Smart City Expo Curitiba realiza maratona de lives com especialistas nos dias 26 e 27 de março

Transmissões ao vivo no Instagram vão reunir palestrantes convidados para a terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, adiado pela pandemia do Covid-19

Realizado no Brasil desde 2018 pelo iCities, evento tem a chancela da FIRA Barcelona e apoio institucional do CBD

Adiada em razão da pandemia do COVID-19, a terceira edição do Smart City Expo Curitiba seria realizada nestes dias 26 e 27. Para marcar a data e atender o público do evento, que deve reunir 10 mil pessoas neste ano, em Curitiba, uma maratona de lives com especialistas em cidades inteligentes será realizada pelo Instagram @smartcityexpocuritiba na quinta e na sexta-feira.

Organizado pelo iCities com a chancela da Fira Barcelona Internacional e apoio da Prefeitura de Curitiba, o Smart City Expo Curitiba é a plataforma de referência para o tema no Brasil, reunindo anualmente desde 2018 especialistas de renome do mundo inteiro, além de expositores e visitantes.

Tecnologias, educação e startups

No primeiro dia de lives (26), os diretores do iCities Beto Marcelino, Caio Castro e Eduardo Mazzarolo vão receber especialistas nas áreas de educação, tecnologia e startups. Começando às 9h com Marcos Batista, diretor de inovação do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (SP), para falar sobre “Educação e sociedade digital: na direção de cidades criativas”. Às 10h30, será a vez de Francisco Milagres, embaixador da plataforma OpenExO, abordar a temática “Tecnologias de impacto aplicadas a cidades”.

No período da tarde, às 14h, Fabro Steibel, diretor executivo da ITS Rio, falará sobre “Vivendo em uma cidade inteligente – um passo adiante no futuro”. Às 16h, a live “Ciência de Dados para Cidades Inteligentes” será com o pesquisador Kleber Canuto, coordenador de Ciência de Dados e Desenvolvimento de Novos Negócios Digitais no Senai-PR. Fechando o primeiro dia, às 19h, Luiz Gustavo Comeli, regional manager do Distrito Spark CWB, vai abordar o papel das startups no desenvolvimento ágil das cidades.

Inovações e governança

Já na sexta-feira (27), às 9h, a live em espanhol “A importância econômica dos ecossistemas de inovação em tempos de crise” será realizada com Josep Piqué, presidente da Technova Barcelona (Parque de Inovação La Salle) e da XPCAT (Rede Catalã de Parques Científicos). Na sequência, às 10h30, Rhodrigo Deda, presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR, apresenta “Estratégias para fomentar a nova economia do século 21”. O período da tarde chega com Letícia Sugai abordando modelos de governança para que as cidades se tornem organizações enxutas, às 14h, seguida pela pesquisadora Ana Carolina Benelli, consultora do Instituto de Tecnologia e Sociedade, às 16h, na live sobre “Como fazer com que as promessas de cidades inteligentes se tornem realidade e atendam as expectativas dos cidadãos?”.

A maratona se encerra às 19h na live “Lidando com a complexidade: inovações em políticas públicas”, com a especialista Ana Paula Bruno, do Ministério de Desenvolvimento Regional.

A minibiografia e os detalhes sobre as áreas de atuação de cada especialista estão disponíveis no site: https://smartcityexpocuritiba.com/palestrantes.php 

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2020

O Smart City Expo Curitiba 2020 é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. No Brasil, o evento é organizado pelo iCities, empresa curitibana especializada em soluções inteligentes, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O tema do evento, que será sediado no Centro de Eventos Positivo (antigo Expo Barigui) é “Smart Cities in Action”. “Queremos transformar o cidadão em protagonista para materializar as ações de smart cities”, afirma Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities, empresa especializada em soluções para cidades inteligentes que organiza o evento no Brasil.

O evento foi transferido para os dias 18 e 19 de junho, com reservas de datas também para novembro e dezembro, em caso de um possível novo adiamento. Os ingressos continuarão válidos até a próxima data. iCities, Fira Barcelona e a Prefeitura de Curitiba mantém um estreito contato com as autoridades sanitárias para acompanhar a evolução do COVID-19 e dos protocolos estabelecidos, de acordo com as diretrizes das autoridades brasileiras e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Apoiar um evento que aborda o tema de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis está diretamente ligado ao propósito do Centro Brasil Design que é trabalhar o design para um mundo melhor. Hoje, mais do que nunca, precisamos entender o papel do design e sua contribuição na construção de cidades melhores para todos”, diz Letícia Castro, Diretora do Centro Brasil Design.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais de Leticia Castro

CBD é ROSA

O Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama para...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *