho de pesquisa, desenvolvimento, empatia, análise de observação, ergonomia, prototipagem, jornada do usuário e sustentabilidade dentre tantos outros atributos que o design pode tangibilizar”.

“Ana Brum sabe que a sociedade está em constante processo de mudança:  conceitos, novas teorias e realidades, e que no processo de reestruturação de todas as organizações humanas, nem sempre é a tecnologia o fator de diferenciação, e sim muitas vezes a forma como os produtos são pensados e desenvolvidos, e seu respectivo valor agregado. E que é aí que o Design, poderosa ferramenta estratégica, pode fazer a diferença. Uma honra para o UniBrasil a sua presença”, diz Wanda Camargo, assessora da presidência da instituição. 

More from Jaqueline Tiepolo

Case Abemel_Design Export I

O Brasil exportou mais de 16 mil toneladas de mel em 2013....
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *