ÖUS – Pulseira Gömo

O Desafio

A ÖUS é uma empresa brasileira com inspiração e influência na cultura de rua e do skate para a criação, o desenvolvimento e a fabricação de tênis e acessórios. Desde 25 de agosto de 2008 a empresa transforma ideias, sonhos, viagens e experiências em produtos inovadores, com novos materiais e acabamentos, lançando em média 1 novo modelo a cada 6 dias.

Em 2020, com a pandemia, a ÖUS focou seus esforços para o desenvolvimento de um projeto que contribuísse para auxiliar na prevenção do Covid19, utilizando os materiais, processos e a tecnologia de confecção de tênis. O Projeto denominado “Uma mão lava a outra”  contou com a parceria da Universidade Federal do Paraná – UFPR, responsável pela criação de grupos de pesquisa que juntamente com a ÖUS, definiram o público-alvo inicial, os alunos de 10 a 14 anos do ensino público do município de Brejo Santo, no Ceará, cidade na qual são fabricados todos os calçados da ÖUS e um dos primeiros Estados com alto índice de disseminação do vírus no país.

O projeto contou também com a participação da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal do Cariri, de professores de escolas públicas de Fortaleza e da Associação Ceará Design, contribuindo com informações e experiências locais, quebrando paradigmas e estereótipos regionais.

O principal desafio foi trabalhar em um projeto colaborativo, com o envolvimento de mais de 40 pessoas, totalmente online e digital, no desenvolvimento de soluções alinhadas aos processos, materiais e à tecnologia utilizados pela ÖUS, que fossem viáveis tecnicamente, alinhadas ao portfólio de produtos, pensando em projetos além de máscaras de proteção.

O Projeto

O Projeto Uma mão lava a outra foi liderado e coordenado pela UFPR, com a participação de quatro equipes para o desenvolvimento de ideias e soluções para auxiliar na prevenção da COVID19, orientados por professores da UFPR, com inputs regionais dos parceiros do Ceará e a participação da equipe da ÖUS.

O projeto colaborativo, entre a indústria e academia, teve encontros semanais, no qual as equipes receberam informações e conteúdos para o desenvolvimento de soluções. Ao final de um mês, os projetos foram apresentados para a ÖUS e o projeto escolhido foi a Pulseira Gömo, um dispenser de álcool em gel para facilitar e criar o hábito de higienizar as mãos de maneira prática e com eficiência, um produto portátil, de uso pessoal, modular e intercambiável.

A ÖUS trabalhou em parceria com a sua rede de fornecedores que agilizou o processo de fabricação e em três meses as pulseiras foram entregues aos alunos da cidade de Brejo Santo. A doação foi acompanhada por um treinamento de uso da pulseira para a prevenção da COVID19, assim como para o descarte correto da peça. O material escolhido para a confecção da pulseira foi o TPU com alta resistência, atóxico e 100% reciclável. Para garantir o impacto zero das pulseiras Gömo no meio ambiente a ÖUS contratou a empresa Ilog para a logística reversa, no qual os materiais utilizados na confecção das pulseiras e as embalagens serão 100% compensados. A ÖUS pagará o valor proporcional ao peso dos materiais utilizados, desta forma, a cooperativa de reciclagem poderá reciclar uma quantidade equivalente de materiais da mesma categoria.

Para despertar o sentimento de pertencimento do projeto para a cidade de Brejo Santo, a ÖUS criou uma ação para que os alunos escolhessem as cores das pulseiras em uma votação online, com a participação de aproximadamente 1.500 alunos.

Além de desenvolver um projeto colaborativo, a ÖUS proporcionou estágio para um dos alunos do projeto na empresa.

O Resultado

A pulseira Gömo é resultado de trabalho colaborativo entre diferentes atores para auxiliar na prevenção do COVID19. Muito além de um produto, é definida como um projeto comprometido em melhorar a vida das pessoas.

A ÖUS pode retribuir a dedicação das pessoas de Brejo Santo, responsáveis pela produção da ÖUS, doando o primeiro lote de 5.600 pulseiras Gömo para alunos de 10 a 14 anos do ensino público da cidade.

O slogan “Uma mão lava a outra”, significa que, a cada pulseira vendida, a ÖUS fará a doação de outra pulseira para alunos do Ceará e para outros projetos sociais. Em 2020 foram realizadas doações de mais de 600 pulseiras para dez ONGs que ensinam jovens a andar de skate em todo o Brasil; 760 para alunos da cidade de Penaforte e em breve também para alunos da cidade de Missão Velha, ambos no Ceará e próximos a Brejo Santo.

O Projeto Uma mão lava a outra – Pulseira Gömo tem a licença Creative Commons para fins não comerciais, é permitida a reprodução, o compartilhamento e a alteração do projeto.

A pulseira GÖMO está disponível no e-commerce da ÖUS e em 70 lojas que comercializam os produtos da empresa.

“A pulseira GÖMO não é um produto, é um projeto de criação colaborativa com multiplicidade de conhecimento, com a participação da academia, da comunidade local e dos fornecedores da empresa na criação de um projeto para melhorar a vida das pessoas, respeitando o conceito da ÖUS”, comentou Rafael Narciso, CEO da ÖUS.

“Todos fomos estudantes neste projeto, aprendemos pela ação e alcançamos impacto efetivo junto a totalidade do público-alvo escolhido. Importante destacar que o projeto foi desenvolvido em formato aberto (opensource), permitindo que crianças no Brasil e no mundo se beneficiem da solução desenvolvida. Nem mesmo a pandemia nos impede de fazer a diferença por meio do Design.” Professor Doutor Aguinaldo dos Santos, UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *