DFBW Award 2023: conheça o troféu assinado pela designer Ana Couto

O Troféu Curupira, que premia os vencedores do Design for a Better World Award, é um dos destaques da premiação promovida pelo Centro Brasil Design que valoriza soluções de impacto positivo para o planeta. A cada edição do prêmio, o troféu desenvolvido em 2021 pelo premiado escritório Furf Design Studio é customizado por um novo criativo. Neste ano, a personalização da peça ficou a cargo da renomada designer Ana Couto, fundadora da agência homônima.

“Estamos muito felizes em criar o troféu da terceira edição do Design for a Better World. Um prêmio inédito no Brasil que nasce com a vocação de reconhecer não só criações inteligentes, mas soluções com impacto positivo para a sociedade. É uma visão muito alinhada com o papel do design que acreditamos por aqui. Foi simplesmente uma delícia poder criar em cima de um troféu que já chega cheio de simbolismo com o curupira, um ícone da nossa cultura”, conta Ana Couto. 

A estatueta que premiará as melhores iniciativas apresentadas no DFBW Award 2023 será produzida com materiais de baixo impacto ambiental: esculpida em blocos de madeira de descarte, a peça será adornada por um manto de papel. A provocação é que a cada edição o Troféu Curupira seja produzido com um material diferente, sempre o mais sustentável possível. Em 2021, ele foi produzido em micélio, um material feito a partir de descartes da agroindústria, e, em 2022, com cerâmica. 

“O troféu é um dos grandes diferenciais do prêmio, um objeto de desejo. A cada ano, temos convidado grandes designers para assinar o troféu. Neste ano, a Ana Couto está trazendo uma proposta muito inovadora. Ela vem falando muito da importância do design brasileiro, da nossa diversidade e sobre como olhamos para todos esses aspectos culturais que temos aqui, o que tem tudo a ver com o Design for a Better World”, diz Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design.

Troféu Curupira 2023

Como o nome sugere, o troféu tem como maior inspiração a entidade protetora das florestas, vinda do folclore indígena tupiniquim: o curupira. Pés que apontam para o lado contrário servem como convite para olhar para o passado, enquanto o rosto virado para frente mostra o caminho para o futuro. A referência é um lembrete para reconhecer sabedorias ancestrais para desenhar um mundo melhor. 

Com o tema “Retomada”, a estatueta deste ano é inspirada nos tradicionais mantos feitos com as penas vermelhas da ave guará, o Manto Tupinambá. Esses objetos históricos e ritualísticos foram levados do Brasil para coleções no exterior. A proposta é retomar esse artefato ancestral, simbolizando o resgate e valorização do que é originalmente brasileiro. O manto vermelho faz reverência aos povos originários desta terra e ao elemento fogo, do curupira.

“Queremos que as pessoas conheçam o significado desse troféu e que fiquem honradas em recebê-lo”, afirma Ana Couto.

Edições anteriores

Troféu DFBW Award 2021, por Furf Design Studio e Mush.

Criado pelos designers Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, a primeira versão do Troféu Curupira premiou os ganhadores do DFBW Award 2021. A estatueta foi fabricada com biocomposto de micélio, que foi desenvolvido pela startup paranaense Mush, a partir de descartes da agroindústria. O material é um dos mais sustentáveis disponíveis atualmente no mundo.

Na segunda edição, em 2022, o desafio criativo de repensar o Curupira ficou com Gustavo Greco, da Greco Design. Mantendo-se as formas originais, o troféu de 2022 foi produzido em cerâmica, em parceria com o Ateliê de Cerâmica. O resultado foram peças com variações no uso dos pigmentos, que fizeram com que cada uma tivesse suas peculiaridades. “O Greco trouxe um novo olhar para o Curupira trazendo um material de Minas Gerais, que é onde ele está, e ressaltando a importância da cerâmica no âmbito da tradição regional e da sustentabilidade”, afirma Letícia Castro.

Estatueta do Curupira criada por Gustavo Greco.

Design for a Better World Award 2023

As inscrições para o Design for a Better World Award 2023 estão abertas até o dia 8 de setembro de 2023. A iniciativa, que está em sua terceira edição, foi criada para premiar projetos que utilizam o design para criar um mundo melhor. A proposta do DFBW Award é enaltecer soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, além de valorizar a cadeia do design e a economia circular. 

Pessoas, negócios, startups e organizações que contribuem com iniciativas para transformar o mundo podem inscrever seus projetos no DFBW Award. Para concorrer à premiação na edição de 2023, acesse o regulamento, que traz todas as informações sobre as condições de participação, cronograma, áreas de atuação, critérios de seleção e demais assuntos relevantes aos participantes.

Inscreva-se e mostre que você faz sua parte para transformar o planeta!

Mais de Centro Brasil Design
Galeria Melissa Londres
Depois de ganhar fãs em Nova Iorque e em São Paulo com...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *