Braskem e Centro Brasil Design promovem reflexão sobre circularidade para embalagens

Empresas realizaram o evento “Design & Circularidade – O Futuro das Embalagens” para apresentar e discutir projetos para Economia Circular no segmento

No último dia 04 de dezembro, o CBD, em parceria com a Braskem, recebeu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba – PR, empresas, criativos e outros profissionais da região para uma reflexão sobre o papel das embalagens em um futuro mais sustentável. Por meio da Economia Circular, Design for Environment e Análise de Ciclo de Vida (ACV) os convidados tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas realizadas por grandes empresas e como elas conseguiram desenvolver soluções sustentáveis, competitivas e socialmente responsáveis.

Durante o evento, empresas como Electrolux, O Boticário, Mondelēz, WAP, DDID e ARBO DESIGN e a academia foram provocadas a pensar qual a melhor solução, levando em consideração as novas demandas sociais e econômicas e a análise de todo o ciclo de vida de uma embalagem. Os palestrantes do evento apresentaram diferentes perspectivas sobre o tema da sustentabilidade, o papel dos profissionais e das empresas e quais ações estão sendo tomadas em busca de embalagens mais circulares. Oportunidades e modelos de negócio foram discutidos a fim de incentivar a reflexão acerca das iniciativas e comportamentos de consumo, com o objetivo de engajar empresas em parcerias para a transformação de uma economia mais circular.

Segundo Fabio Sant’Ana, responsável por Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular na Braskem, “Consideramos que eventos como esses são muito importantes para compartilhar nossos conhecimentos e iniciativas em torno da Economia Circular. Além disso, reforçarmos o interesse da Braskem em realizar projetos circulares para embalagens em parceria com qualquer empresa que esteja engajada no mesmo propósito”.

Ana Brum, Diretora Técnica do Centro Brasil Design, reforça o evento como um momento de reflexão conjunta. “Foi uma oportunidade ímpar participar da construção deste momento de reunião, debate e prospecção de boas práticas de Economia Circular, onde o Brasil que já é referencia em criatividade, pode também se lançar como um país de exemplos replicáveis de embalagens sustentáveis”.

Gisela Schulzinger, Designer e sócia da Haus Design e Presidente da Associação Brasileira de Embalagens relata que “entender este novo consumidor e as novas formas de consumo são fundamentais para o êxito dos negócios e consolidação no mercado. Os atributos estão mudando e precisamos acompanhar esta velocidade. ”

O evento apontou caminhos para a sustentabilidade mostrando que a Braskem e o CBD estão comprometidos em promover a discussão e o desenvolvimento de projetos para Economia Circular na cadeia de embalagens.

 

Mais de Leticia Castro
Empresas debatem Design & Circularidade no segmento de Personal Care
O Centro Brasil Design e a Braskem organizam evento sobre Economia Circular...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *