WDO anuncia a shortlist do World Design Capital® 2020

A Organização Mundial de Design (WDO) ™ anunciou que Lille, na França, e Sydney, na Austrália, são as finalistas do World Design Capital® 2020. Ambas foram selecionadas pelo uso efetivo do design para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental de suas cidades .

O Comitê de Seleção do WDC 2020 é composto por especialistas internacionais na área do design, planejamento urbano e desenvolvimento econômico e social.

“Ambos demonstraram seu compromisso com o processo de design – o foco nos usuários finais e no ambiente em que vivem – como uma ferramenta crítica para resolver alguns dos nossos maiores desafios urbanos”, disse Mugendi M’Rithaa, presidente da WDO e membro do Comitê de Seleção do WDC.

A cidade Lille, situada no norte da França, pretende envolver seus 2,1 milhões de habitantes (incluindo empresas, autoridades locais, centros de pesquisa e treinamento, destinos culturais e espaços cívicos) em projetos colaborativos orientados por design.

A australiana Sydney, em colaboração com Parramatta e outros subúrbios circundantes, usará o programa WDC como uma plataforma aberta para engajar, colaborar e projetar um novo modelo de impacto social para um mundo cada vez mais urbanizado.

Antes da seleção final do WDC 2020, serão realizadas visitas às cidades para avaliar melhor o alcance e a capacidade de cada um dos programas propostos pelas cidades. A cidade designada será anunciada em 14 de outubro de 2017 em Torino, Itália, durante a 30ª Assembléia Geral da WDO.

World Design Capital® é uma designação bienal que celebra cidades que usam o design para melhorar a vida econômica, social e cultural. As designações anteriores incluem Torino (2008), Seul (2010), Helsínquia (2012), Cidade do Cabo (2014) e Taipei (2016). Cidade do México é WDC 2018.

Mais informações: http://wdo.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *