iF Design Talent Award anuncia os premiados da 1ª edição de 2020

O reconhecido prêmio mundial de design voltado a jovens talentos divulgou o resultado da primeira edição de 2020. Os projetos apresentados por alunos de design e áreas afins de todo mundo deviam trazer soluções inovadoras e criativas para endereçar 15 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foram 112 premiados de 16 países diferentes. Conheça os projetos no site: https://ifworlddesignguide.com/if-design-talent-award-2020-01-winners

O Centro Brasil Design, além de ser representante da premiação no Brasil, participa do júri internacional ao lado de especialistas de todo mundo. Também faz um trabalho intenso de divulgação do prêmio junto a professores e coordenadores de curso das universidades brasileiras. Para se aprofundar na temática com os alunos, oferece workshops que orientam os estudantes em como se inscrever em prêmios de design, o que postar e, finalmente, o que os temas representam.

Best of the year: sete projetos foram selecionados mundialmente para receber a premiação em dinheiro

Quais conceitos dos estudantes são uma inovação verdadeira e viável e respondem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma criativa?

Os sete ganhadores do prêmio em dinheiro na primeira rodada do iF DESIGN TALENT AWARD 2020 levantaram questões importantes relacionadas aos ODS e receberam o título “Best of the year”. Conheça os projetos que foram selecionados pelo júri.

Organic Sewage System

A Índia é um dos maiores produtores mundiais de arroz e o farelo de arroz é seu subproduto. Às vezes descartado como lixo, também pode ser usado dentro de um sistema de sanitários e esgotos domésticos e reciclado como fertilizante orgânico para produzir mais arroz. O recipiente biodegradável é preenchido com composto e farelo de arroz para produzir fertilizante orgânico.

Projeto dos designers Song Joo Hyun e Ju Young Kim da Hansung University, Seoul, South Kore

Barcodiscount

Essas etiquetas de código de barras exibem descontos diferentes em cores diferentes quando a data de validade do produto alimentício se aproxima. Ao mesmo tempo, uma pequena parte do código de barras também muda, para que seja registrado como um produto com desconto na finalização da compra. Essa inovação economiza tempo, dinheiro e trabalho, eliminando a necessidade de publicar manualmente adesivos com desconto. Também ajuda no gerenciamento de estoque, pois a equipe do mercado de alimentos pode verificar os preços com desconto na caixa registradora.

ETNISK

Etnisk é uma coleção de soluções de armazenamento de alimentos que combinam diferentes técnicas tradicionais para prolongar a vida útil de frutas e legumes sem consumo de energia. O sul da Espanha é conhecido por seus vegetais frescos e saborosos que são exportados para o resto da Europa. Esse conhecimento inspirou a ideia do Etnisk – armazenamento de alimentos frescos que reduz a necessidade de refrigeração. Diferentes recipientes recriam as condições ideais de armazenamento para diferentes frutas e vegetações com base no clima específico em que prosperam.

Desenvolvido por Alejandro Mandrión Moreno, Universitat Politecnica de Catalunya, Terrassa, Spain

Foxpat

Foxpat foi desenvolvido para ajudar cirurgiões a praticar cirurgia de substituição do joelho. Geralmente, são necessárias cerca de 25 cirurgias para que os cirurgiões iniciantes se tornem proficientes nesse procedimento complexo. Portanto, não basta projetar ferramentas cirúrgicas mais eficientes e ergonômicas, também é vital fornecer uma plataforma de aprendizado para os cirurgiões estagiários praticarem antes de operar em um paciente real. FOXPAT é um simulador de treinamento reutilizável. É uma simulação física realista do joelho de um paciente, com sensores integrados para fornecer feedback sobre a eficácia do procedimento.

Interactive Space Reflecting Marine Environmentc

Este conceito foi desenvolvido para ajudar as pessoas a visualizar e entender a poluição marinha. É um espaço experimental que utiliza novas mídias e conteúdo interativo. No salão de exposições, os visitantes encontram o passado, presente e futuro do ambiente marinho. A intenção é dar a eles a oportunidade de refletir sobre esse recurso precioso e nossa responsabilidade de protegê-lo. Não é um aquário normal, mas um espaço onde experimentamos os oceanos poluídos metaforicamente e visualizamos os limpos e saudáveis ​​que deveríamos ter.

Das designers Subin Cho e Jungeun Jang da Sungshin Women’s University, Seoul, South Korea

Quieter

Quieter é um aplicativo de transporte projetado para pessoas com deficiência. Após uma investigação aprofundada da situação e nas necessidades das pessoas com deficiência, os projetistas identificaram quatro grupos principais: deficientes físicos, mentais, deficientes visuais e auditivos. O aplicativo oferece ferramentas e informações para todos os quatro grupos; como informações sobre estações acessíveis a cadeiras de rodas, jogos para deficientes mentais, identificação de obstáculos nas ruas para pessoas com deficiência visual e avisos na tela para pessoas com deficiência auditiva. O aplicativo também inclui monitoramento de localização em tempo real para famílias e cuidadores.

Projeto dos designers Qirui, WANG, Xinru, LI, Miao, YU, Yanan, LI da Beihang University, China.

Wire Worm

O Wire Worm é um novo dispositivo de trava de segurança automática para fios de energia elétrica. No caso de um fio quebrar repentinamente, ele desliza naturalmente em direção ao ponto de ruptura. Quando atinge o final do fio quebrado, ele automaticamente trava e envolve a extremidade quebrada para selar o fio e impedir a eletrocussão. O fio do módulo sobressalente no dispositivo também pode ser conectado para restaurar a energia temporariamente enquanto os reparos de energia estão pendentes.

Fonte: World Design Guide

Mais de Leticia Castro
Em breve as inscrições para o Design for a Better World Award 2022 estarão abertas!
A segunda edição do Design for a Better World Award traz novidades...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *