Faleceu hoje o grande arquiteto e designer Manoel Coelho

Hoje o Paraná perdeu um dos seus grandes nomes, o arquiteto, urbanista e designer Manoel Coelho. Um dos pioneiros do design paranaense.

O arquiteto que se estabeleceu no Paraná nasceu em Florianópolis, Santa Catarina em 1940. Em 1967 se formou com a primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos, participando também da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975.

Participou desde o início do processo de Planejamento Urbano de Curitiba, como estagiário do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, depois como arquiteto da equipe técnica e posteriormente como técnico consultor, desenvolveu uma série de projetos para a Cidade de Curitiba onde até hoje é uma grande referência para todos.

Lixeira Seletiva. Fonte MCA

Desde 1973, coordenava a área de Planejamento Físico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde desenvolveu os projetos de todas as instalações dos Campus Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Toledo e Maringá.

Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Fonte: MCA

Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná e ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba. De 1975 a 1980 coordenou um projeto de Desenvolvimento Urbano para a Cidade de Criciúma, Santa Catarina, abrangendo Projeto de Identidade Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo. A partir de 1999 projeta as instalações da Universidade Positivo, com 15.000 alunos, em uma área de 440.000,00 m², que abriga os edifícios didáticos, esportivos, o grande Teatro Positivo e o ExpoUnimed.

Universidade Positivo, Biblioteca Central. Fonte: MCA

Ainda nos anos 90 se envolveu diretamente na criação de uma das principais iniciativas de design do Estado do Paraná, o Centro de Design Paraná, a primeira organização de design do país a atuar junto às indústrias brasileiras e que hoje passou a ser o Centro Brasil Design. Além de contribuir com a fundação e idealização da organização, desenvolveu sua primeira marca, fez parte do Conselho e cooperou em alguns projetos, entre eles o Criação Paraná, iniciativa que apoiou o desenvolvimento de 83 produtos junto à indústria paranaense.

Marca do Centro de Design Paraná

Também projetou o que seria a sede do Centro de Design Paraná às margens da Represa Passaúna, onde funcionou a Cerâmica Santa Rosa.

Centro de Design Paraná na Represa Passaúna. Fonte: MCA

 

Projeto do Centro de Design Paraná sede Passaúna. Fonte MCA

“Um dos pioneiros do design no Paraná. Admiro especialmente seu trabalho para a sinalização urbana de Curitiba nos anos 1970. Uma sinalização que ajudou a população a entender como a cidade funciona” diz Geraldo Pougy, Presidente do Centro Brasil Design.

“Conheci o Coelho em 1998 quando ele nos deu apoio incondicional para a realização do Encontro de Estudantes, NDesign, em Curitiba. Em paralelo ele já incentivava junto ao Governo, a criação de um Centro de Design aqui no Paraná, que se tornaria o Centro Brasil Design. Sempre de portas abertas, entusiasta e apoiador. Um grande incentivador do design no Paraná, sem exigir protagonismo por este papel”, comentou Gisele Raulik Murphy, sócia da Duco e conselheira do CBD.

Fonte: www.mcacoelho.com.br

Mais de Leticia Castro
Lincoln Seragini Embaixador do Centro Brasil Design
Ao longo de 20 anos de trajetória o Centro Brasil Design contou...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *