WDO lança chamada pública para World Design Capital 2024

O Word Design Organization (WDO) anunciou no ultimo dia 02 de novembro a abertura do processo de candidatura para World Design Capital 2024. Dentre os especialistas pela avaliação do processo está a conselheira do Centro Brasil Design, Gisele Raulik Murphy.

Montreal (Canadá), 2 de novembro de 2020 – Em comemoração ao Dia Mundial das Cidades das Nações Unidas, reconhecido em 31 de outubro de cada ano, o World Design Organization (WDO) ® anunciou chamada pública para a candidatura de 2024 da World Design Capital® (WDC), que marca a 9ª designação bienal desde o início do programa. Cidades interessadas de todo o mundo são convidadas a se inscrever para demonstrar como estão usando o design para criar cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis.

O programa WDC apoia a visão do WDO de projetar para um mundo melhor e seu compromisso de mostrar a inovação baseada no design que contribui para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), ou seja, o ODS 11, que se concentra em cidades e comunidades sustentáveis.

“Não há dúvida de que a pandemia COVID-19 alterou fundamentalmente a maneira como habitamos nossas cidades”, disse o presidente do WDO, Srini Srinivasan. “Agora, mais do que nunca, à medida que novos desafios continuam a surgir como resultado desta crise global de saúde, há um benefício indiscutível para as cidades em buscar soluções para criar ambientes urbanos mais responsivos e acessíveis, criar oportunidades duradouras para o crescimento econômico e diversificar seus legados criativos.”

Além de promover laços mais estreitos com a comunidade local de design, o processo de licitação permitiu às cidades que têm o título de World Design Capital® alavancar com sucesso os ativos de design existentes e entender melhor o que é necessário para o futuro desenvolvimento urbano e econômico. Anteriormente, cidades designadas utilizaram a plataforma WDC para promover seu status como líderes em inovação orientada ao design, para atrair investimento e turismo, para apoiar as indústrias criativas e para aumentar a consciência pública sobre o papel do design na melhoria da vida cotidiana.

As propostas para a designação passam por um extenso processo de avaliação e são revisadas por um painel composto por sete especialistas internacionais das áreas de educação em design, arquitetura, políticas públicas, mídia e planejamento urbano. Esses especialistas têm a tarefa de avaliar as propostas, selecionar as cidades e, por fim, decidir qual candidato receberá o título bienal.

“É uma grande honra participar deste Comitê representando o Brasil e a América do Sul. Uma tarefa que eu tomo com enorme responsabilidade, com o respeito que as Cidades que vão concorrer a este prêmio merecem. O que eu admiro nesta premiação é o fato de conseguir mobilizar cidades planejando e implementando iniciativas que impactam suas realidades, tendo o design como ferramenta central. Não é uma concorrência estética, mas sim de legado.” diz Gisele.

Conheça o Comitê de Seleção:

Para informações:

 

Mais de Leticia Castro
Inscrições abertas para os prêmios LATAMPACK 2021 com código promocional exclusivo para parceiros CBD
Estão abertas as inscrições para os prêmios LATAMPACK 2021 até 30 de...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *