Design for a Better World debate o design como ferramenta transformadora

No último dia 8, o Centro Brasil Design promoveu a primeira edição do evento “Design for a Better World” e reuniu empresários, instituições e pessoas interessadas em debater o papel do design alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

No auditório do Sebrae/PR, a plateia foi questionada sobre o que fazemos enquanto designers, empresas, cidade e país para buscar soluções para os tantos desafios presentes na sociedade atual. Srini Srinivasan, presidente eleito da World Design Organization (WDO), foi o nome internacional do evento que trouxe ao debate alguns dos 17 ODS afetados pelo design e que devem ser explorados pela comunidade da área. “Precisamos de ações coletivas entre cidadãos, empresas e governos, frente aos objetivos que permitem aplicações práticas”, disse Srini.

O evento trouxe empresários e cases sociais e de sustentabilidade, como o projeto Caravela, da Furf Design Studio. Por meio de um vídeo, os designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha contaram sobre o projeto que despolui corpos de água urbanos de forma totalmente sustentável. Outro exemplo mostrado no evento foi da startup Yvy, uma marca de produtos de limpeza 100% naturais. O empresário Marcelo Ribeiro mostrou como os produtos funcionam, por meio de cápsulas retornáveis e o impacto positivo que o projeto alcança.

Waldick Jatobá, conselheiro do Instituto Campana, também participou do evento com a história da instituição que desenvolve projetos com comunidades do Brasil junto com os irmãos Humberto e Fernando Campana, como o projeto Arrastão.

Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, trouxe para o debate números brasileiros que demonstram os impactos ambientais e sociais e como a ONU atua para combater os desafios que a realidade apresenta. Na ocasião, foi assinada uma carta de compromisso do CBD como parceiro global para a promoção dos ODS.

O evento teve o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Eletrolux. Já os apoiadores são a Rede Brasil do Pacto Global, Sebrae/PR, o Instituto Campana, Instituto Bardi, Centro Europeu, Sérgio Pires, World Design Organization, MADE, Universidade Federal do Paraná (UFPR), iCities Grupo OM, Furf Design Studio, Copel e Instituto Jaime Lerner.

Fotos: Regis Santos Fotografia

 

Mais de Jaqueline Tiepolo
Primeiro termo de encerramento da segunda edição do Design Export é assinado
A Akiyama é a primeira empresa da segunda edição do Design Export...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *