O Centro Cultural Veras, espaço múltiplo que conjuga arte contemporânea e outras linguagens como yoga e agricultura familiar, em Florianópolis, está com três andares ocupados pela exposição VERAS Design, que traz a produção de 27 estúdios de design, principalmente residentes ou com origem em Santa Catarina. A abertura aconteceu no dia 3 de abril, às 19h, na sede da instituição. O projeto inclui uma agenda com entrevistas realizadas de forma on-line, rodas de conversa presencial, visitas guiadas e oficinas, tudo gratuito.
A programação de entrevistas on-line inclui uma conversa sobre Fomento em Design com Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design. Será no dia 29 de abril (terça-feira), às 19 horas, transmitida pelo canal do portal ArqSC no YouTube. A entrevista será conduzida por Simone Bobsin, uma das curadoras da exposição junto com a artista Celaine Refosco e o professor e designer Célio Teodorico.
EXPOSIÇÃO
Entre a seleção realizada pela curadoria, tem estúdio de Chapecó com a presença de Ibanez Razzera e a poltrona Farm vencedora do The Best In Show no ICF de NOVA YORK (2022); Criciúma com o estúdio Biologique, mesmo nome do filtro, que ganhou um dos principais prêmios mundiais de design, o IF Design Award (2024); Ana Gern de Joinville com o vaso Afago produzido de forma artesanal junto a comunidades de crocheteiras; de Itajaí os designers Jeferson Branco (Forbes Under 30), Estúdio Prosa, T44 Studio, Luiza Caldari e Giácomo Tomazzi, este último residente em São Paulo. O nome internacional de Jader Almeida também apoia o VERAS Design na produção do mobiliário expositivo que tem projeto da arquiteta Thaisa Kleinübing.
RECORTE CURATORIAL
VERAS Design propõe uma pesquisa permanente da produção catarinense para apresentar um panorama do setor e mostrar a produção dos designers. O recorte nesta primeira edição aglutina diferentes escalas do design, do objeto e processos a arquitetura, e contempla três eixos curatoriais:
Arranjos Industriais – peças criadas e desenvolvidas por designers e executadas por empresas, sempre adeptos aos raciocínios de produção industrial.
Novos Futuros – iniciativas e experiências realizadas por indivíduos ou estúdios que detém conhecimento e capacidade produtiva, e cujos objetos e feituras apontam para ideias que podem vir a constituir soluções para nosso futuro coletivo, e que, não raro, tem sua base em conhecimentos do passado.
Fronteiras – Arte Contemporânea – objetos nos quais o funcionalismo estrito é rompido em favor da subjetividade, ocupando zona de fronteira entre design e arte.
CONTEXTO ESTADUAL
Em 2018 ocorreu o último movimento institucional no estado com uma exposição de produtos no BRDE, resultado do Prêmio D.Catarina. Antes disso, Santa Catarina sediou a 5ª Bienal Brasileira de Design.
Serviço
Exposição VERAS Design
Quando: 03 de abril a 03 de maio
Onde: Centro Cultural Veras – Rua Veras Linhares de Andrade, s/n, Córrego Grande, Florianópolis
Horário:
Terças e Quartas-feiras das 14h às 20h;
Quintas e Sextas-feiras, das 14h às 21h;
Sábado das 10 às 20h
Entrada gratuita