Conheça os vencedores da 25ª edição do Prêmio Salão Design

Dentre os 575 projetos inscritos, 11 foram contemplados na mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário

Com 35 anos de história, o Prêmio Salão Design conquistou credibilidade internacional na área do design de mobiliário – chancelando o talento de profissionais e estudantes ao redor do planeta. Realizada desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a mais tradicional premiação brasileira do segmento revela agora quem são os 11 projetos contemplados na sua emblemática 25ª edição. Conheça os premiados!

CATEGORIA 01: DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO

CATEGORIA 02: DESAFIO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2023

CATEGORIA 03: DESAFIO DO USO DE PAINEL

CATEGORIA 04: DESAFIO DA TECNOLOGIA EMBUTIDA

CATEGORIA 05: DESAFIO DAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS

CATEGORIA PRÊMIO ESPECIAL: MADEIRAS ALTERNATIVAS

CATEGORIA PRÊMIO ESPECIAL: VOTO POPULAR

A AVALIAÇÃO

O resultado chega após duas fases de avaliações feitas por profissionais que são referência no mercado. Na primeira etapa, técnico-funcional, os 562 projetos inscritos passaram pelo olhar dos jurados Adriana Fontana (ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (CBD – Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai – RS). Desses, 228 foram aprovados e considerados finalistas, passando para a segunda etapa de avaliação estético-criativa.

Em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, entrou em cena o segundo júri para analisar presencialmente os 189 projetos entregues. Esse grupo foi formado por Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo). Juntos, definiram nove premiados de 2023.

As distinções se completam com mais dois Prêmio Especiais, Prêmio Madeiras Alternativas e o Prêmio Voto Popular, totalizando 11 contemplados. O primeiro é uma categoria especial em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que teve colaboração da pesquisadora associada ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF do SFB), Vera Coradin, e o segundo contou com a participação do público, que votou em seus projetos favoritos.

No site salaodesign.com.br estão disponíveis os pareceres do júri estético-criativo sobre cada premiado, bem como seus depoimentos sobre os desafios do Prêmio Salão Design 2023.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias.

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação conta com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.

SOBRE O SINDMÓVEIS

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *