CBD apoia o Fórum ABRE de Economia Circular para a cadeia de embalagem e indústrias de bens de consumo

Um dos principais objetivos do evento é articular e acelerar a transição da indústria para inovações em produtos e embalagens circulares por meio de cases, diretrizes e harmonização das práticas, desafios e expectativas.

São Paulo, 16 de setembro de 2020 – O Fórum ABRE de Economia Circular acontece em um momento onde o mundo dos negócios e de capitais passa a ser avaliado pelo ESG – a conduta das empresas nas esferas ambiental, social e de governança. Estamos falando de futuro, de perenidade das empresas e sua competitividade, de construção de valor. Como estamos incorporando estes aspectos e fazendo parte desta transformação? 

Para que esse modelo econômico prospere mais rapidamente e de maneira efetiva é importante harmonizar os direcionamentos da cadeia produtiva de embalagens e bens de consumo rumo à economia circular, analisando e discutindo os movimentos já em curso, o engajamento de todos os elos da cadeia produtiva, pós consumo e sociedade, e o que vem pela frente.

Nesta jornada, o evento irá analisar o porquê deste movimento, que impacta cada vez mais os negócios, quando e de que forma ele se aplica e como ele é construído.

O evento trará novas perguntas e provocações, muitos insights e direcionadores e, principalmente, diferentes interlocutores nacionais e internacionais, entre eles Ambev, Grupo Boticário, Johnson & Johnson, Reckitt Benckiser, Coca-Cola, Nestlé, Algramo, Fundação Ellen MacArthur, Fundação Avina, WPO – Organização Mundial de Embalagem,  que a partir das abordagens que seguem abaixo vão apontar quais as perspectivas de futuro das cadeias de consumo e a ressignificação do impacto ambiental – positivo e negativo – em nossa sociedade:

  • A mudança está mesmo acontecendo? Como as Marcas estão movendo o seu portfólio de produtos e embalagens para maior circularidade?
  • Novos índices na pauta: quais são as métricas ambientais que guiam as Marcas no lançamento de novos produtos – e como elas tem sido aplicadas?
  • Reuso e/ou reciclagem? Um bate-papo exploratório sobre os direcionadores publicados pela Fundação Ellen MacArthur.
  • Sustentabilidade direcionada para a premissa de negócios, focada em competitividade, diferenciação, valor e valor compartilhado.  Como o Design pode ser uma ferramenta estratégica para construir o olhar holístico epontes para novos caminhos? 
  • Engajamento do consumidor, peça-chave para que tudo aconteça: como criamos um diálogo transparente, envolvente e engajador?
  • Cadeia pós-consumo: a circularidade vai além do ambiente da indústria, estamos falando de todo o ecossistema da cadeia pós consumo, revalorização e destinação adequada. Já avançamos muito, mas como continuar avançando?

O Fórum ABRE de Economia Circular será 100% online e acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, 01 e 02 de outubro.

Mais informações e inscrições: http://www.abre.org.br/forum-economia-circular/index.html.

Sobre a ABRE – A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967 e, calcada em três pilares – Protagonismo, Sustentabilidade e Transparência –tem como proposta de valor ser a referência e a conexão para prover o conhecimento e construir o ecossistema da embalagem para acelerar o desenvolvimento sustentável. A Entidade congrega toda a cadeia produtiva – fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, além de atuar em uma ampla gama de atividades por meio de seus Comitês de Trabalho: Sustentabilidade, Inovação, Alimentos e Bebidas, Cosméticos, Saúde e Farmacêuticos, Higiene e Limpeza, Pet Food e Pet Care, Varejo, Educação, Recursos Humanos e Administrativos, Assuntos Regulatórios, Embalagem para Micro e Pequenas Empresas e Save Food www.abre.org.br.

Informações de Imprensa
Isabella Cavinatto Salibe
Gerente de Comunicação e Marketing
ABRE – Associação Brasileira de Embalagem 
Contatos: (11) 98473-1441 / [email protected]

Mais de Leticia Castro
iF Design tem um novo CEO
Depois de 25 anos à frente do iF International Forum Design GmbH...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *