CBD é um dos realizadores do Italian Design Day, em Curitiba

O Centro Brasil Design é um dos realizadores do Italian Design Day, em Curitiba.

Curitiba é uma entre 100 cidades do mundo a fazer parte do calendário do Italian Design Day (IDD em inglês), o Dia Internacional do Design Italiano. O convite foi formalizado ao prefeito Rafael Greca pelo Cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora, durante reunião na Prefeitura.

Enrico Mora diz que a cidade foi escolhida por sua forte atuação no design. “A capital paranaense participou das festividades da Semana da Língua Italiana no Mundo, é a Cidade Amiga do Design pela UNESCO, foi sede da Bienal Brasileira de Design em 2010 e recentemente foi finalista na candidatura a Capital Mundial do Design. Acreditamos que o tema design faz parte da cultura da cidade e debates sobre o assunto são bem-vindos à capital”, comenta o cônsul italiano.

O Italian Design Day acontece em dois momentos do dia 7 de março. Pela manhã, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e no final do dia, a partir das 18h, no auditório do Solar do Rosário.

O prefeito abrirá o evento, juntamente com o Cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora, e fará a palestra “O desenho da cidade e o desenho na cidade. O caso de Curitiba”.

Na sequência, será a vez da artista e designer multidisciplinar italiana, Anna Gili, apresentar o tema “Design, Empresa & Cidade”.  Ainda para o período da manhã está prevista a mesa redonda com o tema “O design, a cidade e a empresa”, com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), arquiteto Reginaldo Reinert e do designer Tulio Filho, com a moderação do designer Marcelo Castilho.

Nos períodos da tarde e noite, a celebração do Dia do Design italiano será continuada no Solar do Rosário, no Centro Histórico de Curitiba. Lá, as apresentações serão iniciadas às 18 horas com a apresentação do vídeo oficial do Italian Design Day. Na sequência, haverá o debate “Políticas públicas de design: Promoção do design por meio dos prêmios internacionais”, com a participação dos designers Gustavo Greco, Henrique Catenacci, Rodrigo Brenner e Maurício Noronha. A moderação será feita por Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design.

O evento será encerrado com a palestra “Cidade & Design. Estilo de vida entre a modernidade e a tradição”, pela designer Anna Gili, com abertura para perguntas.

De acordo com Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design, trazer para o Brasil um evento como esse mostra quão forte é o país na promoção do design e que seu potencial tem sido mostrado para outros países. “É preciso trazer para a discussão a realidade do design brasileiro, o que tem dado certo e o que é preciso aprimorar”, afirma Ana ao destacar que, neste mês de março, o Centro Brasil Design comemora 18 anos de existência. “Realizar um evento como este fortalece ainda mais a instituição como contribuidora do desenvolvimento social no Brasil”, reforça.

Segundo o presidente da ProDesign>PR, Aulio Zambenedetti, a inserção do Design nas cidades, modificando realidades, atraindo negócios inovadores e alavancando investimentos têm sido uma das bandeiras da instituição. “O Italian Design Day em Curitiba valida a existência aqui de um ecossistema funcional para ações e discussões sobre o tema”, afirma.

Na opinião de Zambenedetti , “é forte a influência do design italiano ‘em terras tupiniquins’ e a oportunidade do contato direto, oficial e profissional é uma soma para a consolidação de uma agenda positiva sobre a presença do design local nas políticas públicas de incentivo, desenvolvimento, inovação e criatividade”.

Em Curitiba, o evento é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano (MAECI), Ministério do Desenvolvimento Econômico – MISE, Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e Ambientais – MiBACT e a RAI (emissora de radio e TV italiana) com realização do Consulado da Itália em Curitiba, do Centro Brasil Design, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Prodesign>PR.

Inscrições – A participação no evento é gratuita, com inscrição feita por email. Interessados devem enviar nome completo e da instituição, para o endereço [email protected]  e  aguardar confirmação da inscrição.

IDD – O nascimento da cultura do design na Itália remonta aos extraordinários talentos da Renascença, como Leonardo da Vinci, e chega às escolas de arte moderna, que tornaram possível para o design industrial contemporâneo desenvolver de muitas maneiras férteis e diversificadas.

Em particular, desde o segundo pós-guerra, o design italiano rapidamente amadureceu para apoiar o crescimento do país e lançou um novo conceito de pesquisa. Ao dirigir a produção industrial, o design italiano moldou os objetivos de desenvolvimento e gerou suas próprias características nacionais distintivas.

Tags da publicação
Mais de Jaqueline Tiepolo

Empresas do Design Export participam Super Acelera Fellowship

Duas empresas da segunda edição do Design Export estão participando da 10º...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *