3ª Conferência Internacional LeNS

“Projetando Sustentabilidade para Todos” é a 3ª Conferência Internacional LeNS: um evento único distribuído em todo o mundo, pela primeira vez realizado em 6 locais simultaneamente. A Conferência será sediada pela Cidade do México (México), Curitiba (Brasil), Cidade do Cabo (África do Sul), Bangalore (Índia), Pequim (China) e Milão (Itália). A conferência será realizada por 3 dias (3 a 5 de abril de 2019), e em cada um dos 6 locais será possível ouvir qualquer uma das apresentações acontecendo nos outros.

“Projetando a Sustentabilidade para todos” prevê uma abordagem cosmopolita ao coletar e compartilhar contribuições para todos os contextos: de baixa, média e alta renda, de norte, sul, oeste e leste do mundo. A Conferência LeNS é, de fato, uma das maiores conferências internacionais de design para professores, pesquisadores, profissionais e instituições e organizações relevantes. Tornou-se um evento de referência onde especialistas de todo o mundo se reúnem para apresentar e compartilhar seus conhecimentos, projetos, ferramentas e visões para difundir a sustentabilidade para todos.

LeNS é mais que uma conferência. É um ponto de encontro para aqueles que querem aprender e compartilhar sobre design para a sustentabilidade. A visão da LeNS é promover uma nova geração de designers (e projetar educadores e pesquisadores) capazes de enfrentar efetivamente o desafio de imaginar, projetar e contribuir para a transição para um mundo sustentável para todos.

QUEM DEVE PARTICIPAR

A conferência é direcionada a acadêmicos, pesquisadores e educadores, bem como designers, engenheiros, empresários, economistas, decisores políticos, representantes de organizações governamentais e não-governamentais. O evento é visto como uma arena interdisciplinar, pedindo a todas as partes interessadas que adotem o espírito de promover todas as possíveis sinergias de fertilização cruzada e abrir processos de aprendizagem por compartilhamento. A conferência criará um ambiente vibrante e inovador, convidando a difundir novos conhecimentos e a compartilhar práticas e experiências na crescente necessidade de permitir o acesso à sustentabilidade para todos.

Submissão

Os autores precisarão se registrar através do EasyChair para enviar resumos e trabalhos completos.

Resumos estendidos devem ter até 1.500 palavras e serem estruturados da seguinte forma:

  • problema de pesquisa / objetivos

  • Bases teóricas

  • Método de pesquisa

  • Resultados e Análise

  • Impactos na sustentabilidade

Os trabalhos completos devem ter até 5000 palavras, excluindo resumos e referências, e devem ser estruturados de acordo com o modelo completo do artigo.

Todas as submissões devem estar em inglês. Resumos / Trabalhos para a versão brasileira do LeNS World Distributed Conference devem ser submetidos através da plataforma EasyChair:

https://easychair.org/conferences/?conf=lens3brazil

TEMAS

  • novas considerações teóricas e contribuições sobre o papel do design e outras disciplinas na transição para uma sociedade sustentável para todos.
  • novas abordagens, estratégias, métodos e ferramentas para viabilizar o desenvolvimento, implementação, difusão e disseminação da Sustentabilidade para Todos.
  • experiências, soluções concretas e artefatos projetados e desenvolvidos como resultados de atividades de pesquisa; implementou cursos / workshops / seminários sobre desenvolvimento e difusão de sustentabilidade para todos; atividades de designers, empresas, instituições, comunidades, etc.
  • Novo desenvolvimento de Sustentabilidade para Todos e difusão de estratégias e currículos educacionais.

As contribuições podem discutir Design Research for Sustainability (R.DFS), Design Education for Sustainability (E.DFS), Design Practice for Sustainability (P.DFS) e Design for Sustainability between Research, Education and Practice (REP.DFS).

Os trabalhos devem abordar os seguintes tópicos:

  • Design para Materiais e Energia Sustentáveis;
  • Design de Produto para Sustentabilidade;
  • Projeto de Sistema de Produto-Serviço para Sustentabilidade;
  • Design para economias distribuídas sustentáveis;
  • Design para Inovação Social Sustentável e Mudança de Comportamento;
  • Design para Economia Circular;
  • Design para modelos de negócios sustentáveis;
  • Design para práticas indígenas sustentáveis ​​e economias informais;
  • Design para Políticas Sustentáveis ​​e Sistemas de Suporte Administrativo para Sustentabilidade

 

Mais informações:
Paraná Federal University
Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos
Head of the Design & Sustainability Research Center
Rua General Carneiro, 460, Edifício Dom Pedro I, sl 717, Curitiba – Brazil – CEP 80060-150 /  55 41 3360 5313

 

Mais de Jaqueline Tiepolo
Design nacional cada vez mais premiado
O Centro Brasil Design se enche de orgulho quando se depara com...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *