Programa quer aproximar designers e pequenas indústrias de Curitiba

** Conteúdo Sebrae/PR

Uma série de ações que inclui workshops, oficinas, cursos e seminário vai auxiliar na preparação de profissionais da área de design para atender a demanda das pequenas indústrias de Curitiba que, em 2014, entrou para a lista de cidades criativas da Unesco, com o título Cidade do Design. O programa Eixo Indústria, do Sebrae/PR, tem a correalização do Centro Brasil Design (CBD), apoio da Unesco e da Prefeitura de Curitiba.

Curitiba passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco junto com Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen e Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria). Além de Curitiba, também são cidades brasileiras criativas João Pessoa (Artesanato e Cultura Popular), Belém (Gastronomia), Brasília (Design), Florianópolis (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Salvador (Música) e Santos (Cinema).

A consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski integra o Comitê Gestor para o Selo Curitiba Cidade do Design da Unesco, que também conta com representantes do município, do setor acadêmico e da sociedade civil. O Comitê tem o papel de fortalecer ações ligadas ao design e conectar pessoas e instituições que trabalham com inovação nesta área da economia criativa, considerada importante para o crescimento sustentável da capital do Paraná.

Uma das ações articuladas é o calendário Eixo Indústria, circuito com seis eventos, que teve início em agosto e será finalizado em dezembro de 2019,  e acontece na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Segundo a coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, as capacitações são necessárias para que os profissionais atuem dentro das pequenas indústrias. “As grandes empresas têm condições de contratar profissionais, mas as pequenas, na maioria das vezes, encontram dificuldades neste processo. Existe um distanciamento e pretendemos aproximá-los. Os assuntos do programa foram demandados pelos profissionais e é uma oportunidade para fomentar negócios mais inovadores”, diz.

O próximo workshop, com o tema ‘Design Estratégico: Como Design Thinking se relaciona com o Marketing Digital’, acontece no dia 29 de agosto, das 8h30 às 12h30. No dia 17 de setembro, acontecerá o workshop ‘Design e Governança Criativa’, das 10 horas às 12 horas, com o facilitador Lincoln Seragini. Em outubro, de 1º a 4, acontece o curso ‘O poder da arte e do Design para competividade nos negócios’, com o facilitador Sérgio Póvoa Pires.

Já no dia 5 de novembro, das 8h30 às 12h30, está previsto o Seminário Internacional ‘Design for a Better World’. Em dezembro, no dia 5, o calendário encerra com a realização da Semana D, com uma visita guiada à Bienal Brasileira de Design Gráfico, no Museu Oscar Niemeyer, das 10 horas às 12 horas.

Para participar da programação é necessário se inscrever na plataforma https://www.sympla.com.br/. A programação é totalmente gratuita, sendo possível se inscrever em uma ação específica ou em todas elas, conforme a disponibilidade de vagas.

A diretora técnica do CBD, Ana Brum, acredita que a proposta de profissionalizar os prestadores de serviço da área é oportuna para que eles entendam o ‘olhar’ das empresas. “Temos na programação profissionais capacitados em suas áreas, com oficinas práticas, palestras dinâmicas e que geraram interesse imediato”, comenta. Ana Brum abriu a série de eventos com a oficina “Gestão de marca: o branding além do design”, que aconteceu na manhã do dia 15 de agosto e teve a lotação máxima.

Mais de Jaqueline Tiepolo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *