CBD apoia Italian Design Day 2019

O Centro Brasil Design, junto com a Prefeitura de Curitiba e a Prodesign>PR, apoia pelo terceiro ano consecutivo o Italian Design Day, em Curitiba, em 2019.

Pelo terceiro ano consecutivo, Curitiba foi convidada pelo governo italiano para ser a cidade-sede no Brasil do Dia do Design Italiano (Italian Design Day, no nome original), que acontece simultaneamente em 100 cidades do mundo no próximo dia 12 de março. A capital paranaense foi a única cidade brasileira escolhida oficialmente para sediar o evento em 2019 e irá receber a visita do arquiteto italiano Giacomo Pirazzoli, da Universidade de Florença, que é um grande estudioso da arquitetura sustentável nas grandes metrópoles e da obra da ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

O principal projeto de Pirazzoli é o GreenUP, uma estratégia de design de agricultura urbana para reparar o ambiente natural perdido, transformando fachadas, telhados planos e brises em micro-hortas privadas ou jardins comunitários. O que acaba por requalificar algumas áreas urbanas, tornando-as mais seguras e inaugurando sistemas de bioprocessamento para reciclar água e mitigar o efeito ilha de calor.

Atualmente, o arquiteto italiano está no Brasil dando continuidade ao projeto junto de profissionais brasileiros da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Neste ano, o tema da mostra internacional será “Design e Cidades do Amanhã”. As palestras e debates em Curitiba acontecerão a partir das 18h30 do dia 12 de março no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na Rua Bom Jesus, 669.

O evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, o Centro Brasil Design (CBD), a Prodesign>PR e a Prefeitura de Curitiba. Apoiam o encontro a revista HAUS, publicação de arquitetura, patrimônio, design e decoração da Gazeta do Povo, o Solar do Rosário, a Lumen Design e a Habitech.

O dia será celebrado pelo mundo com discussões capitaneadas por 100 “Embaixadores da Cultura Italiana”, incluindo designers, arquitetos, empresários, críticos e acadêmicos. O evento é promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, em aliança com o Ministério do Desenvolvimento Econômico e Patrimônio Cultural e da Trienal de Milão. São parceiros os prestigiados Salão Internacional do Móvel de Milão, Italian Trade Agency, Association for the Industrial
Design (ADI) e o canal de televisão italiano RAI.

Para se inscrever, basta acessar o endereço leia.gp/diadodesignitaliano, preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail [email protected]

Informações: Gazeta do Povo/HAUS

 

Tags from the story
More from Jaqueline Tiepolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *