Três projetos de estudantes brasileiros são premiados no iF DESIGN TALENT AWARD 2017

O iF DESIGN TALENT AWARD, prêmio mundial que reconhece o talento de estudantes e recém-formados em cursos relacionados ao design, tem três projetos brasileiros premiados em sua edição de 2017, todos eles na disciplina Public Value (onde se encaixam propostas de apoio e suporte para ajudar e melhorar a vida das pessoas).

Na primeira edição, que teve seu resultado divulgado em março, o aplicativo InteRefugees foi o projeto brasileiro vencedor. O InteRefugees busca ajudar os refugiados, com enfoque inicial nos sírios, a partir de três principais vertentes: informação, comunicação e oportunidade. Quatro estudantes respondem pela iniciativa: Fabrizzio Nicodemo, do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior, Graziela Bonato Vieira, estudante de Psicologia, Isadora Monteiro Machado, estudante de Arquitetura e Urbanismo e Rafael Marques Panessa, do curso de design. Todos estudam na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis.

Na segunda edição, um dos vencedores foi o trabalho de conclusão de curso na graduação de design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), do estudante Evandro Almeida. O premiado “Raul da Mancha Azul” é um jogo de tabuleiro cooperativo para ​estudantes ​no início da fase escolar cujo objetivo é evitar o bullying e valorizar a diversidade entre as pessoas. “Os jogadores têm o mesmo objetivo: tirar todas as manchas azuis de Raul. Esse jogo visa propor uma reflexão às próprias crianças sobre as situações de bullying que muitas vezes realizam, presenciam ou recebem”, comenta Evandro.

E, direto do Maranhão, o grupo formado por Roseane Caldas Souza, Luis Marcos Araujo Costa e Mariana Rios da Silva, estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, desenvolveu o “Solidary Gift”, um sistema de apoio baseado na solidariedade. “Ao comprar um cartão, você paga por um produto ou serviço como uma refeição completa, uma noite de sono em alguma hospedagem, uma compra no supermercado e o doa para alguém que esteja precisando”, conta Roseane. Esse projeto é o único brasileiro a receber premiação também em dinheiro nesta edição. (O vídeo do projeto pode ser visto no link http://bit.ly/2iP6nJ1)

O iF DESIGN TALENT AWARD é realizado duas vezes ao ano e a próxima chamada estará aberta em outubro de 2017.

As inscrições são gratuitas, o projeto inscrito não pode ter mais do que dois anos e o participante pode inscrever quantos projetos quiser. São aceitos trabalhos individuais ou de equipes até quatro pessoas que se enquadrem nas seguintes categorias:

– Smart Homes, Connect Cities;
– Public Value, Life & Humanity;
– Micro Apartments;
– Future Healthcare

No Brasil, o Centro Brasil Design é o escritório representativo do iF. Mais inform

ações nos sites e www.cbd.org.br ou pelo telefone (41) 3076-7332.

Mais de Jaqueline Tiepolo
Sebrae/PR e CBD lançam calendário de eventos de design
Com o apoio da Prefeitura de Curitiba, o Serviço Brasileiro de Apoio...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *