Faleceu hoje o grande arquiteto e designer Manoel Coelho

Hoje o Paraná perdeu um dos seus grandes nomes, o arquiteto, urbanista e designer Manoel Coelho. Um dos pioneiros do design paranaense.

O arquiteto que se estabeleceu no Paraná nasceu em Florianópolis, Santa Catarina em 1940. Em 1967 se formou com a primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos, participando também da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975.

Participou desde o início do processo de Planejamento Urbano de Curitiba, como estagiário do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, depois como arquiteto da equipe técnica e posteriormente como técnico consultor, desenvolveu uma série de projetos para a Cidade de Curitiba onde até hoje é uma grande referência para todos.

Lixeira Seletiva. Fonte MCA

Desde 1973, coordenava a área de Planejamento Físico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde desenvolveu os projetos de todas as instalações dos Campus Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Toledo e Maringá.

Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Fonte: MCA

Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná e ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba. De 1975 a 1980 coordenou um projeto de Desenvolvimento Urbano para a Cidade de Criciúma, Santa Catarina, abrangendo Projeto de Identidade Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo. A partir de 1999 projeta as instalações da Universidade Positivo, com 15.000 alunos, em uma área de 440.000,00 m², que abriga os edifícios didáticos, esportivos, o grande Teatro Positivo e o ExpoUnimed.

Universidade Positivo, Biblioteca Central. Fonte: MCA

Ainda nos anos 90 se envolveu diretamente na criação de uma das principais iniciativas de design do Estado do Paraná, o Centro de Design Paraná, a primeira organização de design do país a atuar junto às indústrias brasileiras e que hoje passou a ser o Centro Brasil Design. Além de contribuir com a fundação e idealização da organização, desenvolveu sua primeira marca, fez parte do Conselho e cooperou em alguns projetos, entre eles o Criação Paraná, iniciativa que apoiou o desenvolvimento de 83 produtos junto à indústria paranaense.

Marca do Centro de Design Paraná

Também projetou o que seria a sede do Centro de Design Paraná às margens da Represa Passaúna, onde funcionou a Cerâmica Santa Rosa.

Centro de Design Paraná na Represa Passaúna. Fonte: MCA

 

Projeto do Centro de Design Paraná sede Passaúna. Fonte MCA

“Um dos pioneiros do design no Paraná. Admiro especialmente seu trabalho para a sinalização urbana de Curitiba nos anos 1970. Uma sinalização que ajudou a população a entender como a cidade funciona” diz Geraldo Pougy, Presidente do Centro Brasil Design.

“Conheci o Coelho em 1998 quando ele nos deu apoio incondicional para a realização do Encontro de Estudantes, NDesign, em Curitiba. Em paralelo ele já incentivava junto ao Governo, a criação de um Centro de Design aqui no Paraná, que se tornaria o Centro Brasil Design. Sempre de portas abertas, entusiasta e apoiador. Um grande incentivador do design no Paraná, sem exigir protagonismo por este papel”, comentou Gisele Raulik Murphy, sócia da Duco e conselheira do CBD.

Fonte: www.mcacoelho.com.br

Mais de Leticia Castro

Brasileiras são premiadas no Taiwan International Student Design Competition, maior prêmio de design para estudantes do mundo.

Duas brasileiras foram premiadas no Taiwan International Student Design Competition – TISDC...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *