22 anos promovendo o design brasileiro!

Hoje o Centro Brasil Design completa 22 anos de atuação nacional e internacional promovendo o design brasileiro. Ao longo destes anos foram inúmeros projetos realizados sempre com o propósito de valorizar o design e enaltecer seu potencial estratégico no desenvolvimento de novos negócios.

Criado em 1997, o “Centro de Design Paraná” nasceu como uma organização sem fins econômicos como um projeto estratégico, idealizado pelo então Governador Arquiteto Jaime Lerner, dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. Foi constituído como organização independente em 1999 quando passou a atuar como um Centro de promoção do design junto à indústria paranaense até 2002. Em 2003, foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip e começou a ampliar sua atuação para outros estados brasileiros.

Pioneiro, foi o primeiro Centro de Design no Brasil a orientar seu trabalho a partir das necessidades da indústria brasileira sempre atuando como uma instituição que promove a conexão entre a indústria e os profissionais do mercado. O impacto do pensamento do design para a competitividade das empresas e a identificação de uma grande demanda do setor produtivo por orientação nesse sentido levaram o Centro de Design a adotar, a partir de 2005, a missão de “disseminar a cultura do design no Brasil”.

Em 2012, assume seu posicionamento nacional e uma nova identidade, e passa se chamar Centro Brasil Design.

Em 21 anos de existência, atua nas áreas de educação e cultura; no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico; elabora estudos e pesquisas, produz e divulga informações e conhecimentos técnicos e científicos. Realizou mais de 5.700 atendimentos a empresas auxiliando a inserção de design, inovação e sustentabilidade em seus negócios, proferiu mais de 500 palestras tanto nacionais quanto internacionais em cidades como Buenos Aires, Rosário, Santiago do Chile, Mendoza, Bogotá, Hamburgo, Estônia, Stuttgart e Hangzhou e Taipei. Atuou na elaboração de mais de 20 iniciativas de design nacionais e internacionais, formatadas de acordo com as instituições demandantes, sejam elas públicas ou privadas. Entre esses projetos, estão a criação de programas para a disseminação do design nas empresas; a elaboração de propostas para a integração de empresas e instituições de ensino; a organização de concursos nacionais e internacionais; a gestão de portais de informação na internet; a realização de projetos culturais; a realização de projetos de pesquisa na área da sustentabilidade e a realização de exposições nacionais e internacionais.

A reputação construída desde 1999 pela instituição é motivo pelo qual as profissionais do CBD estão presentes na maioria das premiações e concursos nacionais de design. Inova Senai, TOP XXI, Prêmio Bornancini, Prêmio BOM Design, FullDesign, Prêmio + Design, Prêmio Masisa, Bienal Brasileira de Design Gráfico, Prêmio IDEA, Desafio Passarela Senai, Prêmio Design Catarina, Prêmio Primus Inter Pares Assintecal / Braskem, Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Objeto: Brasil, Prêmio Embanews, além de prêmios internacionais como iF DESIGN TALENT AWARD, Clap – Premios Internacionales de Diseño Industrial y Diseño Gráfico e  Premios Latampack.

Desde 2018 se tornou a primeira instituição de design do Brasil signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e compartilhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Passou então a organizar o Design for a Better World, uma iniciativa que visa promover e debater o papel do design frente aos ODS.

Em 2021, para valorizar ainda mais esta temática, vai lançar um novo projeto que em breve será compartilhado nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *