Países da América Latina discutirão Políticas Públicas e Design no Brasil

O Centro Universitário IESB em colaboração com o Centro Brasil Design (CBD) e com apoio do Consejo Sectorial de Diseño de Uruguay, estão organizando o X Encontro de Políticas Públicas e Design (EPP&D), de 11 a 13 de setembro de 2019, em Brasília-DF, Brasil.

Com patrocínio do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos o evento ainda conta com o apoio das seguintes associações: Adegraf, ADGBrasil, ADP, ABEDESIGN e ABD.

O objetivo do EPP&D, criado pela Rede Latinoamericana de Políticas Públicas e Design, é compartilhar experiências exitosas e inovadoras de implementação de políticas de gestão do design para o desenvolvimento cultural, tecnológico, econômico e social da América Latina.

Durante o encontro são realizadas conferências e grupos de trabalho que analisam referências internacionais e nacionais na gestão do design nos campos acadêmico, público e privado.

O encontro inclui uma oportunidade de apresentar o trabalho da Rede Latino-Americana de Design aos diversos atores sociais e políticos que nele participarão, com um primeiro dia aberto ao público para a troca de experiências entre a sociedade civil, a academia e o governo.

As mesas redondas abordarão temas como design para todos, inovação cidadã e novas tendências, o papel do Estado na promoção do setor produtivo, o escopo transversal do design para outras disciplinas e em diferentes níveis educacionais, em especial, a ciência e a tecnologia.

Desde sua criação, a Rede Latino-Americana de Políticas Públicas e Design é formada por um grupo multidisciplinar de latino-americanos relacionados à gestão do design, que trabalha voluntariamente em conjunto para promover o design em sua dimensão política articulada as políticas públicas dos países da América Latina.

Na última edição, realizada em Montevidéu – Uruguai, estiveram presentes 250 convidados, tendo oito países presentes: México, Colômbia, Equador, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Neste ano a edição será, pela primeira vez, no Brasil, em Brasília – DF. A proposta é apresentar ao final desta edição comemorativa de 10 anos um manifesto, Carta de Brasília, que reunirá as boas práticas e também as diretrizes de encaminhamentos futuros, coesos e alinhados entre os países sobre a importância do design nas políticas públicas.

O ineditismo também se revela com a assinatura de duas Cidades Criativas pelo Design na UNESCO, Brasília e Curitiba, ambas apoiando o evento internacional com a certeza de que a iniciativa trará reflexos importantes na condução das ações de design para o Brasil e para os países Latinoamericanos.

Confira a programação:

DIA 1 – 11 de Setembro de 2019  – Design e Competitividade

08:30       Café de boas-vindas
Exposição virtual dos premiados no Prêmio IF
09:00       Cerimônia de Abertura
09:50       Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (IESB e CBD)
09:55       Homenagem ao IESB
10:00       Apresentação da Marca Brasília pelos alunos do IESB.
10:10       Apresentação da Marca do X Encontro pelos alunos do IESB.
10:20       Cidade Criativa Unesco, Categoria Design.
10:50       Palestra: Políticas Públicas e Design: onde isso pode nos levar?  Dra. Gisele Raulik-Murphy . Líder de Inovação Aberta – Celepar – PR
11:50       Lançamento do Dicionário do Design_ Dis.Glosario
12:00       Almoço
15:00       Mesa redonda: O Cenário Brasileiro de Suporte ao Design
16:30       Palestra internacional: O Design Universal. Francesc Aragall / Design for All Foundation. Barcelona – Espanha
17:30       Encerramento.

Serviço:

Inscrição para o primeiro dia do Encontro a ser realizado em 11 de setembro de 2019, das 9h às 17h, no Auditório Benedito Coutinho – Campus Norte – Centro Universitário IESB. Endereço: SGAN 609 – Módulo D L2 Norte – Brasília – DF
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpcwifEbSOP_tFsTPmF90suZNXKaEPq0-iFlOdqvCOwWTLgw/viewform

Mais de Leticia Castro
Consultoria de design e inovação desponta como solução para alavancar empresas
Quando o assunto é sustentabilidade e longevidade, as gestões de pequenas, médias...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *