CBD é um dos realizadores do Italian Design Day, em Curitiba

O Centro Brasil Design é um dos realizadores do Italian Design Day, em Curitiba.

Curitiba é uma entre 100 cidades do mundo a fazer parte do calendário do Italian Design Day (IDD em inglês), o Dia Internacional do Design Italiano. O convite foi formalizado ao prefeito Rafael Greca pelo Cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora, durante reunião na Prefeitura.

Enrico Mora diz que a cidade foi escolhida por sua forte atuação no design. “A capital paranaense participou das festividades da Semana da Língua Italiana no Mundo, é a Cidade Amiga do Design pela UNESCO, foi sede da Bienal Brasileira de Design em 2010 e recentemente foi finalista na candidatura a Capital Mundial do Design. Acreditamos que o tema design faz parte da cultura da cidade e debates sobre o assunto são bem-vindos à capital”, comenta o cônsul italiano.

O Italian Design Day acontece em dois momentos do dia 7 de março. Pela manhã, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e no final do dia, a partir das 18h, no auditório do Solar do Rosário.

O prefeito abrirá o evento, juntamente com o Cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora, e fará a palestra “O desenho da cidade e o desenho na cidade. O caso de Curitiba”.

Na sequência, será a vez da artista e designer multidisciplinar italiana, Anna Gili, apresentar o tema “Design, Empresa & Cidade”.  Ainda para o período da manhã está prevista a mesa redonda com o tema “O design, a cidade e a empresa”, com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), arquiteto Reginaldo Reinert e do designer Tulio Filho, com a moderação do designer Marcelo Castilho.

Nos períodos da tarde e noite, a celebração do Dia do Design italiano será continuada no Solar do Rosário, no Centro Histórico de Curitiba. Lá, as apresentações serão iniciadas às 18 horas com a apresentação do vídeo oficial do Italian Design Day. Na sequência, haverá o debate “Políticas públicas de design: Promoção do design por meio dos prêmios internacionais”, com a participação dos designers Gustavo Greco, Henrique Catenacci, Rodrigo Brenner e Maurício Noronha. A moderação será feita por Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design.

O evento será encerrado com a palestra “Cidade & Design. Estilo de vida entre a modernidade e a tradição”, pela designer Anna Gili, com abertura para perguntas.

De acordo com Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design, trazer para o Brasil um evento como esse mostra quão forte é o país na promoção do design e que seu potencial tem sido mostrado para outros países. “É preciso trazer para a discussão a realidade do design brasileiro, o que tem dado certo e o que é preciso aprimorar”, afirma Ana ao destacar que, neste mês de março, o Centro Brasil Design comemora 18 anos de existência. “Realizar um evento como este fortalece ainda mais a instituição como contribuidora do desenvolvimento social no Brasil”, reforça.

Segundo o presidente da ProDesign>PR, Aulio Zambenedetti, a inserção do Design nas cidades, modificando realidades, atraindo negócios inovadores e alavancando investimentos têm sido uma das bandeiras da instituição. “O Italian Design Day em Curitiba valida a existência aqui de um ecossistema funcional para ações e discussões sobre o tema”, afirma.

Na opinião de Zambenedetti , “é forte a influência do design italiano ‘em terras tupiniquins’ e a oportunidade do contato direto, oficial e profissional é uma soma para a consolidação de uma agenda positiva sobre a presença do design local nas políticas públicas de incentivo, desenvolvimento, inovação e criatividade”.

Em Curitiba, o evento é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano (MAECI), Ministério do Desenvolvimento Econômico – MISE, Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e Ambientais – MiBACT e a RAI (emissora de radio e TV italiana) com realização do Consulado da Itália em Curitiba, do Centro Brasil Design, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Prodesign>PR.

Inscrições – A participação no evento é gratuita, com inscrição feita por email. Interessados devem enviar nome completo e da instituição, para o endereço [email protected]  e  aguardar confirmação da inscrição.

IDD – O nascimento da cultura do design na Itália remonta aos extraordinários talentos da Renascença, como Leonardo da Vinci, e chega às escolas de arte moderna, que tornaram possível para o design industrial contemporâneo desenvolver de muitas maneiras férteis e diversificadas.

Em particular, desde o segundo pós-guerra, o design italiano rapidamente amadureceu para apoiar o crescimento do país e lançou um novo conceito de pesquisa. Ao dirigir a produção industrial, o design italiano moldou os objetivos de desenvolvimento e gerou suas próprias características nacionais distintivas.

Nesse conteúdo
Mais de Jaqueline Tiepolo

Munclair

A Munclair participou pela segunda vez do programa Design Export e, desta...
Leia a publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *