22 anos promovendo o design brasileiro!

Hoje o Centro Brasil Design completa 22 anos de atuação nacional e internacional promovendo o design brasileiro. Ao longo destes anos foram inúmeros projetos realizados sempre com o propósito de valorizar o design e enaltecer seu potencial estratégico no desenvolvimento de novos negócios.

Criado em 1997, o “Centro de Design Paraná” nasceu como uma organização sem fins econômicos como um projeto estratégico, idealizado pelo então Governador Arquiteto Jaime Lerner, dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. Foi constituído como organização independente em 1999 quando passou a atuar como um Centro de promoção do design junto à indústria paranaense até 2002. Em 2003, foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip e começou a ampliar sua atuação para outros estados brasileiros.

Pioneiro, foi o primeiro Centro de Design no Brasil a orientar seu trabalho a partir das necessidades da indústria brasileira sempre atuando como uma instituição que promove a conexão entre a indústria e os profissionais do mercado. O impacto do pensamento do design para a competitividade das empresas e a identificação de uma grande demanda do setor produtivo por orientação nesse sentido levaram o Centro de Design a adotar, a partir de 2005, a missão de “disseminar a cultura do design no Brasil”.

Em 2012, assume seu posicionamento nacional e uma nova identidade, e passa se chamar Centro Brasil Design.

Em 21 anos de existência, atua nas áreas de educação e cultura; no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico; elabora estudos e pesquisas, produz e divulga informações e conhecimentos técnicos e científicos. Realizou mais de 5.700 atendimentos a empresas auxiliando a inserção de design, inovação e sustentabilidade em seus negócios, proferiu mais de 500 palestras tanto nacionais quanto internacionais em cidades como Buenos Aires, Rosário, Santiago do Chile, Mendoza, Bogotá, Hamburgo, Estônia, Stuttgart e Hangzhou e Taipei. Atuou na elaboração de mais de 20 iniciativas de design nacionais e internacionais, formatadas de acordo com as instituições demandantes, sejam elas públicas ou privadas. Entre esses projetos, estão a criação de programas para a disseminação do design nas empresas; a elaboração de propostas para a integração de empresas e instituições de ensino; a organização de concursos nacionais e internacionais; a gestão de portais de informação na internet; a realização de projetos culturais; a realização de projetos de pesquisa na área da sustentabilidade e a realização de exposições nacionais e internacionais.

A reputação construída desde 1999 pela instituição é motivo pelo qual as profissionais do CBD estão presentes na maioria das premiações e concursos nacionais de design. Inova Senai, TOP XXI, Prêmio Bornancini, Prêmio BOM Design, FullDesign, Prêmio + Design, Prêmio Masisa, Bienal Brasileira de Design Gráfico, Prêmio IDEA, Desafio Passarela Senai, Prêmio Design Catarina, Prêmio Primus Inter Pares Assintecal / Braskem, Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Objeto: Brasil, Prêmio Embanews, além de prêmios internacionais como iF DESIGN TALENT AWARD, Clap – Premios Internacionales de Diseño Industrial y Diseño Gráfico e  Premios Latampack.

Desde 2018 se tornou a primeira instituição de design do Brasil signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e compartilhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Passou então a organizar o Design for a Better World, uma iniciativa que visa promover e debater o papel do design frente aos ODS.

Em 2021, para valorizar ainda mais esta temática, vai lançar um novo projeto que em breve será compartilhado nas redes sociais.

Mais de Centro Brasil Design
Nucleário
O Desafio Nucleário é uma startup que desenvolve e comercializa o Sistema...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *