Design de Embalagens: 50 Embalagens Criativas

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Pense em sua compra mais recente.

Por que você comprou o produto daquela marca específica? Foi uma compra impulsiva ou você realmente precisava daquilo?

Agora que você está pensando nisso, possivelmente percebeu que comprou aquilo porque era interessante. Sim, você talvez precisasse de um xampu, mas você precisava de um xampu daquela marca? Aquele, com embalagem elegante e visual caro? Não, mas você comprou, pois pensou que isso faria você se sentir especial, mesmo sendo um produto igual ao da seção de promoções.

Este é o propósito da embalagem. Quando feita de maneira correta e criativa, ela se torna responsável pela venda do seu produto. A embalagem chama a atenção, transmite uma mensagem e faz o consumidor se sentir de uma maneira específica.

Saber o que fazer para destacar seu produto nas prateleiras é difícil. Por isso, dê uma olhada nestas 50 embalagens criativas, inspire-se e aprenda como criar embalagens de sucesso.

01. Use padrões

 

Behance/Anagram

Use padrões de design para incrementar uma embalagem. Este display para ferramentas tem uma estrutura simples, mas se diferencia pelas listras interessantes no fundo. O esquema de cores transmite qualidade e americanismo, e as ferramentas falam por si.

 

02. Considere todos os espaços disponíveis

 

Behance/Anagram

Ao criar uma embalagem, utilize cada centímetro dela. Esta caixa usa um padrão floral em seu interior. Em vez de deixar a parte interna sem nada, o padrão faz com que o produto dentro da caixa pareça mais sofisticado.

 

03. Não tenha medo da simplicidade

 

Behance/Anagram

Às vezes, a simplicidade é fundamental. O material reciclável em tom terroso desta embalagem proporciona uma sensação natural, que se consolida com a ilustração da pena. As cores chamativas dos rótulos harmonizam com o design e proporcionam um toque mais moderno à embalagem.

 

04. Pense na experiência do usuário

 

Behance/Anagram

Considere as ações de uma pessoa quando ela estiver interagindo com o seu produto. Neste caso, o produto é um luxuoso par de pantufas. Como é um produto requintado, ele vem dentro de uma sacolinha de tecido, colocada dentro da caixa. O comprador, ao abrir a caixa, encontra outro pacote dentro dele e, finalmente, o produto. A simples ação de criar camadas de embalagem proporciona requinte, facilitando a decisão do comprador de pagar alguns reais extras pela experiência.

 

05. Complemente o produto

 

Behance/Marie Zieger/Identidade visual por moodley

Faça com que o design da embalagem complemente o produto. Este pacote parece simples e natural, como o seu conteúdo. Você pode ver o produto dentro da embalagem antes de realizar a compra, dando a impressão de transparência e de orgulho do que está sendo vendido.

 

06. Seja brincalhão

 

Behance/Tried&True Design

Se você tem a oportunidade de brincar com sua embalagem, faça isso. Esta embalagem é incrivelmente divertida e, ao mesmo tempo, simples. A ilustração interage com o produto e também permite que ele se destaque. As cores se harmonizam com as framboesas, e o personagem comendo as frutinhas indica a qualidade do produto.

 

07. Seja ousado

 

Behance/Futura

O uso de um padrão interessante, com cores e formas diversas, é uma ótima maneira de destacar algo. Esta embalagem de tequila usa um padrão assim. Além disso, possui um visual realmente único. Ela parece divertida e promete um bom momento de descontração se você escolher este produto.

 

08. Faça diferente

 

Behance/Maude Paquette-Boulva

Se você tem um produto que muitas outras pessoas também produzem, tente mostrá-lo de maneira inovadora. Esta embalagem de mel deu um passo na direção certa ao usar uma caixa feita de cera de abelha, deixando de lado o típico recipiente de plástico ou de vidro. E o melhor de tudo: após usar o produto, você pode virá-lo de ponta-cabeça e usá-lo como vela. Você pode queimar o pacote, fazendo com que o produto se torne completamente livre de desperdícios.

 

09. Considere o processo

 

Behance/Priscilla Grassi/Jorge Gálan

10. Use estilização

 

Behance/Robinsson Cravents

Não se sinta na obrigação de fazer com que suas ilustrações e seus gráficos sejam completamente realistas. Se você puder estilizar sua imagem e usá-la como elemento de textura, faça isso. Esta embalagem usa a simples ilustração de uma cabeça. O cabelo balança por toda a caixa, criando um padrão como pano de fundo. À primeira vista, você não sabe o que o padrão significa, mas à medida que você explora a embalagem, percebe que é um cabelo.

 

11. Não se limite

 

Behance/The6th Studio

Se for melhor colocar seu produto em um certo tipo de embalagem, não se limite à ideia básica. A melhor embalagem para este sabonete é uma caixa. Porém, em vez de usar uma caixa comum, este produto possui uma embalagem que abre como se fosse um livro. A ação de “virar a página” torna a embalagem muito mais especial e interessante; além disso, faz com que a embalagem se torne algo que vale a pena guardar e usar como elemento decorativo.

 

12. Seja moderno

 

Behance/Saana Hellsten

Designs modernos, elegantes e simples se destacam. Use linhas visíveis, cores simples e fontes não-serifadas para obter um visual moderno. Esta série de embalagens adotou uma abordagem bem atual, tornando-se ainda mais moderna ao não focar em um gênero específico. Ela é neutra e, por isso, atrai a atenção dos observadores instantaneamente, curiosos sobre o público desta série de produtos.

 

13. Use texturas

 

Behance/Yiannis Ghikas

Em vez de usar somente textura visual, use também uma textura palpável. Pessoas vão interagir fisicamente com a sua embalagem, então atraia o toque, não apenas a visão. Esta série de embalagens de repelente usa textura na base de cada frasco. A textura não apenas ajuda o usuário a segurar melhor o produto, como também proporciona às mãos uma sensação interessante e, visualmente, conecta-se com a imagem localizada no topo da embalagem.

 

14. Seja intenso

 

Behance/Mitina Anastasia

Se o seu produto tem um colorido intenso, inspire-se nisso. Use toques de cores intensas na sua embalagem – como nesta série de embalagens de bala. Cada tipo de bala tem uma cor diferente, e cada embalagem usa a cor da bala correspondente nas laterais e nos gráficos. A linha de produtos se conecta como um todo, mas é única o suficiente para você conseguir diferenciar os produtos (sem precisar olhar para as balas).

 

15. Conte uma história

 

Behance/Jonathan Yurek

Se você conseguir contar uma história através da sua embalagem, vai fazer um grande favor a si mesmo. As pessoas adoram histórias, e elas adoram descobrir informações. Esta embalagem de meias conta uma história única. Ao tirar as meias da embalagem, um tufo de algodão aparece, simulando a fumaça gerada pelas fábricas de meias do passado.

 

16. Use as suas raízes

 

The Dieline/Judit Besze

Analise o que o seu produto representa e mostre isso em sua embalagem. Esta linha de beleza representa simplicidade, naturalidade e ingredientes puros. A marca mostra tudo isso através da embalagem. Ela é simples, clara e visualmente natural. A caixa em tom terroso também adiciona um toque bacana ao aspecto natural.

 

17. Seja criativo

 

The Dieline/Ahhaproject

Você pode criar uma embalagem bacana, mas se você puder criar um produto de visual legal, você se tornará um vencedor. Pegue este sabonete de leite como exemplo. É apenas um sabonete feito de leite – e poderia, facilmente, ser apenas mais um sabonete retangular. Porém, o sabonete se tornou um picolé, saindo do lugar-comum e estabelecendo uma relação direta com o leite presente nele.

 

18. Considere a parte de dentro

 

The Dieline/Tait Design Co.

A parte externa da embalagem deve ser interessante, mas e a parte de dentro? Se o seu produto possui múltiplas peças, mostre cada uma delas separadamente. Esta embalagem de ioiô possui pequenas divisórias para cada peça do brinquedo, e todas elas se encaixam perfeitamente dentro dos compartimentos. As cores do produto têm relação com as cores da caixa, formando uma composição bacana.

 

19. Sirva para outro propósito

 

The Dieline/KOREFE

Ser sustentável é uma ótima maneira de fazer as pessoas gostarem da sua marca. Um jeito de fazer isso é dando à embalagem do seu produto um propósito diferente. Estas garrafas parecem embalagens normais de produtos de limpeza; mas quando você interage com elas, percebe que elas não são feitas de plástico. Elas são garrafas de porcelana, e a intenção é fazer com que você reutilize as embalagens depois que o produto acabar.

 

20. Brinque com os sentidos

 

The Dieline/Depot WPF

Tente utilizar todos os sentidos de seu cliente através da embalagem, se você puder. A sensação de toque é reproduzida nesta embalagem de lençol. Pequenas peças foram inseridas dentro da embalagem antes de ela ser fechada a vácuo, criando um efeito 3D em relevo. É interessante não só para os olhos, mas também para as mãos.

 

21. Deixe o produto falar

 

The Dieline/Watts Design

Se você tem um produto de qualidade, deixe-o falar. Não sinta a necessidade de envolvê-lo em algo brilhante e chamativo se não for preciso. Estas meias-calças são de excelente qualidade e bonitas. Em vez de escondê-las dentro de uma caixa, elas ganharam destaque, permitindo ao comprador ver como são incríveis.

 

22. Limite os recursos usados

 

The Dieline/Mapache

Embalagens custam dinheiro, simples assim. Se você não precisa de uma embalagem completa, não a utilize. Estes cabos de música são embalados de maneira muito simples e, ao mesmo tempo, eficiente. Os embrulhos de papel possuem um belo design, com toques de dourado, e as cores utilizadas correspondem às cores dos produtos.

 

23. Deixe o consumidor espiar

 

The Dieline/Arithmetic

Quando o assunto é produto alimentar, ver o que se está comprando é muito importante. Como saber o que há dentro dos pacotes e caixas quando não é possível visualizar o conteúdo? Estes biscoitos para cães possuem uma embalagem com abertura transparente, para que você possa ver exatamente o que vai dar ao seu cãozinho. Você não vai ter surpresas quando abrir o pacote em casa. Além disso, você pode analisar a qualidade do produto simplesmente olhando para ele.

 

24. Seja luxuoso

 

The Dieline/Aaron-Harper Lee

As pessoas gastam bastante dinheiro com licor. Com tantas marcas por aí, que tal garantir que seu licor se destaque nas prateleiras? Este licor fez o dever de casa. Ele possui uma caixa única, vem com dois copos de vidro e sua embalagem possui tons de amarelo e rosa vibrantes. Ele simboliza a ideia de um bom momento e pode ser usado para comemorar um fim de semana bem aproveitado.

 

25. Use poucas cores

 

Creative Bloq/Big Fish

Limite sua paleta de cores para criar um visual coeso. A embalagem deste biscoito de arroz usa uma paleta de cores que tem a ver com o sabor do biscoito, sal marinho e balsâmico – por isso a temática náutica. Os tons de azul se harmonizam muito bem, e o laranja proporciona um toque acentuado.

 

26. Utilize o produto

 

Creative Bloq/Gürtlerbachmann GmbH

Se você puder usar o produto como parte da embalagem, faça isso. Estes sapatos possuem incríveis embalagens em formato de pássaro. Em vez de simplesmente deixar os sapatos dentro das caixas, os cadarços são usados para dar a ilusão de minhocas nos bicos dos pássaros.

 

27. Seja atual

 

Creative Bloq/Sasha Kischenko

Use as tendências atuais para deixar sua embalagem mais moderna. Esta cerveja usa uma fonte incrivelmente popular não apenas como branding, mas também como homônimo. É simples, clara, moderna e tem um visual meio hipster.

 

28. Pense fora da caixa

 

Creative Bloq/Designate

…Ou em alguns casos, no que vai dentro dela. Saia do lugar-comum quando o assunto é o tipo de embalagem que produtos como o seu devem ter. Água, geralmente, vem dentro de uma garrafa plástica. Porém, esta aqui vem dentro de uma embalagem de papelão. Não deixa de ser água, mas é diferente de todas as outras águas do mercado, e isso vai fazer com que ela se destaque.

 

29. Use uma imagem interessante

 

Creative Bloq/Johannes Schulz

Use uma imagem excêntrica, inesperada. Por sorte, o nome desta vodca é excêntrico, de modo que a imagem foi baseada nele. A espinha parece ser em 3D, por conta da forma como foi impressa no vidro, e proporciona um efeito maravilhoso.

 

30. Seja literal

 

Creative Bloq/Saturday Mfg

Se o seu produto é fabricado de uma certa maneira, tente inserir isso em sua embalagem. Estes cookies, por exemplo, são assados em um forno. Então, por que não fazer com que a embalagem seja um forno? É uma maneira de dar um toque lúdico e afetivo à caixa de cookies convencional. Além disso, transmite a sensação de um verdadeiro deleite.

 

31. Crie familiaridade

 

Creative Bloq/Stranger & Stranger

Existe algo familiar quando se trata do seu tipo de produto? Tente usar isso em sua embalagem para obter uma compreensão universal. Esta garrafa de bebida alcoólica não tem apenas um rótulo incrivelmente detalhado, mas também um divertido embrulho de papel marrom  — representando o modo como as pessoas costumam esconder a bebida em público em certos países. Muitas pessoas sabem o que isso significa e podem dar uma boa risada.

 

32. Inclua interação

 

Creative Bloq/J Walter Thompson

Se a sua embalagem for interativa, as pessoas vão amá-la. Esta garrafa de Smirnoff possui um embrulho que você precisa “descascar”. A embalagem também é igual à fruta que dá sabor à bebida, fazendo com que ela pareça mais natural.

 

33. Seja esquisito

 

Creative Bloq/Naoto Fukasawa

Faça com que as pessoas se sintam desconfortáveis, se este for o seu estilo. Estas embalagens de suco são muito, muito estranhas. A semelhança das embalagens com as frutas reais é incrível; e vê-las em forma de caixa faz com que o consumidor olhe duas vezes. A embalagem de cada suco dá a impressão de que você está bebendo diretamente da fruta, fazendo com que o produto pareça mais saudável.

 

34. Use humor

 

Creative Bloq/Poilu

Ser um pouco brincalhão com sua embalagem é divertido. Se você pode fazer alguém sorrir ao olhar para o seu produto, por que não fazer isso? Estes pincéis atuam como pelos faciais nestas embalagens com rostos ilustrados. Eles são divertidos de olhar e, definitivamente, diferenciam-se de outros pincéis.

 

35. Não tenha medo de exagerar

 

boredpanda/Lacy Kuhn

Exagere suas formas, cores e ilustrações quando puder. Esta marca de cereal usa um urso como personagem (porque eles gostam do sabor de mel). Em vez de usar apenas uma foto fofa de urso, a embalagem tem a forma de um urso de boca bem aberta, empanturrando-se de cereais deliciosos.

 

36. Transforme em algo diferente

 

boredpanda/Soon Mo Kang

Só porque seu produto é uma coisa, não significa que ele não pode parecer algo diferente. Seja criativo com o visual do seu produto. Em vez de usar um sachê de chá comum, esta marca de chá transformou os sachês em camisetas, utilizando cabides como complemento. O cabide mantém o sachê dentro da xícara, tornando o acessório funcional, não apenas estético.

 

37. Transforme a embalagem no produto

 

boredpanda/Igor Mitin

Mostre do que seu produto é feito através da embalagem. Este perfume, chamado Zen, é feito de bambu. Em vez de usar uma ilustração ou impressão de bambu, o frasco virou um bambu. A embalagem, então, tornou-se um símbolo do produto, algo bonito de exibir.

 

38. Incorpore beleza

 

boredpanda/Natalia Ponomareva

As pessoas amam coisas bonitas. O ato de comprá-las e usá-las faz com que se sintam bem. Este é outro sachê de chá interessante, porém, com uma proposta diferente: é um sachê em forma de pássaro. Ele flutua lindamente dentro da xícara, como se estivesse voando, e transmite uma sensação de serenidade.

 

39. Seja ridículo

 

Creative Guerrilla Marketing/Scholz & Friends

Seja extremo, ridículo mesmo. O tênis Nike Air não é embalado em uma caixa; ele é embalado em um saco cheio de ar – isso mesmo. É tão literal, mas tão criativo! Você sente a necessidade de colocar as suas mãos sobre a embalagem, tornando-a incrivelmente eficaz.

 

40. Use o produto para criar algo

 

Creative Guerrilla Marketing/Corrine Pant

Use o produto para criar uma imagem, mas certifique-se de que ela tem a ver com o que você está vendendo. Estes fones de ouvido são usados para criar imagens de notas musicais. Como as notas não foram impressas no papel, elas são 3D e, realmente, proporcionam algo a mais ao pedaço de cartolina.

 

41. Arrisque-se

 

Creative Guerrilla Marketing/Dennis Evers
Ser um pouco sugestivo pode atrair um público diferente. Este produto poderia ser apenas um item comum, mas o pacote mostra outra coisa. A embalagem está, na verdade, promovendo a conscientização sobre o câncer de mama e consegue chamar a atenção de maneira eficaz.

 

42. Seja mórbido

 

Creative Guerrilla Marketing/Reynolds and Reyner

Choque os seus consumidores. Esta embalagem de cigarro é bem chocante. Ela mostra a verdade, já que os fumantes sabem dos riscos de acender um cigarro. Embora não seja a melhor estratégia de marketing, certamente chamam a atenção.

 

43. Ultrapasse os limites

 

Creative Guerrilla Marketing/Raewyn Brandon

Seja menos ortodoxo com sua embalagem. Se os consumidores conseguirem perceber a ligação entre seu produto e a embalagem, isso significa que você não foi longe de mais. Este gel de vodca tem uma embalagem que parece um tubo de pistola de vedação. Ela proporciona uma maneira interessante de aplicar o produto, dando um toque divertido aos géis industriais.

 

44. Aborde a situação

 

Creative Guerrilla Marketing/Acholz & Friends Berlin GmbH

Tente mostrar a razão pela qual alguém precisa do seu produto. Estes tampões de ouvido fazem isso. A tampa da embalagem parece o botão de volume de um aparelho de som, e a ação de abrir a embalagem “abaixa” o volume. A tampa não abafa o som, e sim os tampões de ouvido, mas a brincadeira dá um toque divertido.

 

45. Relacione o problema com a solução

 

Creative Guerrilla Marketing/BBDO Dusseldorf GmbH

Esta embalagem é de um remédio de digestão à base de plantas. Ele faz graça com as carnes. Quando as pílulas são retiradas da cartela, parece que os animais foram atingidos em um campo de tiro. A embalagem combina com o slogan “mire as comidas pesadas” e faz com que o produto pareça ser eficiente.

46. Faça parecer algo que não é

 

Packaging of the World/remark studio

Faça com que seu produto pareça outra coisa – mas nada muito drástico. Cerveja em lata é algo barato; mas, geralmente, a embalagem também não é grande coisa. Esta cerveja é enlatada, mas parece que está dentro de um copo de vidro. O contraste entre a borda e o resto da lata cria um efeito interessante e único.

 

47. Use o produto a seu favor

 

From Up North/Kei Meguro

Use a textura, a cor ou a forma do produto a seu favor. Esta embalagem de carne usa a própria carne como elemento do design. O espaço negativo na imagem dos animais revela o produto, criando um contraste entre como o produto era (um animal) e como é agora (uma carne).

 

48. Seja compacto

 

Yanko Design/Kurt Rampton/BOLTgroup

Se você pode fazer algo menor funcionar, faça isso. Quanto mais compacto, mais fácil será para armazenar e transportar. Estes pen drives estão conectados através de um pedaço de cartolina. A embalagem tem o tamanho de um cartão de crédito e cabe, facilmente, dentro de uma carteira. Se você precisar dar a alguém um arquivo digital, simplesmente destaque um pen drive da cartela, carregue o documento e entregue o drive. É conveniente e lembra aqueles populares panfletos destacáveis.

49. Exagere

 

Packaging of the World/Hani Douaji

Vá além com o seu design, pois nunca se sabe as soluções interessantes que você pode descobrir. Trident usou a forma do seu produto para criar dentes. Em vez de usar apenas a boca vermelha comum, a marca adicionou bigodes e pelos faciais engraçados. Ou seja, Trident pegou uma ideia única e foi mais além.

 

50. Desconstrua a embalagem

 

Buzzfeed/Preston Grubbs

Pegue o seu produto e faça com que ele se torne uma embalagem abstrata. Em vez usar pequenas caixas de suco de laranja comuns, a marca transformou as caixas em “fatias” de uma laranja, colocadas dentro do mesmo material que as laranjas frescas são embaladas, formando algo parecido com uma laranja inteira.

 

Agora é com você

Após descobrir as infinitas possibilidades que existem para criar embalagens supercriativas, não hesite em extrapolar os limites. A sua embalagem pode ser funcional, reutilizável, divertida ou simplesmente estranha. Uma coisa é certa: quanto mais criativa e inspiradora ela for, mais fácil será para vender seu produto.

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