Começamos 2023 com brasileiros premiados no Hainan International Designer Competition

O design brasileiro se destacou na edição de 2022 do Hainan International Designer Competition com 2 prêmios Bronze e um 1 destaque de excelência.

O Centro Brasil Design promoveu a participação de designers brasileiros no Hainan International Designer Competition, organizado pelo Global Design Industry Organization – GDIO, na cidade de Hainan, na China.

Três escritórios de design brasileiros foram premiados e se destacaram nesta edição com projetos que exploram o diferencial e a criatividade do design nacional. Dentre eles a DXID Innovation com o projeto iWalk Pro e a ARBO Design com a cachaça YABÁ que receberam Bronze. E a Furf em parceria com o designer Cesar Pieri com o projeto Segundo Sol, que ganhou o Excellent Award.

O concurso teve em torno de 1.000 inscrições de todo o mundo e destes, 340 participantes de mais de 10 países. Depois do processo de júri o resultado entregue contemplou 3 prêmios Ouro, 5 prêmios Prata, 20 prêmios Bronze e 18 Excellent Award.

Conheça os Premiados 

Second Sun
Furf Design e Cesar Pieri

Segundo Sol é um projeto especulativo sobre a esperança para um futuro desejado, resultado de meses de colaboração entre a Furf e o aclamado designer Cesar Pieri.
Um veleiro que nasce da intenção de ter o menor impacto possível para a Natureza, tanto ambientalmente quanto visualmente. O casco transparente é feito de biopolímero à base de microalgas que mimetiza com a água, quase invisível. Parece e é parte do mar, como suas ondas e criaturas marinhas. Ele permite uma experiência de unidade entre o velejador e o mar, uma conexão que se transforma em cuidado. A icônica vela redonda fica no céu como um outro Sol. Estrutura e tecido feitos com plástico retirado dos oceanos: o que antes o poluiu, agora ajuda na sua conscientização e preservação. Inspirado funcionalmente pelos famosos veleiros da America’s Cup e aeronaves de asas circulares, a vanguardista vela em forma de asa direciona e se curva levemente para aumentar ou diminuir propulsão. Um icônico veleiro para trazer mais luz e ousadia para desenhar um futuro mais consciente.

“Somos grandes admiradores de longa data do Centro Brasil Design e do que as mulheres por trás da organização têm realizado no Brasil e no mundo. Com elas surgiu a oportunidade de participar desse prêmio de relevância vindo do outro lado do planeta e é uma honra para a Furf tê-lo conquistado com um projeto que busca trazer um olhar mais otimista para o futuro.” Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner.

Cachaça Yabá
ARBO Design

O Grupo YABÁ investe em design! Desde a concepção estratégica em termos de inteligência de mercado, até o cuidado minucioso da linguagem visual que conecta os diversos produtos do grupo.  A embalagem em seu formato triangular permite maior ergonomia ao servir devido à firmeza da pega, assim como e o material acetinado da superfície da garrafa, que utiliza a cerâmica tradicional brasileira.

Por meio do processo de design estratégico, o uso inteligente do espaço conta com uma garrafa triangular e sem pescoço, que traz um ganho de 42% na utilização do espaço de transporte e armazenagem, apresentando ganhos expressivos na cadeia logística.  O uso consciente do espaço amplifica a eficiência da logística em termos de organização interna dos espaços de transporte, redução das emissões durante o transporte em terra, redução do espaço de armazenamento e consequentemente aumenta as margens do negócio, tornando o produto atrativo aos investidores.

“A visibilidade trazida pelo reconhecimento dos prêmios internacionais, nos proporciona tangibilizar os conceitos de forma a apresentar o surpreendente design brasileiro para o mundo. Tal reconhecimento valida a qualidade do produto, agrega valor, abre portas no mercado internacional e principalmente, gera novos negócios para a marca. Ficamos sempre muito gratos quando o design brasileiro é reconhecido e também fazemos parte disso. Viva o design do Brasil.” Valkiria Pedri e Daniel Kroker

iWalk Pro
DXID Innovation

Em tempos que os serviços de logística têm acarretado altos custos, o projeto premiado iWalk Pro é uma esteira que se destaca por seu design compacto, que otimiza a alocação e transporte em containers. Projetada para uso doméstico, a iWalk pode ser dobrada em apenas 3 etapas, podendo ser armazenada facilmente. Com ela, é possível controlar a velocidade por meio de um sensor de movimento, presente em um painel com alto nível de tecnologia e praticidade, aliado aos seus 12 programas de exercícios e 3 regulagens de altura, a iWalk promove uma experiência personalizada para as atividades físicas.

“O prêmio deu destaque para projetos inovadores, originais, práticos, sustentáveis e com impacto na sociedade. Formato alinhado com a perspectiva de design da DXID Innovation, que ao desenvolver produtos do “0 ao 100%”, projeta ideias de alto impacto através da viabilização e soluções inovadoras que potencializam os resultados para o mercado. Com isso, estamos muito honrados de receber o reconhecimento deste trabalho através do Hainan Award.” Rodrigo Dangelo

O CBD vai divulgar as novas edições do concurso que tem premiação em dinheiro. As inscrições abrem em agosto. Fique atento às nossas redes!

Mais de Leticia Castro
Smart City Expo Curitiba realiza maratona de lives com especialistas nos dias 26 e 27 de março
Transmissões ao vivo no Instagram vão reunir palestrantes convidados para a terceira...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *