Começamos 2023 com brasileiros premiados no Hainan International Designer Competition

O design brasileiro se destacou na edição de 2022 do Hainan International Designer Competition com 2 prêmios Bronze e um 1 destaque de excelência.

O Centro Brasil Design promoveu a participação de designers brasileiros no Hainan International Designer Competition, organizado pelo Global Design Industry Organization – GDIO, na cidade de Hainan, na China.

Três escritórios de design brasileiros foram premiados e se destacaram nesta edição com projetos que exploram o diferencial e a criatividade do design nacional. Dentre eles a DXID Innovation com o projeto iWalk Pro e a ARBO Design com a cachaça YABÁ que receberam Bronze. E a Furf em parceria com o designer Cesar Pieri com o projeto Segundo Sol, que ganhou o Excellent Award.

O concurso teve em torno de 1.000 inscrições de todo o mundo e destes, 340 participantes de mais de 10 países. Depois do processo de júri o resultado entregue contemplou 3 prêmios Ouro, 5 prêmios Prata, 20 prêmios Bronze e 18 Excellent Award.

Conheça os Premiados 

Second Sun
Furf Design e Cesar Pieri

Segundo Sol é um projeto especulativo sobre a esperança para um futuro desejado, resultado de meses de colaboração entre a Furf e o aclamado designer Cesar Pieri.
Um veleiro que nasce da intenção de ter o menor impacto possível para a Natureza, tanto ambientalmente quanto visualmente. O casco transparente é feito de biopolímero à base de microalgas que mimetiza com a água, quase invisível. Parece e é parte do mar, como suas ondas e criaturas marinhas. Ele permite uma experiência de unidade entre o velejador e o mar, uma conexão que se transforma em cuidado. A icônica vela redonda fica no céu como um outro Sol. Estrutura e tecido feitos com plástico retirado dos oceanos: o que antes o poluiu, agora ajuda na sua conscientização e preservação. Inspirado funcionalmente pelos famosos veleiros da America’s Cup e aeronaves de asas circulares, a vanguardista vela em forma de asa direciona e se curva levemente para aumentar ou diminuir propulsão. Um icônico veleiro para trazer mais luz e ousadia para desenhar um futuro mais consciente.

“Somos grandes admiradores de longa data do Centro Brasil Design e do que as mulheres por trás da organização têm realizado no Brasil e no mundo. Com elas surgiu a oportunidade de participar desse prêmio de relevância vindo do outro lado do planeta e é uma honra para a Furf tê-lo conquistado com um projeto que busca trazer um olhar mais otimista para o futuro.” Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner.

Cachaça Yabá
ARBO Design

O Grupo YABÁ investe em design! Desde a concepção estratégica em termos de inteligência de mercado, até o cuidado minucioso da linguagem visual que conecta os diversos produtos do grupo.  A embalagem em seu formato triangular permite maior ergonomia ao servir devido à firmeza da pega, assim como e o material acetinado da superfície da garrafa, que utiliza a cerâmica tradicional brasileira.

Por meio do processo de design estratégico, o uso inteligente do espaço conta com uma garrafa triangular e sem pescoço, que traz um ganho de 42% na utilização do espaço de transporte e armazenagem, apresentando ganhos expressivos na cadeia logística.  O uso consciente do espaço amplifica a eficiência da logística em termos de organização interna dos espaços de transporte, redução das emissões durante o transporte em terra, redução do espaço de armazenamento e consequentemente aumenta as margens do negócio, tornando o produto atrativo aos investidores.

“A visibilidade trazida pelo reconhecimento dos prêmios internacionais, nos proporciona tangibilizar os conceitos de forma a apresentar o surpreendente design brasileiro para o mundo. Tal reconhecimento valida a qualidade do produto, agrega valor, abre portas no mercado internacional e principalmente, gera novos negócios para a marca. Ficamos sempre muito gratos quando o design brasileiro é reconhecido e também fazemos parte disso. Viva o design do Brasil.” Valkiria Pedri e Daniel Kroker

iWalk Pro
DXID Innovation

Em tempos que os serviços de logística têm acarretado altos custos, o projeto premiado iWalk Pro é uma esteira que se destaca por seu design compacto, que otimiza a alocação e transporte em containers. Projetada para uso doméstico, a iWalk pode ser dobrada em apenas 3 etapas, podendo ser armazenada facilmente. Com ela, é possível controlar a velocidade por meio de um sensor de movimento, presente em um painel com alto nível de tecnologia e praticidade, aliado aos seus 12 programas de exercícios e 3 regulagens de altura, a iWalk promove uma experiência personalizada para as atividades físicas.

“O prêmio deu destaque para projetos inovadores, originais, práticos, sustentáveis e com impacto na sociedade. Formato alinhado com a perspectiva de design da DXID Innovation, que ao desenvolver produtos do “0 ao 100%”, projeta ideias de alto impacto através da viabilização e soluções inovadoras que potencializam os resultados para o mercado. Com isso, estamos muito honrados de receber o reconhecimento deste trabalho através do Hainan Award.” Rodrigo Dangelo

O CBD vai divulgar as novas edições do concurso que tem premiação em dinheiro. As inscrições abrem em agosto. Fique atento às nossas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *