Centro Brasil Design promove evento para discutir o papel do design na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Impulsionado pela sua recente adesão ao Pacto Global, o Centro Brasil Design promove em Curitiba o evento “Design for a better world” e reúne pessoas e instituições ligadas ao design que adotam práticas de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O encontro tem a correalização da Universidade Livre do Meio Ambiente, será gratuito, aberto ao público por meio de inscrição prévia e acontecerá dia 8 de novembro, no auditório do Sebrae/PR.

A presença internacional de Srini Srinivasan, presidente eleito do World Design Organization (WDO – Organização Mundial de Design) trará o tema “design como ferramenta social” e mostrará como uma instituição internacional tem atuado em ações alinhadas com a iniciativa das Nações Unidas (ONU).

A programação também conta com participações de Adriana Kalinowski, (Sebrae Paraná), Maurício Noronha e Rodrigo Brenner (Furf Design Studio), Marcelo Ebert Ribeiro (YVY), Rodrigo Dângelo (DDID), Carlo Pereira (Rede Brasil Pacto Global), Waldick Jatobá (Instituto Campana), Roberto Marcelino (iCities) e Sergio Póvoa Pires (arquiteto, urbanista e designer).

“Somos a primeira instituição de design do Brasil a participar desta importante iniciativa da ONU. Queremos enriquecer as discussões sobre os desafios dos ODS pela ótica do design e da sustentabilidade, por isso o evento trará especialistas e articuladores de políticas públicas de inclusão para elevarmos o papel do design na busca de soluções”, diz Letícia Castro, diretora superintendente do CBD.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento do Centro Brasil Design com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com cerca de 770 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

O evento tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Eletrolux. Já os apoiadores são a Rede Brasil do Pacto Global, Sebrae/PR, o Instituto Campana, Instituto Bardi, Centro Europeu, Sérgio Pires, World Design Organization, MADE, Universidade Federal do Paraná (UFPR), iCities Grupo OM, Furf Design Studio, Copel e Instituto Jaime Lerner.

 

SERVIÇO

DESIGN FOR A BETTER WORLD
Dia 08/11/2018 – Das 8h30 às 11h30
Sebrae/PR – Rua Caeté, 150 – Prado Velho, Curitiba – PR
Inscrições pelo link https://www.cbd.org.br/designforabetterworld/

 

 

Tags do artigo
Mais de Jaqueline Tiepolo
Brasileiros participam de cerimônia de premiação do iF DESIGN AWARD 2017
Um grupo de brasileiros premiados na edição de 2017 do iF DESIGN...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *